TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toria Da Adminitração

Dissertações: Toria Da Adminitração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO:

ADMINISTRAÇÃO: Conceito e importância

ESCOLA CLÁSSICA E IDEIAS PRINCIPAIS

INTEGRANTES DA ESCOLA CLÁSSICA E IDEIAS PRINCIPAIS

EVOLUÇÃO DA ESCOLA CLÁSSICA

INTEGRANTES DA ESCOLA NEOCLÁSSICA E IDEIAS PRINCIPAIS

ENFOQUE COMPORTAMENTAL

ÁREAS DO CONHECIMENTO DO ENFOQUE COMPORTAMENTAL E IDEIAS PRINCIPAIS

PENSAMENTO SISTÊMICO

ADMINISTRAÇÃO NO PRESENTE

PARADIGMAS TRADICIONAIS

PARADIGMAS DO LIMIAR DO SEC.XXI

CONCLUSÃO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO:

Em tempos atuais, as mudanças no ambiente empresarial, como reflexo da abertura do comércio internacional e da competitividade das empresas, promovem transformações nítidas no ambiente organizacional das empresas. Esse cenário tende a proporcionar constantes barreiras e desafios para as empresas, exigindo rapidez na solução de problemas prementes na busca pela efetividade objetivando superação de conflitos e a sobrevivência da organização.

Com isso, ferramentas gerenciais focadas em seus conceitos de melhorias contínua eficiência e eficácia, e aprendizado organizacional, visam diferencial competitivo e vantagens estratégicas de posicionamento diante da concorrência no mercado.

ADMINISTRAÇÃO: CONCEITO E IMPORTÂNCIA

Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle. A administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivos – individual, familiar, grupal, organizacional ou social. Á medida que se avança do nível individual para o da administração na sociedade global, aumenta a quantidade de recursos e a complexidade do processo de tomar decisões. Embora o processo administrativo seja importante em qualquer contexto de utilização de recursos, a razão principal para estudá-lo é seu impacto sobre o desempenho das organizações. Organizações bem administradas são importantes por causa do impacto sobre a qualidade de vida da sociedade. Administradores competentes são recursos sociais importantes, justificam e fundamentam o desenvolvimento e o estudo da teoria geral da administração.

Modelo de gestão é um conjunto de doutrinas e técnicas do processo administrativo, muitas vezes está associado a uma base cultural.

Modelo de organização é um conjunto de características que definem organizações e a forma como são administrados é o produto da utilização de determinadas doutrinas e técnicas.

Doutrinas é um princípio de conduta, que contém valores, implícitos ou explícitos, recomendam como agir, orientando os julgamentos e decisões dos administradores .

As técnicas são soluções para problemas. Organogramas, metodologias de planejamento, estudos de tempos e movimentos e sistemas de controle são exemplos de técnicas. Os princípios são permanente as técnicas tendem a ser transitórias, entender os princípios conseguirá dominar as técnicas mas o inverso não é verdadeiro.

Conceito é uma ideia fundamental, que se exprime por palavras, é uma representação

mental de algum processo ou elemento da administração e das organizações.

ESCOLA CLÁSSICA E IDEIAS PRICIPAIS

Escola clássica: Eficiência dos processos produtivos, combate ao desperdício, administração como processo, eficiência do modo burocrático de organização.

Evolução da escola clássica (escola neoclássica): Estrutura organizacional, estratégia, eficácia da organização, administração da qualidade, sistema Toyota de produção.

Enfoque (ou escola) comportamental: Diferenças individuais, liderança, motivação, cultura organizacional, ética e responsabilidade social.

Enfoque (ou pensamento) sistêmico: Complexidade, sistemas. O pensamento sistêmico está presente nas outras trilhas da “selva das teorias”.

INTEGRANTES DA ESCOLA CLÁSSICA E IDEIAS PRINCIPAIS

Frederick Winslow, Taylor : Movimento da administração ciêntífica, eficiência, combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho, melhor maneira de fazer as tarefas.

Henry Ford: Linha de montagem, produtos, peças e trabalhadores padronizados; eficiência do processo produtivo.

Henri Fayol: Administração como processo, com identidade e papel próprios dentro das funções da empresa; papel dos gerentes e do executivo principal; diretrizes sobre como administrar.

Max Weber: Burocracia como forma de autoridade, eficiência da burocracia, tipo ideal de burocracia, organização como máquina burocrática.

EVOLUÇÃO DA ESCOLA CLÁSSICA

A escola clássica desenvolveu-se numa época em que a indústria moderna estava surgindo e havia poucos fornecedores para os produtos que despertavam o desejo de consumo nas pessoas: automóveis, eletricidade e telefone. Á medida que a sociedade industrial evoluiu, a concorrência aumentou e os administradores precisaram de ferramentas para enfrentá-las . Alguns autores dão a essa fase o nome de “escola neoclássica”- foi momento em que a ênfase se deslocou da eficiência para competitividade. Esse foi o momento dos grandes organizadores: de Pont e Sloan.

INTEGRANTES DA ESCOLA NEOCLÁSSICA E IDEIAS PRINCIPAIS

Pierre Du Pont e Alfred Sloan: Estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específico para cada tipo de mercado; planejamento estratégico; avaliação do desempenho da empresa como todo; centralização do planejamento e descentralização da execução; unidades centrais de apoio.

ENFOQUE COMPORTAMENTAL

Essa trilha é muito antiga na selva das teorias, tendo sido aberta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com