TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Manutenção

Por:   •  24/5/2015  •  Artigo  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE CARUARU/PE

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

LENICLÉCIO DE BRITO MIGUEL – RA: 9492550030

DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE 2014.2

Disciplinas: PROCESSOS GERENCIAIS; MATEMÁTICA.

TUTOR EaD Tania Mª. Alves Capodifoglio

CARUARU/PERNAMBUCO

2014

SUMÁRIO

Introdução                                                                                    03

Desenvolvimento                                                                          04

Recomendações Finais                                                                   09

Referências                                                                                       10

Anexo .....................................................................................................................11



INTRODUÇÃO

Neste trabalho acadêmico desenvolveu-se o projeto de implantação da estrutura organizacional (organograma) da empresa Hoterdan – Hipermercado. Para isto, foram desenhados e estruturados os setores e cargos, como: superiores diretos e subordinados com o intuito de facilitar o desenvolvimento da empresa; além de que, elaborou-se um plano de capacitação e desenvolvimento para Gerentes e Diretores da empresa, contemplando as seguintes atividades: Melhoria na eficácia gerencial, Desenvolvimento de Líderes, Capacitação para Atuar como Líder Situacional, Construção e Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho. Ao finalizar a segunda etapa, implantou-se um programa de capacitação/desenvolvimento e motivação para o pessoal operacional. Com base no que foi pesquisado, pode-se elaborar instrumentais concisos e práticos, para que os mesmos fossem aplicados de forma simplificada, e que, ao ser executados, obtenha-se um retorno positivo e seja atingido o resultado esperado – que é a melhoria da equipe gerencial e operacional da empresa. Também se procurou alinhar a prática com a teoria por meio do estudo de caso, onde se foi empregadas técnicas para construção de atividades de capacitação, desenvolvimento, motivação de gestores e colaboradores. Iniciou-se pela identificação dos principais problemas destacados pela consultoria, e finalizou-se na elaboração de políticas de desenvolvimento pessoal e profissional para colaboradores. Apresentou-se um Programa de Treinamento para Líderes exclusivo da consultoria, e outro programa de treinamento para colaboradores operacionais. 


DESENVOLVIMENTO

        No primeiro momento (Passo 1) foi-se desenvolvido e estruturado um organograma funcional, no qual os setores se inter-relacionam, para que a administração da empresa seja feita de forma sistemática, observando cada setor, e buscando uma melhor eficácia no desenvolvimento das atividades da empresa. Para isso, procurou-se identificar abaixo da Presidência, os demais cargos da empresa Hoterdan – Hipermercado, e criou-se o organograma funcional, contemplando as hierarquias e superiores diretos. Observar os 3 (três) organogramas abaixo:

[pic 2]

[pic 3]

2. ORGANOGRAMA: Gerências

[pic 4]

ORGANOGRAMA: Operações

[pic 5]

PROPOSTA:

Antes de apresentar a proposta de estrutura organizacional, são necessárias algumas observações, a saber:

  • A estrutura organizacional faz parte do Planejamento Estratégico da organização, assim devemos pensar que deve ser uma visão em longo prazo, devido a complexidade das operações e estruturas aqui desenvolvidas.
  • Como objetivo, em médio prazo, temos a expansão da abrangência regional para estadual. Neste momento, propõem-se alterações estruturais organizacionais que aproveitem todos os colaboradores da empresa, por meio de promoção e ascensão no PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) da organização.
  • O mercado de varejo alimentício é, atualmente, muito rentável em razão do acelerado ritmo de vida de nossa sociedade. Pensando em atender esta demanda, que cresce exponencialmente, procurou-se agregar alguns diferenciais competitivos para atrair e conquistar clientes ao empreendimento, que são: Qualidade de Produtos; Atendimento em Excelência; e Preço Justo. Assim, houve-se a preocupação em estruturar um Departamento de Marketing para dar continuidade a esses diferenciais, proporcionando assim maior credibilidade e pioneirismo da empresa Hoterdan – Hipermercado.

A proposta organizacional deve ser planejada em conjunto com outras diretorias, mas como proposta inicial da nova estrutura organizacional, apresentou-se o Organograma Hoterdan – Hipermercado, como se observou acima, e será destrinchado na sequência: Manteve-se a Presidência como fator clássico institucional, e três Diretorias com modificação funcional. A respeito das Gerências, se foi mantidas, mas com o intuito de maior participação dos colaboradores, tornou-se funcional e participativa. Quanto aos colaboradores, a ascensão profissional no PCCS da organização determinar-se-á pela Gestão de Talentos/RH de acordo com a análise organizacional e demanda/oferta de recolocação interna.

PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA LÍDERES E GERENTES:

Com base nos instrumentais aplicados (análise operacional), conseguiu-se identificar as dificuldades encontradas para a atuação plena dos Diretores e Gerentes da empresa Hoterdan – Hipermercado. Ao passo que, foi-se necessário desenvolver um programa de Capacitação e Desenvolvimento de Líderes, chamado: LOGIN – Liderança, Organização, Gestão e Inovação. (Ver Anexo 1). Com ferramentas inovadoras, conteúdo atualizado e treinamento de alto impacto, o LOGIN contemplou 4 pilares da gestão empresarial, conforme citado anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (290 Kb)   docx (114 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com