TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teóricos Da Educação

Ensaios: Teóricos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Escolher três teóricos do texto e descrever objetivamente a ênfase em cada um dos três pensamentos e, em seguida, apontar as diferenças e semelhanças entre eles.

Lev Semenovich Vygotsky (1896-1943)

Vygotsky destaca a importância das interações sociais para o desenvolvimento humano e também apresenta o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), a importância de brincar para o desenvolvimento infantil e a relação entre o pensamento e a linguagem. Para ele é na ZDP que atua a intervenção pedagógica, tendo em vista que é nela que a interferência dos outros indivíduos é mais transformadora. O trabalho escolar deve ser construído adequadamente para cada faixa etária, ao nível de conhecimento e as habilidades de cada grupo de crianças.

João Amós Comênio (1592-1670)

Comênio foi considerado o maior educador do século XVII, em uma de suas obras descreveu um programa para a pré-escola, onde a criança deveria conhecer ciências físicas, história, artes, política, moral, religião, piedade entre outras. Ele também escreveu um livro dedicado as mães, onde enfatiza que o nível inicial de ensino era o colo das mães e que isso deveria acontecer dentro dos lares.

Friedrich Froebel (1782-1852)

Educador protestante alemão, Froebel pode ser considerado o criador dos Jardins de Infância, que era o local onde as crianças e os adolescentes eram tidos como pequenas sementes a serem adubadas. Froebel fez o reconhecimento dos aspectos educativo dos brinquedos e das atividades lúdicas no processo de desenvolvimento da infância. Ele também desenvolveu atividade manual confecções de brinquedos para a aprendizagem da aritmética e geometria, e também destacou a importância do contato da criança com a natureza.

2 - Considerando as suas escolhas, pense em uma atividade que poderia ser desen-volvida na classe, com crianças de 0 a 3 anos ou em idade pré-escolar. Neste item, procure descrever minuciosamente:

A - Com base nas idéias de Friedrich Froebel, resolvi desenvolver um trabalho de horta comunitária na escola.

B- O objetivo desse trabalho é promover o contato da criança de 0 a 03 anos de idade, com a natureza, além de promover uma alimentação de melhor qualidade, tendo em vista que os alimentos cultivados na horta entrarão no cardápio da merenda escolar.

C – A sala foi dividida em três grupos de dez alunos, a cada dia da semana levava um grupo para horta, e os restantes ficavam na sala de vídeo assistindo filmes educativos.

O primeiro passo foi encontrar o local adequado, que foi fácil tendo em vista que na escola já havia um local há algum tempo atrás foi feito uma horta, que já não existia mais, depois conseguimos adubo no sítio de uma colega de trabalho, conseguimos também a doação de sementes de alface e couve, além de mudas de cebolinha verde e coentro. Com os materiais necessários todos adquiridos, começamos a confecção da nossa horta. Cada dia da semana levava um grupo de alunos que colocaram a mão na massa literalmente, começamos o trabalho de plantio. Com tudo plantado, reservamos um tempinho do dia, cerca de 20 minutos para aguar as nossas verduras. Agora é só

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com