TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Testes mecânicos Testes de impacto

Tese: Testes mecânicos Testes de impacto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Tese  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

Departamento de Mecânica e Materiais – DMM

Curso de Engenharia Mecânica Industrial Ensaios Mecânicos

“Relatório de Ensaio de Impacto”

São Luís - MA 17 de janeiro de 2012

Campus Monte Castelo

Departamento de Mecânica e Materiais – DMM

Curso de Engenharia Mecânica Industrial Ensaios Mecânicos

“Relatório de Ensaio de Impacto”

Relatório ao experimento técnico realizado em laboratório referente à disciplina Ensaios Mecânicos dos Materiais do Curso de Engenharia Mecânica lecionada pelo Professor Ricardo Neves Bedoya.

São Luís - MA 17 de janeiro de 2012

1. Introdução pág. 2

2. Revisão de Literatura pág. 3

3. Materiais e Métodos pág. 9

4. Resultados e Discursões pág. 12

5. Conclusão pág. 18

6. Referencias Bibliográficas pág. 19

7 Anexos pág. 20

Sumário Ensaios Mecânicos Relatório de Ensaios de Impacto 1

1. Introdução

Os ensaios de impacto são feitos para medir a segurança, qualidade e confiabilidade dos mais diversos materiais como, por exemplo, automobilismo, aeronaves assim como em peças específicas utilizadas na indústria, além de ser empregado também no estudo da fratura frágil dos metais, que é caracterizada pela propriedade de um metal atingir a ruptura sem sofrer deformação apreciável. Devido sua simplicidade e sua rapidez, além de ser um ensaio dinâmico que consiste na aplicação de uma carga instantânea sobre um corpo de prova, ele é muito usado.

Os corpos de prova são padronizados e possuem um entalhe onde ocorre à fratura, são retirados da própria peça, pois assim fornecem as propriedades do material do qual a peça é feita. Os materiais podem ser classificados basicamente como frágeis, que apresentam pequena deformação, absorvendo pouca energia antes da ruptura ou dúcteis, que apresentam grande deformação, absorvendo muita energia antes da ruptura. Em outras palavras, no ensaio, quanto menor a energia absorvida, mais frágil será o comportamento do material, e vice versa. Sob impacto, trincas iniciadas em regiões de solda podiam propagar-se pelas chapas, que não apresentavam perda de tenacidade ou ductilidade em ensaios de tração.

Este experimento proporciona a determinação da velocidade e da energia de impacto de um corpo de prova com entalhe em U, obtendo a resistência ao impacto do mesmo, além da analise do tipo de fratura sofrida pela peça. Foram desenvolvidos então ensaios específicos para impactos (entre eles o Impacto Charpy), considerando que a resistência a eles é grandemente afetada pela existência de trincas ou entalhes e pela velocidade de aplicação da carga, condições que não podem ser facilmente implementadas em um ensaio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com