TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipo De Embalagem Logistica

Artigo: Tipo De Embalagem Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.960 Palavras (8 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 3

2. DEFINIÇÃO DE EMBALAGEM 4

3. O PAPEL E FUNÇÕES DA EMBALAGEM 5

3. 1 - Como a embalagem ajuda a aumentar as vendas de um produto 7

4-CARACTERÍSTICAS PRESENTES NAS EMBALAGENS .............................8

5. CARACTERÍSTICAS DOS TIPOS DE EMBALAGEM( PRIMÁRIA, SEGUNDÁRIA, TERCIÁRIA E QUATERNÁRIA) 10

6- OS TIPOS DE EMBALAGEM COM ÊNFASE NO MARKETING OU LOGÍSTICA........................................................................................................12

1-Introdução

O presente trabalho tem por finalidade mostrar os tipos de embalagens e sua função quanto ao produto, qual a função de impacto para as vendas, e as características que as compõem.

2-DEFINIÇÃO DE EMBALAGEM

O que é embalagem?

A embalagem é essencial para a proteção dos produtos durante a sua etapa de distribuição, armazenamento, comercialização, manuseio e consumo.

A embalagem vem evoluindo em consonância com o desenvolvimento da infraestrutura de nosso País e de sua economia, das empresas e de seus produtos e principalmente frente aos mecanismos de distribuição e necessidades dos consumidores.

Dentre as funções da embalagem está garantir segurança e qualidade de vida à população, possibilitando o acesso a diferentes produtos desde alimentos ou medicamentos até eletroeletrônicos e utensílios em geral, em todas as regiões do País. Cabe à embalagem proporcionar segurança no manuseio do produto, manutenção de suas propriedades e informações legais sobre sua composição e validade, e mesmo rastreabilidade do lote de produção. Em certos casos cabe ainda à embalagem estender o prazo de vida dos produtos, evitando o seu desperdício.

3- O PAPEL E FUNÇÕES DA EMBALAGEM

Conter, proteger e viabilizar o transporte dos produtos são as funções básicas. Com a evolução da humanidade e o aumento das atividades econômicas, foram incorporadas novas funções: informar o consumidor, comunicar-se com eles e vender os produtos a partir de visuais atraentes.

Além destas funções básicas e auxiliares das embalagens, elas desempenham funções junto às empresas e à sociedade e são um componente importante da atividade econômica dos países industrializados. Seu consumo serve como parâmetro para medir o nível de atividade econômica de cada país e contribui para que mais pessoas tenham acesso aos produtos.

Proteger a saúde: As embalagens são responsáveis por proteger todos os produtos e garantir à sociedade que eles são apropriados para o consumo.

Evitar desperdícios: A embalagem é fundamental nos processos logísticos de qualquer setor da economia ao otimizar a ocupação de espaço e facilitar o manuseio nas etapas de transporte, armazenagem e distribuição. O resultado são ganhos econômicos e ambientais: distribuir mais produtos em uma mesma viagem, reduzir as perdas e diminuir a quantidade de CO² liberado na atmosfera pela queima de combustível.

Educa: O fato da embalagem fazer parte do cotidiano de todas as pessoas faz dela uma das plataformas de educação mais abrangentes. Ela contém informações escritas e visuais acessíveis a todos. No caminho da inclusão social, os deficientes visuais também já encontram informações em Braille em algumas embalagens.

A função da embalagem para o consumidor: Consumidores cada vez mais informados e inseridos em um mundo moderno e dinâmico demandam produtos e serviços que ofereçam praticidade, conveniência, individualização, customização e adaptação às suas necessidades específicas – racionais e emocionais. A embalagem deve facilitar o cotidiano do consumidor e proporcionar mais do que benefícios funcionais específicos. Ela deve evoluir constantemente e responder da forma mais completa possível às novas demandas de consumo.

A função da embalagem para a indústria de bens de consumo, As indústrias de bens de consumo são beneficiadas pelas embalagens em duas instâncias: a embalagem participa na composição de custo do produto e o desafio cotidiano é justamente melhorar sua utilização a embalagem impacta diretamente no consumidor e é o canal de relacionamento das marcas e dos produtos com este público. Uma alteração na embalagem pode significar aumento do volume de vendas, principalmente em categorias que não utilizam outras mídias. A embalagem é o grande agente de comunicação e uma eficiente ferramenta de marketing e de vendas

A função da embalagem para o varejo: O varejo vê a embalagem como um importante elo entre os diversos segmentos da cadeia produtiva; o elo que agrega valor a estes segmentos. É a embalagem que materializa a marca ao expô-la no ponto de venda e expressar sua imagem, seu padrão de qualidade e seu posicionamento de preço.

A embalagem também favorece a eficiência operacional na medida em que otimiza as etapas logísticas – transporte, manuseio, estocagem e reposição; reduz as perdas; organiza e racionaliza o estoque e a loja; alavanca as vendas e contribui para a lucratividade das empresas.

3.1- Como a embalagem ajuda a aumentar as vendas de um produto?

Para vencer a disputa pela atenção do consumidor, as empresas precisam ser criativas. Pequenas e médias empresas necessitam de cuidado ainda maior. O sucesso de um produto depende de diversos fatores. Qualidade, preço atrativo, boa distribuição e comunicação eficaz. Nesta “guerra” pela preferência do consumidor, leva vantagem quem conseguir mais meios para atrair sua atenção. E a embalagem pode ser fundamental para o aumento de vendas. Pesquisas dizem que o produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com