TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxicidade De ácidos E Bases

Artigos Científicos: Toxicidade De ácidos E Bases. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 5

Ácido sulfúrico (H2SO4): se for ingerido causa erosão dentária, queimaduras e graves lesões no trato gastro intestinal, devendo-se administrar água ou leite para baixar a concentração do ácido, não tentar neutralizar com NaHCO3; se for inalado causa irritação no nariz e garganta, edemas de laringe e pulmonares, bronquites e pneumonites, devendo-se levar a pessoa para um local arejado. Se for contato com os olhos causa necrose da córnea, conjuntivite, lesões nas pálpebras e cegueira, não pode deixar que a pessoa feche os olhos e lavar com muita água. No caso de contato com a pele produz queimaduras e ulcerações, devendo-se retirar as roupas contaminadas e colocar a pessoa em baixo de água corrente, pode-se usar uma solução de 2% de NaHCO3 e depois lavar a área com sabão.

Ácido nítrico (HNO3): causa irritações na pele, olhos e vias respiratórias. Exposições a níveis elevados dos gases ou vapores podem provocar danos aos dentes, bronquite crônica. Se entrar em contato com os olhos causa descoloração amarelada e queimaduras, em contato com a pele causa irritação e sérias lesões dependendo da concentração. Se ingerido causa escaras amarelas nos lábios, língua e céu da boca, além de necrose do trato gastro-intestinal, se for queimadura simples produz manchas amareladas que geram bolhas. Os primeiros socorros no caso da inalação são levar a pessoa para um local arejado e se possível administrar oxigênio, em contato com a pele deve-se levar imediatamente para o chuveiro e na água corrente retirar a roupa contaminada e nos olhos não deixar que os fechem e lavar com água em abundancia. Se ingerido não provocar vomito nem neutralizar com Na HCO3, deve-se dar água aos poucos.

Ácido clorídrico (HCl): se houver contato com os olhos causa irritação ocular e nas pálpebras, podendo haver perda da visão, devendo-se lavar imediatamente com água, mantendo as pálpebras abertas para assegurar a lavagem da superfície. Se o contato for com a pele tem efeito corrosivo, causando queimaduras, portanto deve-se remover as roupas contaminadas e lavar o local com muita água e não tentar neutralizar com substancias alcalinas. Quando inalado causa irritação no aparelho respiratório, edema pulmonar e insuficiência respiratória podendo levar ao óbito, devendo-se levar a pessoa para um local arejado e administrar oxigênio, em casos graves reanimar a pessoa mecanicamente. Se ingerido causa queimaduras nas membranas mucosas da boca, esôfago e estomago, pode-se dar água ou leite e não pode provocar o vômito.

Ácido cianídrico (HCN): o ácido cianídrico é altamente inflamável. A inalação desse gás pode levar a sensação de fadiga e de vertigens, perda de conhecimento, convulsões e a sua exposição crônica pode levar a perturbações digestórias e oculares; o contato do liquido com a apele pode causar dermatoses e asfixia (via absorção cutânea ou respiratória). A ação toxica é devido a inibição de uma enzima que faz as células consumirem o oxigênio transportado pelo sangue, o que causa essa asfixia mesmo que o sangue ainda esteja oxigenado. A contaminação com o HCN é muito grave, então deve-se procurar um médico imediatamente.

Ácido percórico (HClO4): esse ácido causa queimaduras severas quando em contato com olhos e pele, no caso de ingesta as queimaduras são no trato gastro intestinal, se for inalado é destrutivo para os tecidos das membranas mucosas e do trato respiratório superior. Se for inalado levar a pessoa para o ar fresco, se a pessoa não respirar aplicar respiração artificial, se for contato com a pele despir imediatamente a roupa contaminada e lavar com sabão e muita água e no caso dos olhos lavar cuidadosamente com muita água. E na ingesta não provocar vômitos, e lavar a boca com água em abundância.

Sulfeto de hidrogênio (H2S): se houver inalação provoca parada respiratória por depressão do SNC, pode causar também dor de cabeça, vertigem, tonteira, confusão mental, dor no peito, entre outros. Se entrar em contato com a pele causa irritação com vermelhidão local e inchação, semelhante à queimadura; se for com os olhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com