TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Patio Do Colégio

Pesquisas Acadêmicas: Texto Patio Do Colégio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Visita ao Pátio do colégio

O Colégio foi fundado em 1554,ele foi fundado com a intenção de evangelizar os índios que já habitavam na região ,o primeiro colégio era construído de pau-a-pique ele tinha o tamanho 14 por 10 passos,foi demolido dois anos depois ,com várias reconstruções,tendo a sua ultima modificação na década de 50.

Os índios já tinha uma relação com os portugueses e alguns outros povos facilitando o acesso dos Jesuítas para a evangelização ,o principal alvo dos Jesuítas eram as crianças os índios iam voluntariamente sem imposição.Mas alguns índios eram contra a presença dos Jesuítas e sua influencia, atacando assim a vila dos portugueses.

O cacique de Tibiriçá era famoso por defender a vila de São Paulo e comandar os ataques contra os portugueses,Quando Tibiriça soube da chegada das armadas Portuguesas ao porto de São Vicente,ele reuniu 500 homens com arcos e flechas para o ataque mas quando ele reconheceu que a tropa era de um compatriota João Ramalho eles negociaram a paz e assim facilitou a colonização .

Segundo registrou Anchieta, Tibiriçá, atendendo pedido dos padres, transferiu sua tribo para próximo do Colégio de São Paulo. Tibiriçá deu ainda outra prova de fidelidade e amizade aos jesuítas, ao repelir com bravura o ataque à Vila de São Paulo de Piratininga, em 10 de junho de 1562. Ele e sua tribo lutaram contra índios Tupis e Carijós, chefiados por seu próprio irmão Arari, chefe dos Tupis e Carijós, que, naquele memorável dia graças aos esforços dos jesuítas e de Tibiriçá e saíram vitoriosos,seus restos mortais encontram-se na cripita da catredal da sé.

No andar da exposição da Arte sacra da religião católica retratava a arte de várias épocas e de lugares diferentes ,São Paulo era uma região pobre por isso a arte começou em outros lugares como por exemplo:minas Gerais que por ter mais recursos naturais como o ouro e outros recursos que eram utilizadas nas obras, algumas eram feitas usando processo de folia mento(peça de madeira coberta de ouro),outras eram cobertas com pó de ouro dentre tantas outras técnicas usada.

A igreja católica surgiu na idade média ,e as imagens seguiam um padrão(mesmo rosto,cor,cabelos etc.) devido ao foco da adoração para não virar idolatria, pois aos olhos da igreja se não existisse o padrão cada um faria a imagem que lhe convinha,mas teve suas variações pois começaram a fazer imagens de acordo com a cultura para criar uma proximidade com a história e com os santos ,Ex:Menino Jesus com característica dos índios foi uma forma de aproximar e fazer compreender com facilidade as histórias .

Portugal encontrou novas terras mas já eram habitadas então eles tinham que tornar aquele povo português e uma das formas de se fazer isso era através da educação,cultura,religião e os Jesuítas trazem a educação para esse processo ,pois estado e igreja trabalhavam juntas conquistando e abrindo espaço nos povos indígenas .

Na Cripta vimos onde a elite da igreja foram sepultados ,teve uma escavação para a construção da nova catedral foram retirados 95 corpos onde alguns deles se encontram na catedral da sé.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com