TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Sentido

Artigo: Texto Sentido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

TEXTO SENTIDO

Iniciar o semestre com a disciplina Psicologia Institucional foi de suma importância, pois a professora nos acolheu de forma amável e gentil depois de um bom período de descanso. Logo conhecemos um pouco sobre a psicologia e suas diversas ramificações com o texto A Psicologia ou as Psicologias e entendemos as diferenças entre o conhecimento cientifico e o conhecimento do senso comum, e achei bastante interessante quando vi que sem o conhecimento intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros, a nossa vida no dia-a-dia seria muito complicada, a ciência também tem uma característica fundamental, pois ela aspira objetividade é por isso que a ciência e a cultura se completam.

O objeto de estudo da Psicologia no geral é o comportamento humano já que se fossemos definir por cada ramo dessa área, cada uma teria sua própria definição. A palavra psicologia se origina do grego: psique (Alma) + Logos (razão ou conhecimento). A psicologia colabora com a subjetividade para compreensão da totalidade da vida humana, pois a subjetividade nada mais é do que a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar e fazer de cada um.

O texto “A Psicologia como profissão” nos conta que no Brasil a profissão foi reconhecida por lei no ano de 1962, Lei 4.119. O texto esclarece perguntas que muitos se fazem por ai a respeito dos psicólogos, afinal o psicólogo não tem bola de cristal, para que haja uma boa qualidade no atendimento o paciente precisa confiar e se abrir, para que juntamente com o psicólogo possam encontrar outra forma de enfrentar, superar e tratar o problema. O psicólogo é diferente de um amigo, pois utiliza o conhecimento científico, claro que os amigos ajudam bastante, porém contar com uma pessoa nula do seu convívio pode ser a melhor opção quando se quer acabar com um problema emocional.

No texto de reflexão os que mais me chamaram atenção foi a “Assembléia na Carpintaria”, pois é fácil encontrar defeitos nos outros, isso todo mundo sabe fazer, porém reconhecer qualidades fica para os sábios. E “Viva como as Flores” esse texto pessoalmente foi muito bom, afinal as flores não se deixam contaminar pelo fétido solo que as sustentam, pelo contrario ela valoriza aquilo que ele pode de melhor lhe oferecer e cresce perfumada exalando sua beleza. Devemos sempre acreditar no melhor que as pessoas podem ser, por que ninguém é totalmente ruim ou bom, todos temos nossos defeitos.

O modelo de família tradicional, Pai, Mãe e Prole eram consideradas ideais pela classe dominante, porém é impossível atualmente não enxergar as diversas formas de estrutura familiar, a mistura de filhos do antigo casamento com o casamento atual, ou de mulheres quem saem para trabalhar e os maridos tomam conta da casa, dos filhos, a família nuclear, a família homossexual, enfim desde o passado as formas de família vêm se modificando e alterando o modo de agir e pensar das pessoas.

A psicologia institucional de Bleger nos esclarece que o psicólogo pode atuar de duas formas dentro da instituição: ele pode ser ou um psicólogo clínico dentro da escola ou pode ser um psicólogo institucional. Um psicólogo não conseguira êxito se for submisso á vontade da escola.

Depois de ter entendido como funciona o trabalho de um psicólogo e suas diversas formas de atuação, eu pude entender as dificuldades e a responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com