TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria geral da gestão

Relatório de pesquisa: Teoria geral da gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

2° capitulo do livro Teoria geral da administração (Autor Maximiano)

1 Revolução urbana

Em meados do ano de 4000 a.C., surgia a revolução urbana, com o surgimento de cidades e estados, colaboração e coordenação entre eles, dirigentes profissionais, funcionários públicos, contabilidade, legislação, planejamento, projetos e exércitos profissionais especializados.

Em 3000 a.C., no Iraque, desenvolveram a civilização suméria, com a abundância de água na região se formou a “sociedade de irrigação, tinham como responsáveis dos centros de administração os reis-sacerdotes e trabalhavam funcionários onde registravam em placas de argila o recebimento, armazenagem e desembolso de produtos. Estes registros podem ser visto ate hoje nos museus das universidade. Assim criaram a administração pública.

No Egito as pirâmides são exemplo administração de mão de obra, utilizado mais de 100.000 pessoas, no uso de arquitetos e logística. No Novo Império foi criado um exercito com soldados assalariados que podiam ficar nos forte por um ano, tudo isso porque tinham um bom planejamento.

Usavam a mesma pratica das placas de argila na Babilônia, onde foi constatado que a responsabilidade não se delega encontrado no Código do rei incluem também “olho por olho” e “o consumidor que se cuide”, com 282 regras e o conjunto de leis mais famoso da história do mundo. No século XIV a.C., na Mesopotâmia foi constatado o que o exército assírio foi exemplo para muitos exércitos posteriores com as sua logística: depósitos de suprimentos, colunas de transporte, companhias para a construção de pontes. Construíram navios séculos depois, capazes de percorrer distancias de até 500 quilômetros. Os babilônios usavam cores para controlar a produção e o estoque, também foram pioneiros nos incentivos salariais.

A arte da guerra escrito na China usava a teoria de evitar a batalha, intimidar psicologicamente o inimigo e usar o tempo, em vez da força, para desgasta e atacar o inimigo quando estiver desprevenido. Conhecimento usado ate hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com