TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de sopas gastronomia

Por:   •  9/11/2016  •  Resenha  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  965 Visualizações

Página 1 de 2

Sopas Claras

São aqueles feitos com um só elemento, não importando o tipo: carne bovina, aves, carne de caça, peixes, crustáceos, etc.

Podem ser ligados com amido ou guarnecidos com legumes, vegetais ou massas.

CONSOMMÉS SIMPLES

Os consommés são preparados a partir de um caldo concentrado de aves, carnes, peixes ou legumes e depois clarificados com uma mistura de claras, carne moída e legumes triturados

CONSOMMÉS GUARNECIDOS

São consomméss simples acrescidos de chiffonnades, tomates, croutons, mini-panquecas, julienes, brunoises, etc.

CONSOMMÉS FRIOS

São caldos clarificados servidos frios, geralmente perfumados com algum tipo de bebida.

CONSOMMÉS EM GELÉIAS

São feitos com elementos gelatinosos, como carnes de frango, que ajudam a solidificar-se depois de frios.

Cremes

São classificados em quatro tipos diferentes:

CREMES SIMPLES

Seu elemento de base é o purê que pode ser feito através de diferentes produtos, adicionado de leite ou um béchamel. Diferem dos cremes veloutés na sua ligação. Sua finalização é feita através de creme de leite.

CREMES VELOUTÉS

Os cremes veloutés são compostos por um roux branco, acrescido de um caldo. Sua finalização é dada por um creme de leite e/ou gema de ovo.

PURÊS, COULIS OU BISQUES

Estas preparações culinárias têm como característica serem compostas de elementos de base como: legumes, aves, carnes de caça ou crustáceos. Sua ligação pode ser feita com arroz, batatas, lentilhas, etc. O elemento líquido tem que ser derivado do elemento de base.

POTAGES ESPECIAIS

Os potages especiais podem ser frios ou quentes e não admitem qualquer tipo de guarnição. São extremamente límpidos e perfumados com essência de salsão, morilles ou perdizes. Quando perfumados com vinho, o caldo deve ser de aves.

Sopas Frias

São excelentes entradas para um cardápio de verão ou um lanche no meio da tarde em dias quentes. Podem ser tão substanciais quanto uma sopa quente que estamos habituados a consumir.

São preparadas de diversas maneiras. Algumas como Vichysoise, sopas cremosas que são servidas frias ou quentes. Outras, como o Gazpacho, baseadas em sopas purês, de ingredientes crus ou cozidos que são levados à correta consistência adicionando-se líquidos como um fundo saboroso, suco de frutas ou de vegetais.

Uma das tendências contemporâneas para uma refeição ligeira e saudável é a introdução da sopa na combinação de pratos rápidos como: sopa e salada, sopa e sanduíche ou sopa e quiche. Outra introdução da sopa nos cardápios contemporâneos são as sopas de frutas servidas na sobremesa, acompanhadas de sorvete.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com