TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Url Significa

Trabalho Universitário: Texto Url Significa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  1.851 Palavras (8 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 8

URLs: Perguntas e Respostas

Ruy Miranda

URL: Variações no Nome do Domínio

URL: Separação das Palavras no Nome do Domínio

Pergunta feita por Cristiano.

Meu cliente quer registrar um domínio, mas o nome que gostaria de usar já está com outra empresa. Ocorre que a empresa dele é muito conhecida e ele acredita que certamente as pessoas digitariam diretamente o nome de sua empresa na área da URL. Sugeri um domínio alternativo, voltado para a otimização e para identificação na URL. Você tem alguma sugestão para me dar?

Cristiano, a sua pergunta é muito interessante e dá margem a muitas considerações. Suponho que o caso do seu cliente possa ser ilustrado com o exemplo (hipotético) que se segue.

A firma dele chama-se Nuvem Negra Alta e ele gostaria de resgistrar um dominio nuvem-negra-alta.com.br, mas acaba de saber que esse domínio já está registrado. Ele acha que quando as pessoas quisessem entrar no site dele, digitariam diretamente, sem consultar agenda, nuvem-negra-alta.com.br. Então você sugeriu a ele registrar um domínio do tipo nuvem-negra-baixa.com.br. É isso mesmo?

Se for, acho que você está no caminho certo. A ocorrência de uma ou mais palavras-chave (nuvem, negra, alta) na URL pode ajudar no posicionamento em alguns mecanismos de busca. Entretanto, é preciso considerar outros aspectos. Vou citar alguns, a seguir.

1. A URL é pouquíssimo usada pelos usuários da Internet para localizar um assunto. Dificilmente alguém que está procurando por "nuvem" e que vai acessar pela primeira vez um site de uma firma chamada "Nuvem Negra Alta" vai digitar http://www.nuvem-negra-alta.com.br, mesmo que a firma seja muito conhecida. O mais provável é que o usuário acesse a área de busca e escreva, sem aspas, nuvem negra alta. Acho que você pode começar usando este argumento com ele.

2. Os mecanismos de busca dão importância muito maior a outros critérios de otimização do que à URL, na determinação da visibilidade (bom posicionamento) de um site ou página. Em outras palavras, um site com o domínio nuvem-negra.com.br – ou simplesmente nuvem.com.br ou negra.com.br ou alta.com.br ou nuvem-alta.com.br ou negra-alta.com.br ou carne-boi.com.br – pode ficar melhor colocado do que o outro site nuvem-negra-alta.com.br quando o usuário digita 'nuvem negra alta' na área de pesquisa. Os engenho de busca apresentam uma lista de páginas após essa busca. Se o site do seu cliente estiver melhor otimizado nos outros aspectos do que o site do concorrente, vai aparecer primeiro, não importa o nome do domínio.

3. A sua sugestão de dar um nome parecido é também interessante do ponto de vista de proporcionar a melhor satisfação possível ao cliente. Se o domínio dele não pode ser nuvem-negra-alta.com.br, talvez ele fique satisfeito com nuvem-negra-baixa.com.br, ou nuvem-alta.com.br, ou nuvem-negra.com.br, dependendo do que é mais importante no nome da firma dele.

4. O site deve ser otimizado no texto e em outros lugares, dentro e fora de cada página, para ter visibilidade. De nada adianta o competidor dele ter o domínio nuvem-negra-alta.com.br e ficar sumido lá para trás na lista de páginas quando o usuário digita 'nuvem negra alta' ou digita duas ou apenas uma destas palavras.

5. No título da home você pode colocar Nuvem Negra Alta, mesmo que o concorrente dele tenha feito o mesmo. Não há problemas quanto a repetição de títulos.

6. Você deve considerar que muitos países – em caso do seu cliente estar situado fora do Brasil – aceitam variações no domínio. Por exemplo, o seu cliente pode registrar um ou mais dos seguintes domínios: nuvem-negraalta.com, nuvemnegra-alta.com, nuvemnegraalta.com.

7. O seu cliente tem também a alternativa de registrar um domínio com extensão diferente do concorrente. Suponha que o concorrente tenha registrado nuvem-negra-alta.com.br. Seu cliente pode entrar em um registrar americano e, em questão de minutos (mesmo que ainda não tenha servidor para hospedar o site), registrar o domínio nuvem-negra-alta.com (observe que não tem br). Existe um abuso nese particular: uso impóprio de certas estensões - por exemplo, a extensão org deve ser reservada para empresas dp terceiro setor, mas pessoas físicas as têm adquirido sem qualquer vínculo com a finalidade para a qual foram criadas.

Por fim, mas talvez devesse ter sido citado no início, você deve acessar o registro.com e examinar bem se o concorrente dele fez as coisas certas. No Brasil, o registro de domínio é muito burocrático, comporta variações diferentes das de outros países, e dá margens a equívocos. Dependendo das circunstâncias, um domínio pode ser contestado por qualquer pessoa e o dominio.br ser obrigado a cancelá-lo.

E você não pode desconsiderar a possibilidade de ele adquirir o domínio da outra empresa pagando um ágio. Muitas vezes pessoas ou empresas adquirem domínios exclusivamente para revendê-los depois, em situações parecidas com esta.

URL: Separação das Palavras no Nome do Domínio

Pergunta feita por Alexandre.

Estou fazendo meu site e estou em dúvida se devo colocar hífen ou escrever as palavras juntas no nome. Eu preciso decidir isso antes de fazer o registro?

Caro Alexandre,

Ao que parece você está se referindo ao nome de domínio, já que termina se referindo a registro. É conveniente salientar que nome do site não é a mesma coisa que nome de domínio. Por exemplo, você pode chamar o seu site de Três Universos e dar a ele o nome de domínio www.infancia-juventude-adulto.com.br ou www.3-universos.com.br ou www.tres-universos.com.br ou www.123-universos.com.br ou www.abra-cada-abra-cadabra.com.br .O nome do domínio pode ou não estar relacionado com o nome do site. Para responder à sua pergunta, vamos considerar o último domínio acima.

Hífen, sublinhado e palavras juntas – O nome do domínio poderá ser registrado com palavras separadas por hífen ou com as palavras juntas. Depois, ao fazer as páginas secundárias, você pode seguir o mesmo procedimento ou fazer diferente do nome de domínio. Você poderá colocar o site para rodar na Internet com o domínio http://www.abra-cada-abra-cadabra.com.br ou http://www.abracadaabracadabra.com.br. Ao registrar o primeiro, ninguém poderá registrar o segundo. O segundo passa a ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com