TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ti Trabalho Individual

Trabalho Escolar: Ti Trabalho Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  2.385 Palavras (10 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 10

Pergunta 1

(Fonte: <http://www.vestibularseriado.com.br/geografia/questoes/item/183-mundo-bipolar-e-globalizacao-questoes>. Modificado. Acesso em 10 ago 2010). Avalie as afirmativas abaixo acerca do processo de globalização, indicando V (verdadeiro) ou F (falso) ao considerar os aspectos culturais, econômicos e políticos.

I. Segundo os opositores da globalização, ela tem contribuído para o aumento do desemprego, porque acarreta grandes mudanças no processo produtivo, tais como a introdução de novas tecnologias liberadoras de mão de obra e a institucionalização de diferentes relações de trabalho.

II. Para os opositores do processo de globalização, ela contribui para a formação e o fortalecimento de grandes conglomerados, com faturamento superior ao de muitos países, gerando acumulação e concentração de capitais.

III. A globalização gera, para os críticos desse processo, a indiferença dos investidores internacionais quanto à capacidade dos países em desenvolvimento de manter seu ritmo de crescimento e honrar os seus compromissos externos.

IV. A economia globalizada levou o crescimento do comércio mundial, em níveis sem precedentes. Tal fato propiciou o desenvolvimento de inúmeras nações que, até então, estavam à margem do processo de produção capitalista, na América Latina e na África.

V. Com a globalização, configura-se um processo de democratização das relações entre nações, com uma crescente autonomia dos Estados nacionais, com relação às instâncias internacionais de poder. Tal fato é decorrente do desaparecimento dos “blocos” de países que se integravam econômica e culturalmente.

A sequência correta (V ou F) para as afirmativas acima é:

a.

V, V, V, V, V.

b.

V, F, F, V, F.

c.

F, F, V, V, V.

d.

V, V, V, V, F.

e.

V, F, V, V, F.

1 pontos

Pergunta 2

Em tempos recentes, reconhecidamente de globalização, percebe-se que há uma divisão entre países centrais e periféricos; os primeiros podem ser chamados de globalizadores e, os segundos, de globalizados. Sendo assim, podemos afirmar que:

a.

globalizadores são os países com baixa tecnologia e com grande poder de decisão política.

b.

os países periféricos ou globalizados conseguem assimilar a nova tecnologia e possuem as multinacionais mais avançadas.

c.

os globalizadores geram ciclos de crescimento econômicos mundiais, distribuição equitativa da riqueza e das inovações tecnológicas.

d.

os países globalizados importam mais que exportam, ou então, exportam produtos menos elaborados, cuja tecnologia é adquirida no exterior.

e.

há no mundo uma homogeneidade socioeconômica e política, sem que se possa identificar a ação hegemônica de determinados países.

1 pontos

Pergunta 3

Com o desenvolvimento capitalista, há uma tendência de haver concentração e centralização do capital industrial; uma segunda característica é o movimento de concentração e centralização do capital monetário. Sobre essa afirmação, pode-se dizer que:

a.

a afirmação é totalmente incorreta, pois o desenvolvimento capitalista não tem relação com o capital industrial.

b.

a afirmação é parcialmente correta, faltando incluir a importância adquirida pela exportação de capitais.

c.

a afirmação é parcialmente correta, faltando incluir a importância do caráter produtivo do capital monetário.

d.

a afirmação é parcialmente correta, pois o desenvolvimento capitalista não tem relação com o capital financeiro.

e.

a afirmação é totalmente incorreta, pois o desenvolvimento capitalista tem a característica de ampliar o acesso a todas as mercadorias, especialmente as de bens de capital.

1 pontos

Pergunta 4

Em relação à globalização, pode-se dizer que ela se caracteriza pela:

I. Elevação do desemprego e da informalidade, aumento da privatização e a perda de força política do sindicalismo.

II. Expansão dos fluxos de informações que atingem todos os países, afetando empresas, indivíduos e movimentos sociais.

III. Queda da pobreza e diminuição da desigualdade social, especialmente entre países desenvolvidos e os em desenvolvimento.

Com relação a essas afirmativas:

a.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com