TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria geral do estado

Seminário: Teoria geral do estado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Seminário  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 02: Teoria Geral do Estado

Esta atividade é importante para você compreender e decidir qual o melhor regime de governo em nosso país.

Atividade auto-desenvolvimento (AULA 2)

O sistema presidencialismo de acordo com a Teoria Geral do Estado. O sistema presidencialismo foi inspirado na Monarquia Absolutista, onde o rei detinha plenos poderes de mandado, e realmente acontece o que é uma “ditadura” com tempo determinado, submetendo o legislativo aos mandos do poder executivo. Pode não parecer, por que temos a impressão que os parlamentares fazem o que querem e não trabalham, mas a questão é que eles deveriam editar e propor as leis, mas se você perceber bem, que normalmente faz isso é o Executivo, então se os impostos estão altos e os salários estão baixos, é tudo proposto pelo executivo, que deveria administrar a máquina pública e não ficar editando leis.

O sistema parlamentarista ao contrário torna o Executivo e o Legislativo muito dependentes um do outro, o que faz com que os dois precisem sempre andar juntos para que o governo seja governável, pois existe sempre uma dependência grande do primeiro ministro com a maioria do congresso. Sendo que o congresso depende da opinião popular para permanecer, tornando tudo mais flexível e fazendo com que os políticos andem na linha.

Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justificam a escolha?

Por isso se diz que o parlamentarismo aproxima o povo do governo, por que o povo exerce muito mais influencia, pois a qualquer momento o congresso pode ser dissolvido. A intelectualidade no Brasil é unânime em dizer que o parlamentarismo é a melhor forma de governo até pro que tivemos um modelo muito parecido que foi o governo D. Pedro II, que governou o pais por 50 anos, e o pais teve tranqüilidade política e funcionava, o monarca era adorado pelo povo.

Bibliografia:

Auto-avaliação do texto extraído do endereço: WWW.citadini.com.br – acessado em 09/04/2013.

INTERNET

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com