TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabaalho Social

Trabalho Universitário: Trabaalho Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  4.421 Palavras (18 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 18

RESUMO

Um dos problemas urbanos que mais preocupa a população atualmente é a violência, pois todos estão vulneráveis aos crimes que ocorrem, principalmente nas grandes cidades do Brasil. Diariamente têm-se notícias de assassinatos, assaltos, sequestros, agressões, e outros tipos de violência. Esse fato contribui bastante para que a população fique com medo, e o que é pior, muitos já não confia na segurança pública. Este trabalho tem como alvo mostrar o comportamento do homem, baseando-se no filme "Tropa de Elite", relatando suas culturas, conflitos, manifestações e grupos sociais e como esses fatores pode influenciar a vida dos indivíduos e de uma sociedade.

Palavras – chave: Conflito social, Cultura, Bope.

SUMÁRIO

Introdução................................................................................................................05

1-0 - O que é Cultura?............................................................................................. 06

1.2- Manifestações Culturais Presentes no filme................................. .......07

1.3- Análise do Filme Tropa de Elite............................................ .................08

2-0 Os Mecanismos Sociais que podem influenciar a vida tanto psíquica como social dos indivíduos na sociedade.......................................................................10

2.1- Conflitos Sociais Presentes no Filme....................................................10

2.2- A Importância do Serviço Social na Resolução de Conflitos.............11

2.3 - A Psicologia Auxiliando Situações de Conflitos Sociais....................12

3-0 - A Formação do BOPE e suas Principais Características.............................13

3.1 - O que é o Bope?......................................................................................13

3.2 - Método de Preparo do Bope ..................................................................14

3.3 - Como Agem os Policiais do Bope?.......................................................15

3.4 - Ações do Bope que Podem Ajudar na Resolução dos Conflitos.......16

Considerações Finais..............................................................................................18

Referencias...............................................................................................................19

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como alvo mostrar o comportamento do homem, baseando-se no filme "Tropa de Elite", relatando suas culturas, conflitos, manifestações e grupos sociais e como esses fatores podem influenciar a vida dos indivíduos e de uma sociedade.

Temas como: uso de drogas, a violência, a corrupção são recorrentes e estão sempre na mídia, isso traz muitos problemas para a população que precisa conviver com eles diariamente.

Tráfico de drogas gera milhões de reais, e isso que atrai muita gente. Nossa sociedade não é uma sociedade igualitária, há muita desigualdade isso é um dos fatores que contribui para o aumento da violência e criminalidade. Pois as pessoas vê no crime uma forma de "ganho fácil" e obtenção de bens tipo: roupas de grife, jóias, carros de luxo e outros bens que as pessoas da classe média alta usam.

Grande é a relevância deste tema para o Serviço Social, pois traz uma reflexão acerca dos mecanismos sociais que podem influenciar a vida tanto psíquica como social dos indivíduos na sociedade.

Para a elaboração desse trabalho foram utilizados textos disponibilizados em sala de aula, pesquisa de dados, e textos pesquisados na rede e livro texto.

Na primeira etapa, trabalharemos com o tema cultura onde estaremos identificando as manifestações culturais presentes no filme e fazendo uma análise deste com o intuito de identificar os conflitos sociais presentes na trama.

Na segunda etapa iremos refletir sobre a importância das ciências sociais como Serviço Social e a Psicologia e como elas se articulam na resolução dos conflitos sociais.

Finalizando, Faremos uma análise do grupo de policiais do BOPE o (Batalhão de Operações Especiais) identificando as seguintes questões: Quem são? Como são treinados? Como Agem? E também iremos propor ações para que o Bope possa ajudar na resolução dos conflitos sociais.

1 - O Que é Cultura?

A Palavra cultura em sua etimologia, e o verbo colere, que vem do latim e significa cultivar. Embora essa palavra tenha várias definições uma das mais aceitas segundo Wikipédia é a do inglês Edward Taylor que diz que cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

Na língua latina ente os povos romanos, cultura tinha o sentido de agricultura, e se referia ao cultivo da terra para a produção e ainda hoje se perpetua esse conceito quando se refere a cultura da soja, do milho, do arroz, etc.

Em Ciências Sociais o significado de cultura é um conjunto de idéias comportamentos, símbolos e práticas sociais aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade.

Houve um tempo em que cultura era vista como sinônimo de erudição e as classes média e alta brasileiras sobrevalorizavam o conhecimento humanístico. As pessoas que eram cultas possuíam conhecimento, uma retórica invejável e demonstrava refinamento social superior eram consideradas como pessoas de cultura. Já na filosofia idealista alemã cultura equivale a formação no sentido de constituição e desenvolvimento individual ou coletivo. "Assim, o indivíduo tem cultura como parte de sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com