TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Sobre O Que Vou Ser Quando Crescer

Artigo: Texto Sobre O Que Vou Ser Quando Crescer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  2.255 Palavras (10 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 10

A profissionalização da enfermagem no Brasil

Introdução

Anna Nery foi à pioneira da enfermagem no Brasil, sempre prestando serviços voluntários, nos hospitais militares, durante a guerra do Paraguai. Foi batizada no Brasil a primeira escola oficial de enfermagem em 1926.

E na tentativa de resgatar a historia na enfermagem e a origem de uma equipe de saúde, e se voltarmos ao tempo conseguimos ver três modelos de equipe de saúde que atuava no século XVIII.

Que são elas uma medicina de estado- criada na Alemanha no começo do século XVII, dois medicina urbana- criada na França no fim do século XVIII, três medicina do trabalho- criada na Inglaterra no segundo terço do século XIX.

O hospital foi criado no século XVIII, se falavam que era um lugar de cura e não mais como lugar de morte.

Desenvolvimento

Desde o próprio descobrimento do Brasil, fazia parte do programa dos colonizadores a abertura dos hospitais e santas casas. As santas casas foram construídas por Brás Cubas, entre os séculos XVI e XVII. Os cuidados ficavam a cargo de religiosos, voluntários e escravos.

Partir do século XVII foram surgindo no Brasil hospitais militares, destinados as tropas, do século XVIII surgiram nas cidades os lazarentos destinados a atender portadores de Hanseníase e enfermarias para atender presos e funcionários públicos, destacando a despeito da saúde do povo brasileiro, Padre Jose de Anchieta, que não mediu esforço ao ensino de ciência e catequese, atendia aos necessitados exercendo atividades de medico e enfermeiro.

Seu tratamento era a base de ervas medicinal, acredita-se que Jesuítas faziam a supervisão das pessoas treinadas por eles outro que fez um papel de enfermeiro foi frei Fabiano Cristo por 40 anos no século XVIII no convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, os escravos auxiliava os religiosos nos cuidados aos doentes.

Romão de Matos Duarte em 1738 fundou no Rio de Janeiro a casa dos expostos e em 1822 o Brasil tomou às primeiras medidas de proteção a maternidade, com a ajuda de Jose Bonifácio Andrada e Silva, nesta época a primeira sala de partos passou a funcionar na casa dos expostos.

EM 1832 foi criada a faculdade de medicina no Rio de Janeiro, logo apos forma-se a primeira parteira do Brasil, Madame Durocher, pela escola de parteiras pela faculdade de medicina. A medicina nos pais não teve influencia imediata na enfermagem assim se destacou na enfermagem brasileira no tempo do império

Anna Nery. Nasceu em 13/12/1814 na Bahia, casou-se com Isidoro Antônio Nery, ficou viúva aos 30 anos.

Durante a guerra do Paraguai (1864-1870), na presidência de Solano Lopes, seus 2 filhos foram convocados a servir a pátria um era aluno de medicina, outro oficial do exercito, Anna Nery com saudades da família, pediu por carta ao presidente da província que a coloca-se a serviço da patria. Partiu para os campos de batalha em 15 de agosto, onde 2 de seus irmãos lutavam, ela improvisou hospitais sem medir esforços ao atendimento aos feridos. Apos cinco anos retornou ao Brasil e foi acolhida com honra por Victor Meireles, faleceu no Rio de Janeiro em 20 de maio em 1880.

A primeira escola de enfermagem fundada no Brasil recebeu o nome de Anna Nery, que como Florence Nightingale, rompeu com preconceitos da época que faziam da mulher prisioneira do lar. No findar do século XIX, o território brasileiro tinha um contingente populacional ainda pequena e dispersa, e o processo de urbanização, embora progressivo, era lento, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. As doenças infectocontagiosas trazidas pelos europeus e pelos escravos africanos disseminavam rapidamente, a questão saúde passa a constituir um problema econômico social, com isso o governo sob pressão externa, assumi a assistência à saúde através da criação de serviço publico da vigilância do controle mais eficaz sobre os portos. Mais tarde, na tentativa de reorganizar o serviço de saúde, cria o departamento nacional de saúde publica, órgão que durante anos exerceu ação normativa executiva das atividades de saúde publica no Brasil.

A formação de pessoal de enfermagem para atender inicialmente aos hospitais civis e militares e as atividades de saúde publica, começou com a criação, pelo governo da escola de profissional de enfermeiros e enfermeiras no Rio de Janeiro junto ao hospital nacional de alienados do ministério dos negócios do interior. Essa é de fato a primeira escola de enfermagem brasileira, criada pelo decreto federal 791 de 27/09/1890, hoje se denomina escola de enfermagem Alfredo Pinto pertencendo à universidade do Rio de Janeiro.

Metodologia

Para o desenvolvimento deste estudo seguiu-se os preceitos da abordagem qualitativa e adotou-se para analise dos dados o referencial da Analise do Discurso. A investigação imperícia foi realizada em uma organização militar de Minas Gerais, especificamente em seu hospital o qual é considerado de pequeno porte e conta com serviços medicas, clinica cirúrgicas, enfermagem, odontologia, psicologia, farmácia, fisioterapia, laboratório e nutrição bem como os serviços de apoio e de administração.

Ressalta-se que os dados só foram coletados apos obtenção de aprovação do projeto pelo comitê de Ética em Pesquisa da Escola de enfermagem de Ribeirão Preto, do consentimento da direção da referida organização militar e dos informantes. Entrevistou-se 39 profissionais da saúde assim distribuídos: 1

nutricionista, 2 psicólogos, 3 enfermeiros, 4 farmacêuticos, 10 dentistas, e 17 médicos (aproximadamente 80% dos profissionais de saúde lotados no hospital). Mediante consentimento dos informantes, gravaram-se as entrevistas e, apos transcrição, procedeu-se a analise dos dados para garantis o anonimato dos informantes estes foi identificado com um código alfanumérico composto pelas letras iniciais da profissão seguida do numero de ordem da entrevista.

O exame dos dados possibilitou a construção de 3 categorias. São elas trabalho em equipe, percepção dos papeis profissionais e equipe multiprofissional, esta com duas subcategorias: como é vista e expectativas.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é considerado importante porem, dificil. É visto como uma maneira de dividir as responsabilidades e de alcançar mais rapidamente e recuperação da saúde do paciente. Essa visão é justificada com o fato de que cada profissional tem uma percepção diferente de situação, e a união

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com