TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de conhecimento

Por:   •  1/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.596 Palavras (11 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1 O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO        

2 FORMAS DE CONHECIMENTO        5

2.1 Senso Comum        5

2.2 Conhecimento Mítico        6

2.3 Conhecimento Filosófico        6

2.4 Conhecimento Religioso        7

2.5 Conhecimento Científico        8

2.5.1 A percepção da realidade        9

2.6 Conhecimento Tecnológico        

CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13

INTRODUÇÃO

O conhecimento está diretamente ligado ao homem, à sua realidade. O conhecimento pretende idealizar o bem-estar do ser humano, logo o conhecimento advém das relações do homem com o meio. O Conhecimento faz do ser humano um ser diverso dos demais, na medida em que lhe possibilita fugir da submissão à natureza. A ação dos animais na natureza é biologicamente determinada, por mais sofisticadas que possam ser. O homem atua na natureza não somente em relação às necessidades de sobrevivência, mas se dá principalmente pela incorporação de experiências e conhecimentos produzidos e transmitidos de geração a geração, através da educação e da cultura, isso permite que a nova geração não volte ao ponto de partida da que a precedeu.

É de conhecimento geral que, existem várias formas de conhecimento, tais como, conhecimento científico, que para muitos é o mais complexo dos conhecimentos. Conhecimento filosófico, que é aquele que se baseia na arte de filosofar. Conhecimento tecnológico, que é uma arte de estudo, usado para resolução de problemas. Conhecimento Mítico, que é um conhecimento baseado em fabulas, nada mais é que uma representação de um mundo real, recriada por experiências humanas. Conhecimento Religioso, que se caracteriza pela intimidade à fé e à crença de cada indivíduo, esses são alguns exemplos de conhecimentos que veremos mais a diante.

1 O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

Ao longo da vida o homem cria ações que determinam muito das suas relações sociais, e é através dessas relações que o homem cria seu modo de ver, pensar, agir e sentir, se construindo como um indivíduo.

Tudo tem um significado diferente para cada indivíduo, o homem muda seu modo de ver de acordo com suas necessidades. Ou seja ele cria métodos, que atualmente é denominado ciência. Que é a geradora do conhecimento por meio do homem.  Porém não é a única. Existem diversas formas dessa produção. Mas independente do meio que se usa a finalidade sempre foi a mesma. Auxiliar o homem em sua sede por saber mais. E não apenas saber mas sim usar esta sabedoria para seu próprio proveito.

Talvez a única característica de cada ser humano que está presente em cada um de nós até hoje e, desde que o homem é homem, é a necessidade de buscar o conhecimento. O fato de saber para que serve a água e a necessidade que temos de ingeri-la, bem como os alimentos dos quais precisamos, por exemplo, foram os primeiros conhecimentos necessários à ssobrevivência e, por mais distantes que pareçam hoje de nosso conceito de conhecimento, certamente levantaram dúvidas e questionamentos no homem ancestral e o fizeram buscar respostas. Estas respostas foram buscadas na oobservação da natureza e do próprio corpo, suportes existentes.

Observação, conclusão e comunicação. Esta parece ser uma seqüência lógica na busca pelo conhecimento. O homem observa a natureza e o próprio corpo, chega a conclusões sobre o por quê das coisas e surge a necessidade de comunicar isto para a garantia da sobrevivência da espécie humana. Temos, então, linguagem. Desenhos rupestres, grunhidos, gestos e o estabelecimento de um código oral comum, a língua. É a evolução do homem que traz em si a inerente característica de buscar o conhecimento. Para sobreviver diante da natureza ou do mercado de trabalho, é esta busca que faz o mundo evoluir.O mundo evolui, o homem modifica-se e também a linguagem oral passa a ter uma representação gráfica que é a prova que o homem além de saciar sua sede por conhecimento também a documenta a fim de tornar-se eterno de alguma forma.

2 FORMAS DE CONHECIMENTO

Conhecimento é caracterizado pela ação usada pelo homem em relação com o mundo e com outros homens. Com o passar do tempo, essa ação vai sendo aperfeiçoada e o homem vai adquirindo mais conhecimento sobre as coisas em diferentes sistemas de representação. Com o conhecimento formado, o homem consegue distinguir as múltiplas formas em que ele é representado, como, o conhecimento filosófico, científico, religioso, mítico, a do senso comum.

2.1 Senso Comum

Um tipo de conhecimento que se acumula no nosso cotidiano e é chamado de senso comum, esse conhecimento é baseado na tentativa e no erro. Existem pessoas que confundem senso comum com crença, embora sejam coisas bem diferentes. Senso comum é aquilo que aprendemos em nosso dia a dia e que não precisamos aprofundar para obter resultados, como por exemplo: uma pessoa vai atravessar uma pista; ela olha para os dois lados, mas não precisa calcular a velocidade média, a distância, ou o atrito que o carro exerce sobre o solo.

Destacamos as seguintes características dessa forma de conhecimento

- HETEROGENIALIDADE: o senso comum procede de uma simples junção de ideias, noções ou conceitos.

-ACRITICIDADE: o senso comum é constituído por uma multiplicidade de noções provenientes da vida cotidiana.

-IMEDIATICIDADE: o senso comum não permite que o indivíduo se distancie dos fatos e que os veja sob ângulos diferentes daqueles fornecidos pela própria vivencia.

-DOGMATICIDADE: se apresenta como uma espécie de porto seguro no qual o individuo se ancora e permanece com medo de se aventurar.

2.2 Conhecimento Mítico

O conhecimento mítico é conhecido através de relato fabuloso, com alegorias, passado de geração em geração, pela tradição oral dos antepassados. Conforme Johann (1997, p. 23) “o mito é uma representação do mundo real, recriado a partir da reelaboração subjetiva das experiências humanas.”. É uma verdade instituída a qual não precisa de provas.

Tal conhecimento antecede a ciência. Surgiu com o homem primitivo, o qual observava os fenômenos, e com símbolos e alegorias, criou o mito. A narração mítica liga os homens a um mesmo passado, dando suporte para a vida em comunidade, afinal, os acontecimentos primordiais são as bases para o surgimento de uma determinada sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (140.8 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com