TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação Do Aminoacido

Monografias: Titulação Do Aminoacido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

1 Problema

Você tem duas soluções desconhecidas, sendo uma delas um aminoácidos (tampão em determinado valor de pH) e a outra água, você deve realizar os procedimentos necessários para identificar cada uma delas.

Conceito de pH: Potencial de Hidrogênio que consiste no índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.

Variação de pH: De características acidas e básicas( acido libera prótons e base recebe prótons).

Determinação de pH: pH= - log H.

Conceito base de Tampão: Mantem as soluções constantes, mesmo com adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases.

Medidas de biossegurança a serem tomadas: Utilização de jaleco, calça jeans, sapatos fechados, controle do experimento etc.

O que acontece quando você acrescenta quantidades limitadas dessas substancias nas soluções do problema? Resposta: Haverá menos variação de pH.

2 Introdução

Quando um aminoácido é titulado, sua curva de titulação indica a relação entre cada grupo funcional com íon hidrogênio.

Se adicionado gradativamente quantidades pequenas de NaOH sobre a solução de alanina e se for plotonado o pH da solução em função do numero de equivalente de OH adicionados, obtém-se uma curva com três regiões definidas(mastroeni, 2008).

Portanto a titulação é uma técnica comum utilizada em laboratórios para analisar as variações de pH em uma solução. A variação do pH esta relacionada com a adição de um acido que por sua vez diminui pH e uma base que aumenta o pH.

Neste experimento foi realizada uma titulação, utilizando o método ácido base, baseado na determinação da concentração de uma base (NaOH) de concentração desconhecida pela reação de neutralização de um ácido.

É um processo onde se faz reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o NaOH, o pH da solução vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração inicial da solução.

3 Material e Métodos

Base de Hidróxido de Sódio (NaOH)

pHmetro

Tampão

Micropipeta

Foi orientado sobre o tema titulação que se consiste em adicionar uma base em uma solução para ser observados as variações de pH.

Inicialmente, o pHmetro media que a solução salinar apresentava 2,06 mol, logo após começamos a introduzir com o auxilio de uma micropipeta 200 microlitros de base de hidróxido de sódio o pHmetro revelou a variação do pH de 2,06 para 2,09. A medida que foi adicionado o NaOH observou-se as variações de pH. Veja no quadro abaixo.

pH NaOH(mL)

2,09 0,0002 mL

2,17 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com