TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto bíblico: John

Projeto de pesquisa: Texto bíblico: John. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.599 Palavras (11 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO: Texto Bíblico: João 17:20-23

1. A igreja é como o beisebol (ou golf), muitos assistem ao jogo, mas poucos entendem.

2. Ir à igreja não te converte em cristão, assim como ir à garagem não te converte em carro.

3. Muitos vão à igreja para ver ou ser vistos. Alguns vão à igreja só por tradição. Outros vão para cochilar e dormir. Mas, somente uma minoria reconhece a essência da igreja.

I. A IGREJA É UMA COMUNIDADE UNIDA, E A UNIDADE DA IGREJA É TÃO IMPORTANTE QUE ESTAVA NA MENTE DE CRISTO ANTES DE MORRER – João 17:20-21

1. Jesus não ora por um lugar, uma construção, um prédio. A igreja é o que cremos e fazemos em Cristo; é o que somos: cristãos.

2. Jesus queria que a igreja fosse uma assembleia de pessoas reunidas para uma finalidade específica: Compartilhar um relacionamento de salvação com Ele.

3. Jesus queria que a igreja fosse uma só em todo o mundo, mas ao mesmo tempo estivesse presente em cada congregação.

II. A UNIDADE DA IGREJA DEVE SER LEVADA EM CONTA PARA QUE HAJA HARMONIA ENTRE CRENTES DIFERENTES – João 17:22-23

1. A unidade da igreja não é uma harmonia conseguida por meio da “engenharia” social, administração diplomática ou estratégia política. É um dom, quando Cristo habita no coração.

2. A unidade da igreja envolve união de sentimento, pensamento e ação de todos; isso é um milagre em meio a tantas personalidades diferentes – é por isso que Jesus orou.

3. A unidade da igreja começa com cada um de nós, individualmente, não apenas carregando o adjetivo “cristão”, mas em uma vida de verdadeira abnegação, dedicada a uma causa e a um bem maior que nós mesmos.

III. A UNIDADE PERFEITA DA IGREJA SÓ É POSSÍVEL POR MEIO DE UM MILAGRE, O QUAL IMPACTARÁ O MUNDO – João 17:21, 23

1. A unidade da igreja é a mais forte evidência de que Deus enviou Cristo ao mundo.

2. A unidade da igreja impacta a sociedade, sendo ela um grupo de pessoas unidas, dedicadas a cuidar uma das outras compartilhando juntas as boas novas durante a caminhada rumo ao Céu.

3. A unidade da igreja será possível se todo membro tomar diariamente sua cruz, morrer diariamente para o eu e buscar diariamente não o próprio bem, mas o bem dos outros. Isso vai atrair o mundo!

CONCLUSÃO:

1. Jesus criou a igreja para que em meio a tantas diversidades no mundo, experimentemos nEle a unidade de mente e coração. Ligados a Cristo, há unidade entre os crentes.

2. Jesus orou a Deus Pai para que os membros da igreja sejam um como Ele e o Pai são um, a fim de que personalidades, talentos e dons diferentes fortaleçam a missão da igreja.

3. Jesus quer a unidade da igreja, e a igreja que mantiver unida em Cristo e em Seus ensinos alcançará a vitória final quando Ele vier reclamar o que Lhe pertence.

APELO:

1. Atente para a oração de Jesus pela unidade da igreja.

2. Ore como Jesus pela unidade e harmonia da igreja.

3. Seja um com Cristo para que sejas um com os membros da igreja de Cristo.

Pr. Heber Toth Armí

A Unidade do Corpo

A Palavra de Deus mostra que os membros do Corpo de Cristo devem estar unidos entre si, pois “há somente um Corpo e um Espírito” (Ef. 4:4). Em sua oração sacerdotal o Senhor Jesus intercedeu junto ao Pai para que seus discípulos fossem um assim como Ele e o Pai são um (Jo. 17:11). Em João capítulo 10, versículo 16, o Senhor Jesus mostra como chegaria um tempo em que haveria um só rebanho e um pastor.

Ora, durante algum tempo as Igrejas evangélicas e pentecostais adotaram uma teologia “otimista” – embora desmentida pela realidade - que afirmava que essa unidade da Igreja não era visível mas era uma realidade diante de Deus, o que seria suficiente para atender o desejo de unidade do Senhor. Mas a Palavra de Deus nos ensina que a unidade do Espírito é algo que também depende do esforço dos crentes: “…esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz” (Ef. 4:3).

Em 1948, líderes cristãos decidiram criar o Conselho Mundial de Igrejas como órgão destinado a promover uma união entre as várias denominações cristãs. Ora, esse Conselho, embora buscando teoricamente atender a um objetivo bíblico, falhou por duas razões:

1. Não compreendeu que a unidade verdadeira só é possível entre os que crêem e praticam a Palavra do Senhor, não podendo compreender aqueles que a negam. Por exemplo, igrejas que praticam a idolatria, condenada nas Escrituras, ou que colocam uma tradição qualquer no mesmo nível que a Palavra de Deus.

2. Não entendeu que o tipo de unidade que o Senhor Jesus deseja é exclusivamente espiritual, conforme Ele claramente afirmou na oração que fez ao Pai. Não se trata absolutamente de uma unidade eclesiástica, institucional ou oficial.

Mas nos últimos anos o Espírito Santo tem despertado os verdadeiros crentes, especialmente nos meios pentecostais e carismáticos que compreendem o valor das Escrituras Sagradas para a necessidade de se tornarem sensíveis à unidade que o Espírito Santo está promovendo nestes tempos que precedem a volta do Senhor Jesus em glória para arrebatar Sua Igreja.

Por essa razão, encontram-se pelo mundo afora igrejas e pastores que têm sido tocados pelo Senhor para a necessidade de buscar a unidade do Espírito Santo. Como será alcançada esta unidade ainda não se sabe com precisão. Mas o Senhor sabe. Devemos, portanto, estar abertos para o que o Senhor revelar sobre esse assunto.

O que já compreendemos a respeito da parte que nos cabe desempenhar para que essa unidade seja alcançada é que devemos buscar uma aproximação com todas as Igrejas e líderes cristãos que crêem apenas na Bíblia como única regra de fé e prática e que são sensíveis ao que o Espírito Santo está falando a respeito da importância da unidade para que possamos conhecer esses outros irmãos, sua fé, sua experiência e suas necessidades. Podemos, então, começar a orar uns pelos outros.

À medida em que orarmos uns pelos outros, aprenderemos a amar esses irmãos e a minimizar as pequenas diferenças que existem entre nós em matéria de prática (costumes, usos, formas de louvar, etc.). Mas para que isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com