TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria e consumo de Maslow

Tese: Teoria e consumo de Maslow. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Tese  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

Teorias do Consumidor que Utilizam o Positivismo na Biologia, na Psicologia e na Economia.

Essas teorias explicam o comportamento do consumidor e define o ser humano como um "animal" adaptado ao meio.

A maior dificuldade da Biologia é explicar a origem da vida e o porquê morremos.

Para Freud a vida do ser humano é ligado ao prazer, e a morte é uma tendência do organismo.

Não há como explicar o consumo de alguns produtos nocivos se não considerar e entender a morte.

Segundo Freud o instinto da morte não é voltado diretamente às pessoas, mas sim pelas suas escolhas: Tais como usar drogas, praticar esportes perigosos, agressividade e ate mesmo o ciúme exagerado.

É partir dessas escolhas as praticas de compras por compulsão é considerada um problema psiquiátrico.

O que leva as compras por compulsão também é a adaptação ao meio, tanto como profissional quanto pessoal (um equipamento mais potente ou um acessório mais "visado").

Uma pessoa que esta com algum tipo de problema pode se satisfazer apenas com um ato de compra. Com esse ato exagerado não pensam no seu modo econômico e acabam gastando mais do que devia para ter apenas uma razão e satisfação.

A Teoria de Maslow e o Consumo

Maslow criou a teoria das necessidades básicas (1954), mas ela tem sido discutida até hoje como um pilar explicativo do consumo. Maslow não se interessava em comportamento do consumo como Freud, mas sim em criar uma teoria geral sobre a motivação. Sua principal ideia era de que as pessoas criam cinco planos básicos na vida, sendo eles:

• Necessidades fisiológicas – Fome, sede e sono.

• Segurança física – Ter casa e roupa, de preferência em um bairro seguro e roupas de marcas. Produtos que têm a segurança psíquica como benefício, como o seguro de vida ou a poupança, podem ser apresentados como benefícios de segurança física.

• Afeto – Ser amado, reconhecido como importante para outras pessoas, também se incluem as necessidades eróticas e sexuais e as de pertencer a grupos de amigos, família, colegas de trabalho e etc.

• Relacionamento (Status) - Reconhecimento por outros e até com o próprio reconhecimento de valor. A pessoa se esforçará para ser vista como responsável, inteligente, capaz, forte, enfim, ser valorizada pelo grupo que está incluso. Já quando se fala em “Status”, pode-se dizer que as pessoas buscam ter os melhores carros, celulares modernos, joias, frequentar bons lugares e muitas outras coisas para mostrar o seu status e a sua classe social.

• Autorrealização – Esse é o nível mais elevado que as pessoas procuram estar bem e satisfeitas com elas mesmas, desenvolver seus potenciais e seu autoconhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com