TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terrorismo

Projeto de pesquisa: Terrorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.665 Palavras (15 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

O terrorismo é uma das possibilidades de ocorrência de um grande desastre. Os órgãos de segurança necessitam estar preparados a uma resposta rápida para tais situações emergenciais.

As equipes devem ter capacidade para atender situações que combinem elementos perigosos e para isso necessitam de estrutura, efetivo qualificado, equipamentos e um arcabouço de informações que darão suporte às operações de contramedidas e exames laboratoriais, que trarão a situação de risco para um patamar de segurança e viabilizarão as investigações para identificação das autorias dos atos criminosos.

A capacidade de resposta de um país pode, por si só, desestimular tentativas de atentados terroristas, além de gerar uma sensação de segurança à população, diminuindo assim o maior efeito do terrorismo: o medo.

Sobre a capacidade de resposta para ameaças de agentes químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e explosivos (QBRNE) no Brasil, foi motivado pela percepção de um descompasso entre o corpo técnico, dos órgãos envolvidos no aparato de resposta e os dirigentes políticos que determinam as prioridades institucionais. Apesar de reiterados estudos, informações de inteligência, aumento das ocorrências e riscos envolvidos no país enquanto palco de grandes eventos esportivos e políticos, os quais geram uma preocupação extrema das equipes operacionais, devido à possibilidade de um ataque terrorista e somada a demanda dos criminosos nacionais, não há uma coordenação das ações por parte dos dirigentes quanto à estruturação dos serviços de resposta.  

Conceito de Catástrofe

A catástrofe é o resultado de uma vasta destruição ecológica que acontece na relação entre os seres humanos e seu meio ambiente; trata-se de um acontecimento grave e inesperado, numa escala em que a comunidade atingida necessita de esforços extraordinários para lidar com o fato, geralmente na forma de ajuda internacional.

Enfermagem do desastre: acidentes em massa, terrorismo e catástrofes naturais

Acidentes em massa podem ter variadas causas, por fenômenos naturais como, inundações, tornados, terremotos, avalanches, erupções vulcânicas, entre outros; por ação humana em forças naturais ou materiais como, acidentes rodoviários, ferroviários, aeroviários e marítimos, por radiação nuclear, desabamentos, incêndios e explosões, eletrocussão, entre demais exemplos; e outras origens como, causas combinadas e pânico generalizado com pisoteamento.

A preocupação com tais situações torna-se emergente, mediante os fatos ocorridos recentemente e os grandes eventos que estão programados para os próximos meses no Brasil.

Os profissionais e instituições de saúde brasileira estão prontos para agir com eficácia e rapidez em casos com estas naturezas e magnitudes?

O papel dos Enfermeiros é indispensável e crucial nestes casos, considerando as especificidades que competem a sua profissão. Nestas situações de desastre, com envolvimento de muitas vítimas, um plano de emergência diferenciada precisa ser implementado.

O ideal é que as instituições de saúde construam e treinem seus funcionários, para que nestes casos cada profissional saiba como atuar e gerenciar.

Em situações de desastre com múltiplas vítimas, o cliente com alta prioridade no atendimento é diferente do cliente prioritário de situações emergenciais. Em acidentes catastróficos os insumos e recursos podem ter disponibilidade limitada, fazendo com que a triagem e classificação das prioridades mudem. As decisões baseiam-se na probabilidade da sobrevida e no consumo dos recursos disponíveis. O princípio fundamental que direciona o uso dos recursos é o bem máximo para o máximo de pessoas.

A triagem deve ser rapidamente realizada na cena do desastre, sendo imediatamente identificadas as vítimas prioritárias e iniciadas as intervenções necessárias, com posterior encaminhamento para as unidades de emergência.

Nos Estados Unidos é utilizado um sistema de triagem com cores para classificação da prioridade de atendimento das pessoas acidentadas. Conforme a classificação, as pessoas recebem uma pulseira colorida que identifica seu nível de atenção e facilita a implementação das medidas de preservação da vida.

Categorias de Triagem:

Imediata: Lesões que impõem risco à vida, porém são compatíveis com a sobrevivência, com intervenção mínima. Os indivíduos neste grupo podem evoluir rapidamente para o nível expectante, caso o tratamento seja retardado.

Prioridade 1 – Cor Vermelha

Ferida torácica aspirante, obstrução de via aérea, choque, asfixia, hemotórax, pneumotórax hipertensivo, amputações incompletas, fraturas abertas dos ossos longos e queimaduras de 2º/3º grau de 15-40% da área de superfície corporal total.

Tardia – lesões significativas que exigem cuidados médicos, porém podem aguardar horas sem ameaçar a vida ou o membro. Os indivíduos neste grupo recebem tratamento apenas depois que os casos imediatos são tratados.

Prioridade 2 – Cor Amarela

Feridas abdominais estáveis sem evidência de hemorragia significativa, lesões dos tecidos moles, feridas maxilo-faciais sem comprometimento da via aérea, lesões vasculares com circulação colateral eficiente, ruptura do trato geniturinário, fraturas que precisam de redução aberta, desbridamento e fixação externa, maioria das lesões oculares e do SNC.

Mínima – lesões menores em que o tratamento pode ser retardado por horas a dias. Os indivíduos neste grupo devem ser transferidos da área de triagem principal.

Prioridade 3 – Cor Verde

Fraturas de membro superior, queimaduras menores, entorses, pequenas lacerações sem sangramento significativo, distúrbios comportamentais ou psicológicos.

Expectante – lesões extensas com chances de sobrevida improváveis, mesmo com o cuidado definitivo. Os indivíduos neste grupo devem ser separados dos outros casos, mas não abandonados. As medidas de conforto devem ser fornecidas quando possível.

Prioridade 4 – Cor Preta.

Pacientes irresponsivos com lesões cranianas penetrantes ou raquimedulares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com