TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

The Coca Cola Company

Ensaios: The Coca Cola Company. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  4.343 Palavras (18 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1 Introdução……………………………………………………………………………..3

2 Parte 1……………………………….………………………………………………...4

2.1 Embasamento Administrativo……………………….. …………………… …...4

3 Parte 2…………………………………………………………………......................8

3.1 Embasamento Matemático……………………………………….……………….8

4 Parte 3………………………………………………………………………………....9

4.1 Embasamento Econômico…………………………………………...……………9

5 Parte 4………………………………………………..............................................16

5.1 Embasamento Contábil…………………………………………........................16

6 Parte 5 …………………………………………...…………………………………..17

5.1 Conclusão………………………………………………………………………….17

REFERENCIAS……………………………………………………………………..…18

1 INTRODUÇÃO

“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”

A gestão de pessoas pode ser considerada, como um dos fatores determinantes para uma organização enfrentar os desafios de um mundo extremamente competitivo e recheado de mudanças.

No mercado, tem prevalecido uma competitividade acirrada e o mínimo que uma organização pode-se fazer é trabalhar em prol de sua sobrevivência, ir de encontro à melhoria contínua e precisa, este trabalho apresenta fatos que demonstram que a Coca-Cola Company, apesar de também ter seus problemas está sempre em busca de resultados.

2 PARTE 1

2.1 Embasamento administrativo

1) A abordagem utilizada é Abordagem Neoclássica.

Características

As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes:

• ênfase na prática da administração.

• reafirmação dos postulados clássicos.

• ênfase nos princípios gerais de administração.

• ênfase nos objetivos e nos resultados.

• ecletismo nos conceitos.

• ênfase na departamentalização

Vejamos cada uma dessas características.

Ênfase na prática da administração

A Teoria Neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, embora não se descuide dos conceitos teóricos. Os neoclássicos desenvolvem seus conceitos de forma prática e utilizável, visando à ação administrativa.

A teoria somente tem valor quando operacionalizada na prática. Quase todos os neoclássicos referem-se a essa prática da Administração ou a essa ação administrativa, enfatizando aspectos instrumentais da Administração. A Teoria Neoclássica representa a contribuição do espírito pragmático americano.

Reafirmação relativa dos postulados clássicos

A Teoria Neoclássica é uma reação à influência das ciências do comportamento no campo da Administração em detrimento dos aspectos econômicos e concretos que envolvem o comportamento das organizações. Os neoclássicos retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, redimensionando-o e reestruturando-o de acordo com as condições da época atual, dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível. A estrutura de organização do tipo linear, funcional e linha staff, as relações de linha e assessoria, o problema da autoridade e responsabilidade, a departamentalização e toda uma avalanche de conceitos clássicos são realinhados dentro da nova abordagem neoclássica.

Ênfase nos princípios gerais de Administração

Os neoclássicos definem normas de comportamento administrativo. Os princípios de Administração, que os clássicos utilizavam como “leis” são retomados como critérios elásticos para a busca de soluções práticas. O estudo da Administração para alguns autores, como Koontz e O’Donnell,1 The Haiman e outros, baseia-se na utilização de princípios gerais de como planejar, organizar, dirigir, controlar etc.

Os administradores são essenciais a toda organização dinâmica e bem-sucedida, pois devem planejar, organizar, dirigir e controlar as operações do negócio. Os neoclássicos se preocupam em estabelecer princípios gerais da Administração para orientar o administrador em suas funções. Esses princípios, apresentados sob

conteúdos variados por autor, definem o processo pelo qual o administrador deve planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho dos subordinados. Alvin Brown chegou a coletar 96 princípios gerais.

Ênfase nos objetivos e nos resultados

Toda organização existe, não para si mesma, mas para alcançar objetivos e produzir resultados. É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada. Daí a ênfase colocada nos objetivos organizacionais e nos resultados pretendidos como forma de avaliar o

desempenho das organizações.

Os objetivos são valores visados ou resultados desejados pela organização. A organização espera alcançá-los por meio de sua operação eficiente. Se a operação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com