TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topicos Especiais

Casos: Topicos Especiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Quais são as principais diferenças entre o custeio por absorção e o custeio variável

O custeio por absorção existe para atender às necessidades da contabilidade financeira, que é aquela voltada para divulgação de informações aos usuários externos à organização. Por outro lado, o custeio variável atende às necessidades da contabilidade ge¬rencial, que é aquela voltada para utilização interna na empresa, auxiliando decisões geren¬ciais

2 - Sob quais circunstancias o lucro operacional e o estoque são iguais tanto no custeio variável quanto no custeio por absorção? Quando o lucro operacional e o estoque no custeio variável são menores? Quando são maiores?

Em caso que a produção está do mesmo modo acoplada com as vendas e sem a ocorrência de estoques iniciais, o resultado operacional será o mesmo, seja qualquer método de custeio escolhido, pois todos os custos e despesas terão sido debitados ao resultado.

Nos casos que no resultado do período a quantidade produzida é maior do que a quantidade vendida, o lucro operacional no custeio variável será menor do que no custeio por absorção. Em compensação se ocorrer de que a quantidade vendida é maior do que a quantidade produzida, o lucro operacional no custeio variável será maior do que no custeio por absorção.

3 - Quais as vantagens do custeio variável? Quais as críticas que podem ser feitas a ele?

Com esse método vimos que ele não atribui os custos fixos aos seus produtos, sendo a margem de contribuição a relação entre o preço de venda e o custo do produto, assim podemos utilizá-la para obter o ponto de equilíbrio, a margem de segurança e a desenvolvimento operacional, gerando para seus usuários todas as informações essenciais pra a tomada de decisões como:

Formação de preços de venda;

Planejamento operacional de curto prazo com orçamento flexível;

Analise da lucratividade dos produtos, podendo assim decidir sobre a continuidade ou não ou até mesmo lançamentos de novos produtos;

Analise de propostas de clientes com preços abaixo dos praticados pela empresa;

Promoção, propaganda e incentivo à venda de produtos por preços menores, etc..

As desvantagens do custeio variável:

A exclusão dos custos fixos indiretos para valoração dos estoques causa a sua subavaliação, fere os princípios contábeis e altera o resultado do período.

Dificuldade em classificar corretamente os custos fixos e variáveis, bem como os custos semi-variáveis;

Em alguns casos os gestores acabam por descartar os custos e despesas fixas no processo de estabelecimento dos preços de venda;

Esse método tem análise de custos para decisões de curto prazo, assim subestima os custos fixos, que são ligados à capacidade de produção e de planejamento de longo prazo podendo trazer problemas de continuidade para a empresa.

Não é recomendável em organizações onde os custos e despesas variáveis representam uma pequena parcela do custo produtivo.

4 - Como uma companhia que utiliza o custeio por absorção pode ter seu lucro alterado sem alteração no volume de vendas?

Neste caso quando a empresa aumenta seu volume de produção, naturalmente vai se reduz o custo fixo do por produto fabricado, ou seja, os custos fixos variam conforme a produção, quanto mais à empresa produz menor é o valor do custo fixo adicionado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com