TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terrorismo

Trabalho Escolar: Terrorismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  5.083 Palavras (21 Páginas)  •  1.698 Visualizações

Página 1 de 21

O Terrorismo

Ano: 2011

Índice

Introdução 4

Origem/surgimento do terrorismo 5

O que é o Terrorismo 7

Causas do terrorismo 9

Consequências do terrorismo 11

Tipos de Terrorismo 13

Organizações/grupos terroristas 15

Cinco atentados terroristas 17

Conclusão 20

Bibliografia 21

Introdução

Neste trabalho o meu objectivo é discutir um pouco sobre este tema, algo polémico, que é o terrorismo, para isso irei referir a sua origem, irei explicitar o que é e irei também mencionar algumas das suas causas e consequências.

Como se pode constatar os diferentes actos terroristas podem ser inseridos em vários tipos, os quais eu irei explicar bem como irei descrever algumas organizações terroristas que existem hoje em dia ou que existiram no passado e agora estão inactivas.

Farei também referência a cinco atentados terroristas, uns mais recentes outros menos.

No final de alguns dos tópicos abordados surgirá a reflexão onde irão ser tratados diferentes assuntos que estarão relacionados com o tópico associado.

Origem/surgimento do terrorismo

Desde a época dos antigos gregos que se tem registado a existência do terrorismo. No entanto, o termo terrorismo surge pela primeira em 1798, no Suplemento do Dicionário da Academia Francesa, referindo-se ao regime de terror em que França viveu entre Setembro de 1793 e Julho de 1794.

É também possível denominar-se por terrorismo a época anarquista que predominou na Europa em fins do século XIX, segundo alguns historiadores.

Antes do século XIX, os terroristas não prejudicavam inocentes não envolvidos no conflito. O que foi constatado, por exemplo, na Rússia em que foram cancelados vários atentados para evitar prejudicar mulheres, crianças, idosos ou outros inocentes quando tentavam depor o Czar Alexandre II.

Infelizmente, os actos terroristas tornaram-se mais violentos levando ao ferimento de inocentes. Os primeiros actos terroristas com as mesmas características que os actuais surgiram em 1912, quando um grupo de macedónios colocou bombas em comboios internacionais.

Após estas acções de terroristas macedónios e após a Primeira Guerra Mundial algumas nações começaram a ajudar grupos revolucionários de outros países. Um exemplo será o apoio dado, naquela altura, a revolucionários croatas pela Itália e pela Hungria.

Em 1920 surge outra definição para terror, segundo Leon Trotski terror era a “continuação natural da insurreição armada”, Leon Trotski considera também intimidação como o “mais poderoso meio de acção política”.

Após a Segunda Guerra Mundial, especificamente a partir dos anos 60, o financiamento estrangeiro ao terrorismo tornou-se comum, quase lei. Ainda nos anos 60 a União Soviética, a Argélia e a Líbia, entre outros, estimularam o terrorismo no Mundo.

Na década de 70 deu-se o despontar das grandes organizações terroristas de carácter político, os atentados característicos destes grupos eram os sequestros e grandes atentados à bomba.

Nas décadas de 80 e 90 o terrorismo difundiu-se em infindas organizações dispersas pelo mundo, sendo o objectivo final destas organizações a destruição.

O Médio Oriente foi um exemplo deste aumento do terrorismo. Nas décadas de 50 e 60 os actos terroristas eram casuais, mas a partir da década de 80 o terrorismo aumentou.

Na década de 90 os atentados mais comuns eram os chamados carros-bomba e os terroristas suicidas, que procuravam causar o maior número possível de mortes e destruição.

Nesta década a Europa foi o principal alvo dos atentados de terrorismo mundial, em 1996 houve 121 atentados terroristas no continente europeu.

Foi também nesta década que o terrorismo político foi excedido pelo terrorismo religioso.

Em 2001, devido ao atentado de 11 de Setembro, nos Estados Unidos, ocorreu uma grande transformação no tratamento internacional do terrorismo levando o Conselho de Segurança a admitir a aplicação de medidas de força individual ou colectiva, em nome da legítima defesa, contra os responsáveis pelos atentados.

Também em 2001 foi criado o Comité Antiterrorista (CAT), fazendo com que os Estados sejam incentivados a prestar declarações sobre medidas antiterroristas.

A Julho de 2004, o Paraguai foi objecto de acautelas no CAT sendo acusado de não cooperar.

Actualmente o terrorismo, como forma extrema de protesto, tem aumentado devido ao impacto psicológico que tem no público, graças ao elevado número de meios de comunicação que fornece uma grande quantidade de informação actual sobre atentados terroristas.

Reflexão

Como é verificado, hoje em dia é possível estabelecer o contacto entre quase todos os países do mundo devido ao elevado número de meios de comunicação. Este aumento dos meios de comunicação levou também ao aumento do terrorismo.

No entanto, o aumento dos meios de comunicação e a possibilidade de estabelecer contacto com outros países do mundo pode ser bastante útil na luta contra o terrorismo.

O debate político que será estabelecido pode ser a solução para o fim do terrorismo. Ao ser estabelecido um debate político sobre alternativas na luta contra o terrorismo ou soluções pacíficas que levem ao término do terrorismo irá existir uma quantidade considerável de variadíssimas sugestões.

Desta forma irão ser discutidas soluções podendo ser eleitas várias que serão, por fim, aplicadas a quase todos os países do mundo.

Este debate político pode ainda tomar outra vertente, este debate, se for transmitido pelos meios de comunicação, poderá levar à sensibilização dos diferentes países que possuem organizações terroristas fazendo com que estas declarem paz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com