TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorização Do Serviço Social

Artigo: Teorização Do Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Neste Trabalho abordaremos o conceito de Reconceituação, os documentos de Araxá e Teresópolis, o Positivismo, a Fenomenologia, e a Dialética no Serviço Social que se faz necessário buscar na nossa história tais conceitos que desde os primórdios deixaram marcas profundas no que diz respeito ao Serviço Social. Nesse contexto ainda somos visto como advento do “Estado Paternalista” no Brasil, levando-nos a formação de uma imagem de assistencialistas, devido às condições sociais, históricas e políticas.

Etapa 3- texto 1

As correntes positivistas e fenomenológicas no Serviço Social

Para entendermos positivismo teremos que voltar ao passado – século XVIII, quando um grupo de pensadores começou a se mobilizar em torno da defesa de ideias que pautavam a renovação de práticas e instituições vigentes em toda a Europa, levantando questões filosóficas que pensavam na condição e a felicidade do homem.

Preocupavam-se em denunciar injustiça, a dominação religiosa, o estado absolutista e os privilégios enquanto vícios de uma sociedade que cada vez mais afastava os homens do seu “direito natural” à felicidade.

Os positivistas defendiam igualdade jurídica, tolerância religiosa ou filosófica, liberdade pessoal e social, propriedade privada e com a Revolução Industrial veio o sucesso da ciência. Em campos com a química, a física e a matemática, inspirando filósofos de todos os pontos, disseminando a crença de que a razão, a ciência e a tecnologia podiam impulsionar uma marcha contínua em direção à verdade e ao progresso humano, que paralelamente desenvolveu-se um pensamento que culminaria no movimento cultural do século XVIII denominado positivismo.

Este movimento não foi coeso e nem uniforme porque muitos defendiam a aristocracia, buscando pelo convencimento racional das pessoas, porém houve um esforço por generalizar e aplicar as doutrinas críticas e analíticas aos diversos campos da atividade humana, bem como os ideais de conhecimentos forjados no racionalismo (séc. VXII).

Sendo que para muitos o homem adquiria conhecimento através do empirismo, outros defendiam a liberdade do pensamento e não poupava crítica à intolerância religiosa.

Outros defendiam a ideia de um estado democrático que garantisse a igualdade para todos, outros defendiam a divisão do poder político em Legislativo, Executivo e Judiciário, outros organizaram uma enciclopédia que reuniam conhecimentos e pensamentos filosóficos da época, defendendo a ética e o pensamento lógico, refutando o princípio da casualidade e defendendo o livre arbítrio e o ceticismo radical.

Outros defendiam a o liberalismo econômico, o Immanuel Kant que desenvolveu seus pensamentos nas áreas de epistemologia, ética e metafísica, sendo Benjamin Constant o defensor da ideia de liberdade individual, homem de grande moralidade pessoal e pública.

Percebemos que no Brasil muitas dessas ideias vêm de Augusto Comte, principalmente por sua dedicação social, sua abnegação, inteligência privilegiada, cultura e benefício da humanidade criando duas palavras: Sociologia e Altruísmo.

Augusto foi importante para o Serviço Social com suas ideias onde dizia que a liderança provém da capacidade de iniciativa que exige coragem, também defendeu a ideia que a civilização fosse homogênea por toda a terra.

O positivismo veio da França e se espalhou por vários países principalmente o Brasil com sua forma mais ortodoxa com o fundador da Sociologia Augusto Comte, que tem relação direta com o Serviço Social, com uma doutrina que apresenta um plano de organização social.

Em suas observações, Augusto analisou se os fenômenos sociais eram subordinados as leis naturais imutáveis, analogamente ao que aconteciam com os fenômenos biológicos, químicos, físicos, além de outras ciências como a matemática.

Em suas meditações de 80 horas Augusto Comte descobre a Lei dos três estados, a Lei da Evolução Humana (Fenômenos sociais) e fenômenos morais chamados psicológicos que são sujeitos às leis naturais. Também previu o futuro da sociedade, até hoje suas ideias estão se divulgando no Brasil através da fundação da Igreja Positivista do Brasil.

Augusto teve muitos alunos brasileiros, o primeiro a se manifestar foi o Dr. Moniz de Aragão da Bahia em uma Aritmética. O positivismo teve maior adesão no Brasil através de estudantes de matemática das escolas militares, da Naval, do Exército e da Politécnica. Benjamim Constant foi um dos que mais estudaram e personificou o movimento do Positivismo. O professor Oliveira Guimarães fundou o Centro Positivista no qual Benjamim fazia parte.

Os movimentos abolicionista e republicano tiveram a participação do positivismo dando-lhes projeção social e política, além de trazer novos argumentos. O Brasil, que foi a única monarquia comprometida com a evolução social, por defender a escravidão conservando ate o fim e pela guerra do Paraguai que também ensanguentou o Brasil, prejudicou a nossa economia, massacrando o Paraguai que era a nação mais bem organizada da América Latina. Dessa forma, houve um retrocesso de 300 anos, nunca visto na história da humanidade.

Getúlio Vargas se formou na escola positivista como político. O positivismo influenciou na legislação trabalhista, na igreja católica, alertando-a para o problema social. Também influenciou na incorporação do proletariado à sociedade moderna vivendo à margem da civilização que deve gozar de todos os benefícios necessários a uma vida tranquila e feliz.

Segundo Augusto Comte a igreja deveria refazer os seus conceitos, por isso ele propôs uma aliança religiosa com os jesuítas para defender os princípios moraes que tanto o catolicismo como o positivismo prezavam.

Hoje, abalados pelos desajustes modernos e em consequência do enfraquecimento desses princípios religiosos, estamos perdendo o sentido dos princípios morais no qual a reforma introduzida por João XXIII foi uma aproximação do catolicismo com o positivismo, pois todas as religiões tem o mesmo fim que é estabelecer a unidade social.

Toda religião procura o predomínio do amor para estabelecer a unidade individual e depois religar o indivíduo aos outros indivíduos e fazer uma congregação, uma confraternização das pessoas, uma crença num destino comum.

O positivismo trata de socializar o capitalista que é de formação social só tendo significação social e deve ter essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com