TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento do setor gera oportunidades para engenheiros civis especializados

Por:   •  12/3/2016  •  Resenha  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Aquecimento do setor gera oportunidades para engenheiros civis especializados

Na reportagem divulgada pelo site Téchne, em 2008, escrita por Renato Faria[1], cuja o tema é Aquecimento do setor gera oportunidades para engenheiros civis especializados, retrata a carência de engenheiros civis especialistas em diversas áreas. Para o autor,” mais do que engenheiros "genéricos", as empresas precisam de especialistas – em gestão, produção, orçamento, coordenação de obras, entre outros. E, com falta de "material humano" de qualidade no mercado, as empresas estão apostando cada vez mais na formação de seus próprios quadros internos”. Dentro desta perspectiva é visível a necessidade de especialização nestas áreas, Pois, parte dos profissionais estão ligados às áreas de execução de obras, deixam de lado o principal setor da construção civil, o planejamento.

O autor afirma que “depois de anos seguidos vendo os engenheiros civis formados migrando para outras áreas de atuação, as empresas do ramo da Construção vêm enfrentando dificuldades para encontrar profissionais qualificados para os cargos de maior responsabilidade.”, a maioria dos profissionais não querem enfrentar o setor de gerencia, cuja o cargo exige não apenas cálculos, mas lidar com diversas áreas, para se destacar na profissão é necessário verificar o ponto fraco e se fortalecer.

Nas falas dos responsáveis, diretores de grandes empresas eles procuram profissionais que possam reduzir o valor da obra, que busca alternativas para melhoria sem muito custo, terem visão estratégica, que saiba coordenar, gerir, planejar, com habilidades comerciais.

O maior segredo é fazer a escolha certa, dentre elas existem diversas especialização, portanto é necessário conhece-las acompanhar a necessidade do mercado e acima de tudo gostar do que faz, ainda no texto há indicações de possíveis especializações, entre elas, gestão de negócios, planejamento e gerenciamento de recursos hídricos, gerenciamento de obras, gestão de projetos e diversos outros.

Outro ponto a ser ressaltado é que o texto referente foi publicado no ano de 2008 cuja o mercado estava em alta e existia-se várias áreas a serem explorada, hoje com a crise atual é importante verificar a real necessidade, e a falta de engenheiros capacitados no país para ocupar as vagas não deixa o mercado tão competitivo, deixando ainda mesmo com a crise a oportunidade de crescimento. 


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com