TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto: Transtornos Bioquimicos

Trabalho Escolar: Texto: Transtornos Bioquimicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  1.120 Visualizações

Página 1 de 3

Transtornos bioquímicos que a má absorção

Dos nutrientes pode promover

Atualmente, com a evolução do homem na sociedade moderna e o cotidiano cada vez mais corrido, os hábitos alimentares saudáveis são deixados de lado, com isso, transtornos podem ocorrer devido à má alimentação. Muitos destes problemas decorrem destes hábitos, mas as causas genéticas também ajudam e influenciam a aumentar essa ocorrência. As síndromes da má absorção dos nutrientes são bons exemplos dessa realidade que afligem milhares de pessoas. As síndromes da má absorção ocorrem devido ao fato de o intestino delgado não absorver corretamente os nutrientes que vem dos alimentos, desta forma esses nutrientes não vão para a corrente sanguínea.

A má absorção por parte do intestino delgado se dá ao fato de ocorrer problemas na digestão alimentar e/ou algo que interfere diretamente na absorção dos nutrientes. É de conhecimento que este fato não é normal, pois os nutrientes são absorvidos e devem ser liberados diretamente na corrente sanguínea. A quantidade exorbitante de ácido no estômago ou o aumento do número de bactérias, assim como a mistura de enzimas, ácido gástrico e alimentos podem influenciar na digestão. Pancreatite e deficiência lactase são bons exemplos desse problema na mistura, onde em muitos casos o organismo acaba produzindo em quantidade ou em de forma errada, enzimas que diminuem a metabolização, desencadeando estas doenças. A má absorção pode provocar deficiência de todos os nutrientes ou apenas, de algum deles, como proteínas, gorduras, vitaminas ou minerais. Os sintomas variam conforme o déficit específico.

Os sintomas da má absorção dos nutrientes são os mais variados: distensão abdominal, cólicas abdominais, perda de peso, cegueira noturna. Outros sintomas dependem da afecção causadora da má absorção, como por exemplo, a obstrução do canal biliar, que pode causar uma deficiência do fornecimento de sangue ao intestino, provocando dores abdominais após cada refeição. Problemas físicos também são recorrentes, como alterações cutâneas (dermatite e escleroderma).

Uma doença clássica originada da má absorção é a Diabetes Melito tipo 2. Trata-se de um distúrbio metabólico ocorrido do alto nível de glicose no sangue (hiperglicemia) e pela falta da insulina. Ela se difere do tipo 1, pois a mesma tem a falta completa da insulina devido a destruição de células chamadas Ilhéus de Langerhans (responsável por produzir insulina e glucagon, substâncias que agem como importantes reguladores do metabolismo de açúcar) no pâncreas (órgão reprodutor de enzimas, proteínas que aumentam a velocidade das transformações químicas.

O diagnóstico é feito através das análises de laboratório, principalmente os testes que medem os níveis de gorduras, lactose e vitamina B12. As radiografias no abdômen, não exprimem certeza num diagnóstico, mas indicam possíveis causas da má absorção. Biopsia de algum tecido para posteriormente ser analisada através de um microscópio pode dar indícios das causas.

O tratamento da diabetes tipo 2 é inicialmente feito na alteração da alimentação e a inclusão de exercício físicos no cotidiano da pessoa que sofre desse mal. Em todo caso, é possível que mesmo tomando essas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com