TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceirização No Setor De Serviços Especializados E De Utilização Eventual Na área De TI

Casos: Terceirização No Setor De Serviços Especializados E De Utilização Eventual Na área De TI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2015  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 5

Matriz de atividade em equipe – tarefa individual*

Módulo: 2 Atividade: Individual 3 – Análise de TI

Título: Terceirização no setor de serviços especializados e de utilização eventual na área de TI

Aluno: Michelli Lamberto de Assis Souza

Disciplina: Gestão da Tecnologia da Informação Turma: GTIEAD_T0116_0914

Introdução

A terceirização ou outsourcing consiste na empresa transferir atividades ou serviços realizados internamente com recursos próprios, para um prestador de serviços. Há tempos esse mercado vem expandindo fazendo com que as empresas utilizem esse artifício em serviços e atividades que não são seu foco e concentrem seus esforços no negócio principal.

A terceirização no setor de Tecnologia da Informação (TI) ganhou espaço e importância e pode ser parcial ou total. Prado e Takaoka apud Applegate, McFarland e McKenney (1996), afirmam que as organizações em uma expectativa alta em relação à terceirização, proporcionada por propagandas positivas nos meios de comunicação especializados e pelos fornecedores desse serviço. O grande volume de dados, informações e a necessidade de inovação, fazem com que aumente cada vez mais as terceirizações com o objetivo de reduzir custos, aumentar a produtividade.

Vantagens

Uma boa gestão de TI pode desenvolver e levar a empresa a ter vantagens competitivas, pois além de proporcionarem automatização de processos, aumentar o desempenho das equipes, também permite uma redução de custos e otimização de recursos, uma vez que nem sempre a empresa tem condições ou necessita de um departamento de TI robusto. A terceirização de serviços de TI vem para suprir as necessidades das empresas por esse serviço, com vantagens tais como:

- Redução de custos, transformação de custos fixos em variáveis, pagamento exclusivo da demanda necessária: o custo de manter uma equipe e áreas próprias envolve folha de pagamento, encargos trabalhistas, contratações de especialistas, com salários adequados. A terceirização permite que o investimento seja específico e sob demanda.

-Gestão dos serviços: as empresas prestadoras de serviços podem e devem oferecer relatórios e informações dos serviços executados, do desempenho e estados dos equipamentos (software, hardware, redes, telefonia, dados processados, entre outros) que permite ao gestor da demanda acompanhar e gerenciar os serviços.

-Profissionais especializados: geralmente as empresas prestadoras de serviços, contam com profissionais especializados em desenvolver e prover as soluções necessárias, pois geralmente são profissionais que prestam serviços para diversas empresas, com tecnologias, marcas, sistemas diferentes.

-Garantia de qualidade: o investimento em serviços terceirizados de TI permite que o contratante usufrua de garantias pelo serviços ou produto entregues. Geralmente as contratadas, além de implantar, acompanham o desenvolvimento e oferecem suporte por período determinado ou indeterminado, de acordo com a necessidade da empresa contratante.

-Foco no negócio principal e estratégias: a empresa contratante pode focar no seu negócio, investindo no desenvolvimento e contratação de funcionários que contribuirão com suas estratégias principais. Segundo Vieira et. al (apud Bernstorff & Cunha, 1999), terceirizando serviços a empresa se torna mais enxuta, competitiva e flexível, pois ela focará em sua atividade central ou core competence (processos vitais do negócio) que nunca devem ser terceirizados.

Além das vantagens mencionadas, o retorno do investimento é mais visível, visto que os prestadores de serviço geralmente são capazes de avaliar constantemente o desempenho e consumo dos equipamentos, podendo apresentar sugestões de melhorias que auxiliam a empresa contratante a economizar e aumentar a produtividade, resultando em retorno para a empresa.

Desvantagens

Sob a ótica de Vieira et. al. (apud Bernstorff & Cunha, 1999), as principais desvantagens ao se optar pela terceirização são:

-Falta de capacitação/qualificação do terceiro: ao terceirizar o serviço, a empresa não terá certeza da qualificação dessa mão de obra, visto que essa responsabilidade é da empresa contratada.

-Dificuldade com interfaces, pessoal interno que não sabe lidar com terceiros, resistência interna do pessoal técnico, resistência interna dos usuários, cultura do terceiro não se adapta ao padrão da empresa e perda de controle sobre a qualidade: a empresa prestadora de serviço tem uma dependência da empresa contratante para obter informações, testar o desenvolvimento, entre outros e isso pode ser comprometido, se não houver uma integração entre as equipes dessas empresas.

-Perda do controle sobre os custos e prazos: a falta de integração entre as equipes e dificuldade de entrega do serviço contratado, pode levar ao atraso e comprometimento do prazo, consequentemente a um custo maior.

-Falta de idoneidade do terceiro e metas mal planejadas: é importante ter referências da prestadora de serviços, para que se tenha uma garantia mínima da entrega do serviço contratado.

É importante que a empresa contratante faça um planejamento adequado do que se pretende terceirizar e preparar sua equipe para receber a empresa prestadora de serviços objetivando a entrega do serviço adequado às suas necessidades.

Potenciais problemas

Na contratação de serviços terceirizados de TI, é necessário considerar os riscos existentes, tais como: contratação incompleta, dificuldades na realização de acordos para a adaptação rápida às mudanças tanto do negócio como da tecnologia, limitação de desenvolvimento de novas tecnologias, vazamento de informações para concorrentes, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com