TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Sobre Educação A Distancia

Monografias: Texto Sobre Educação A Distancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 3

A Educação a distância tem sido considerada como uma das mais importantes alternativas ao ensino presencial. Começa a se consolidar como uma nova modalidade de ensino, devido às suas vantagens, área de atuação e flexibilização, suprindo lacunas existentes na educação, principalmente para pessoas que trabalham e estudam concomitantemente. Apesar de sua crescente importância, ela tem sido na prática e conceitualmente, desafiada a apresentar resultados similares ou melhores que a educação convencional, já que preconceitos ainda existem em relação a este tipo de modalidade de ensino, pois muitas vezes os alunos preferem tirar suas duvidas e aprendizagens com professores presentes, que os ajudem na hora, e que ainda o contato visual seja a melhor opção para um desempenho bom de trabalho. E como observamos no vídeo: O Crescimento da EAD no Brasil, este tipo de modalidade cresce a cada dia no Brasil, são números que demonstram isso através da fala do secretario de educação a distancia do MEC.

A preocupação da sociedade com a qualidade de ensino, o crescimento da demanda por educação continuada e a constante evolução das tecnologias de informação e comunicação, colocam o ensino a distância no centro das atenções.Contudo, é sabido que esta modalidade de ensino-aprendizagem exige muito mais dos profissionais responsáveis pela elaboração, oferta e manutenção de cursos online, tendo em vista o desafio constante de estimular os aprendizes a concluírem a capacitação profissional, e, assim, evitar a frustrante evasão por parte de alunos desmotivados com a modalidade de ensino.

No entanto, sabemos que este tipo de ensino requer muito mais estudo por parte do aluno do que muitas vezes o ensino convencional, e isso também e um ponto “negativo” para alguns, já que estudar requer tempo e dedicação.

Segundo Farias (2001), a educação à distância pode ser caracterizada como um ensino no qual professor e aluno, separados no espaço / tempo, interagem através de uma comunicação mediada por textos impressos ou por algum tipo de tecnologia. Sendo assim, a comunicação entre professor e aluno é de suma importância para a EAD, onde entre ambos deverá haver interação e compromisso. O tutor tem papel importantíssimo no processo de aprendizagem, na crescente ampliação de cursos na modalidade EAD, diante dos recursos tecnológicos disponíveis.

Embora não tenha abordado o ensino a partir da Educação a Distância Paulo Freire (2006) pressupõe que é necessário estimular a curiosidade epistemológica do educando sem deixar de reconhecer o valor das emoções, da sensibilidade, da afetividade. Assim, a figura do tutor, vem restabelecer emoções, sentimentos, compreensão e respeito, pois em cada carteira escolar, seja ela convencional, seja ela a distancia, há um ser humano que espera ser ouvido e atendido no momento de dúvida e desmotivação.

Portanto, Em todas as oportunidades de formação de aluno e professores , quer para uso das novas tecnologias, quer para uso das velhas didáticas, a grande dificuldade que se percebe não diz respeito às novidades tecnológicas ou mesmo à concepção teórica de uma escola inovadora e libertária, mas sim à práxis pedagógica, à transposição desses conceitos para metodologias de ensino, práticas efetivas de sala de aula e ideologias que acolham essas novas concepções no cotidiano do fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com