TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria de Jean Piaget

Resenha: Teoria de Jean Piaget. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Resenha  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  351 Visualizações

A teoria de Jean Piaget é uma importante referencia para entendermos o desenvolvimento e a aprendizagem humana.

Neste texto, pode-se conhecer um pouco as características dos estágios de desenvolvimento, propostos por Piaget, relacionados ao período escolar.

Além disso, o autor indica questões importantes para um possível aplicação da teoria piagetiana na pedagogia .

Segundo Piaget, a criança pré- escolar encontra-se em uma fase de transição fundamental entre a ação e a operação, ou seja, entre aquilo que separa a criança do adulto. Além disso é uma fase de preparação para o período seguinte ( operatório concreto ). Enquanto fase de transição, o que caracteriza o período pre escolar, trata se de um período com características bem demarcadas no processo de desenvolvimento e que Piaget chamou de pre operatório. Este período localiza se entre o sensório motor e o operatório concreto.

As considerações que fizemos a cima são de natureza piscologica, ou seja, descrevem o desenvolvimento da criança no período pre operatório. O professor precisa mais do que isso: quer saber o que fazer com estas informações, como derivar delas uma pratic pedagógica. Supomos que esta é um primeira decorrência a teoria de Piaget tem um valor de compreensão do processo de desenvolvimento da criança, ou seja, pode instrumentalizar o professor a fundamentar sua pratica e compreender a importância dela no cotidiano da sala de aula.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com