TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tolerância E Rugosidade

Exames: Tolerância E Rugosidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  594 Visualizações

A rugosidade superficial é o conjunto de irregularidades da superfície real, definidas convencionalmente em uma secção onde os erros de forma e as ondulações têm sido eliminados.

Consideram-se as peças em bruto, aquelas que se têm de utilizar tal e como se obtêm após seu processo de fabricação (fundidas, forja, laminación, etc)

As peças mecanizadas por arranque de viruta consegue-se determinado grau de qualidade superficial que é melhorado em um posterior acabamento com métodos abrasivos de rectificado e lapeado.

A unidade de rugosidade é a micra ou mícron ( 1micra= 1 µm = 0,000001 m = 0,001 mm) e utiliza-se a micropulgada nos páises anglosajones.

A tolerância superficial indica-se nos planos construtivos das peças mediante signos e valores numéricos, de acordo às normas de qualidade existentes.

As normas de rugosidade são as seguintes: DIN 4762, DIN 4768, DIN 4771, DIN 4775, o alcance da rugosidade de superfícies encontra-se na norma DIN 4766-1.

Para medir a rugosidade das peças utilizam-se uns instrumentos electrónicos de sensibilidade micrométrica chamados rugosímetro que determinam com rapidez a rugosidade das superfícies.

Os rugosímetros medem a profundidade da rugosidade média Rz, e o valor da rugosidade média Ra expressada em micras.

Os rugosímetros podem oferecer a leitura da rugosidade directa em um ecrã ou indicar em um documento gráfico.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com