TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceirização, Benchmarking e Open Book Management

Seminário: Terceirização, Benchmarking e Open Book Management. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Seminário  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 4

Aula-tema 03–Tecnologias:Terceirização, Benchmarking e Open Book Management

Nome: Claudia Pedrosa dos Santos

RA: 6619357084

Guarulhos,13 de outubro de 2013

A Terceirização:

Terceirizar é preciso. Um país como o Brasil, componente do mundo globalizado e aspirante a perdedor do codnome “subdesenvolvido” deve sempre buscar aperfeiçoar o que lhe for possível. A terceirização permite que as empresas sigam uma linha de produção que vise uma atividade principal. Essas empresas terceirizam para outras a produção de atividades acessórias, necessárias à conclusão da principal. Com isso observa-se o desenvolvimento econômico, especialização dos serviços, maior competitividade, busca de qualidade, controles adequados, aprimoramento do sistema de custeio, esforço de treinamento, desenvolvimento profissional, menor desperdício, valorização dos talentos humanos, agilidades das decisões, menor custo, maior lucratividade e crescimento. Enfim, um alcance de aperfeiçoamento.

Embora o uso da terceirização tenha como objetivo focar a empresa na sua atividade-fim, na verdade o mercado em geral busca a redução de custos.

Quando as empresas precisam de especialização ou habilidades que elas não possuem dentro de suas organizações, elas geralmente recorrem à terceirização para resolver seus problemas.

A terceirização significa justamente o que a palavra diz: "sair" para descobrir a "fonte" do que se precisa. Atualmente, muitas empresas terceirizam o que precisam para atender seus consumidores internos e externos.

Vantagens da terceirização para as Empresas:

Práticas que tentam otimizar o processo produtivo, acelerando a produção, eliminando estoques e reduzindo custos As empresas buscam melhorar a qualidade de seus serviços e produtos concentrando-se em suas atividades-fim, com o objetivo de ganhar maior competitividade nos respectivos setores econômicos.

Delegação a outras empresas especializada da execução de serviços da atividade-meio, denominada terceirização licita, exemplos: a limpeza, a vigilância, a manutenção de maquinário etc...

Concentração das atividades secundárias da empresa.

A diminuição com mão-de-obra, uma vez que os empregados da empresa contratada não integram a mesma categoria profissional dos empregados da contratante.

Visão de acabar com desvantagens de suas responsabilidades perante os direitos trabalhistas dos trabalhadores.

Desvantagens da terceirização :

Dissocia-se a relação econômica de trabalho da relação juslaboralista que lhe seria correspondente.As jornadas mais extensas e as condições de saúde e segurança mais precárias, as empresas menores, por serem menos visíveis, fazem o serviço sujo para as grandes, sonegando direitos e propondo contratos mais baratos (e por isso mais atraentes), essa realidade é ainda mais visível quando a grande empresa expulsa trabalhadores e os reaproveitar através das pequenas, em condições mais precárias

A terceirização afeta os terceirizados, que em geral trabalham em condições mais precárias; os permanentes, cujos salários, por isso mesmo, tendem a se aviltar; e às vezes a própria empresa tomadora, que além de lidar com o embate histórico entre capital e trabalho, vê-se a braços com um conflito inédito entre trabalho e trabalho

Fabricantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com