TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhador Ganha Com Horario Flexivel

Pesquisas Acadêmicas: Trabalhador Ganha Com Horario Flexivel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 9

Sistema de Ensino Presencial Conectado

RECURSOS HUMANOS

érica michele de souza silva

Cabo de Santo Agostinho

2013

érica michele de souza silva

“Trabalhador ganha com horário flexível”

Trabalho interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral das disciplinas de Teorias Administrativas, Relações Interpessoais, Tecnologia e Desenvolvimento Humano e Analise Econômica Social.

Prof. Ulysses Januzzi

Joenice Leandro Diniz

Henry Nonaka

Elisete Alice Zanpronio

Trabalho interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral das disciplinas de Teorias Administrativas, Relações Interpessoais, Tecnologia e Desenvolvimento Humano e Analise Econômica Social.

Prof. Ulysses Januzzi

Joenice Leandro Diniz

Henry Nonaka

Elisete Alice Zanpronio

Cabo de Santo Agostinho

2013

INTRODUÇÃO

Flexibilidade na jornada de trabalho faz inferir a ideia de liberdade, onde os empregados podem administrar seu horário de trabalho com seus afazeres pessoais. Para muitos, isto pode parecer uma realidade distante, mas ao contrário do que se imagina, esta é uma prática que algumas empresas já vêm adotando, e há quem diga que essa “regalia” é capaz de atrair e manter bons empregados, além de motivar seus colaboradores.

A ideia é deixar o empregado livre para resolver questões que tenham atrito com o seu horário de trabalho, assim, é possível resolvê-las dando a famosa “escapadinha” e compensando esses minutos da forma que lhe convém, mas sem deixar de controlar a sua carga horária devida, ou seja, ao final do expediente ou ao final do mês, a carga horária do empregado deverá fechar com a estipulada pela empresa.

Com a flexibilidade do horário de trabalho é possível que a qualidade do serviço ou produto oferecido pela empresa tenham ganhos, isto é, a possibilidade de ajustar os compromissos pessoais com as atividades do trabalho podem aumentar o comprometimento do empregado à organização e, consequentemente, o empregado estará mais focado para a realização de suas tarefas. Isso devido ao fator satisfação, visto que empregados satisfeitos e motivados refletem diretamente no resultado final da empresa.

Outro ganho que a organização poderá ter é a de reter talentos, pois empregados com uma melhor qualidade de vida, satisfeitos com o seu trabalho poderão perceber na empresa a sua oportunidade de crescimento.

DESENVOLVIMENTO

1. ECONOMIA E MODELO DE GESTÃO

Na hora de ir para o trabalho, você enfrenta trânsito caótico, rodízio, ou metrô e ônibus lotados. Ao longo do dia, são várias as tarefas para resolver, como levar os filhos para a escola ou ir ao banco. Trabalhar numa grande cidade brasileira tem desses inconvenientes, que fazem o tempo evaporar.

O número de empresas que leva em consideração o impacto da rotina na satisfação e produtividade dos funcionários está aumentando – e elas começam a oferecer alternativas de horários para que os funcionários consigam dar conta de um dia a dia cada vez mais agitado.

Vantagens dos horários flexíveis para a empresa:

Colaboradores mais dedicados e proativos, colaboradores que trabalham nos momentos em que se sentem mais concentrados, colaboradores que acabam por gostar (ainda mais) do trabalho que executam colaboradores com maiores níveis de produtividade, Colaboradores mais disponíveis, colaboradores mais satisfeitos globalmente, Redução das faltas e menos incumprimento de horários (chegar tarde, sair cedo…).

Vantagens de um horário flexível para o trabalhador:

Uma maior flexibilidade para tratar de assuntos pessoais, mais disponibilidade para a família, diminuição dos níveis de stress, maior controle sobre o trabalho, melhor perspectiva sobre as tarefas profissionais presentes e futuras, maior motivação profissional, lucratividade e Possibilidade de trabalhar durante as horas em que se sente mais concentrado.

Era pós–industrial

Vivemos na era pós–industrial, um novo mundo onde o trabalho físico é feito pelas máquinas e o mental pelos computadores. Nela cabe ao homem uma tarefa para a qual é insubstituível: ser criativo, ter ideias.

Durante dois séculos, tempo que durou a sociedade industrial (1750-1950), o maior desafio foi a eficiência, isto é, fazer o maior número de coisas no menor tempo. O ritmo de vida passou a ser mais dinâmico.

A sociedade pós-industrial nasceu com a segunda guerra mundial, a partir do aumento da comunicação entre os povos, com a difusão de novas tecnologias e com a mudança da base econômica. Um tipo de sociedade já não baseada na produção agrícola, nem a indústria, mas na produção de informação, de serviços, símbolos e estética.

A sociedade pós-industrial provém de um conjunto de situações provocadas pelo advento da indústria, tais como o aumento da vida média da população, o desenvolvimento tecnológico, a difusão da escolarização e difusão da mídia.

A sociedade pós-industrial se diferencia muito da anterior e isso se percebe claramente no setor de serviço, que absorve hoje cerca de 60% da mão-de-obra total, mais que a indústria e a agricultura juntas, pois o trabalho intelectual é muito mais frequente que o manual e a criatividade, mais importante que a simples execução das tarefas. Antes era a padronização das mercadorias, a especialização do trabalho, agora o que conta é a qualidade de vida, a intelectualização e a desestruturalização do tempo e do espaço, ou seja, fazer uma mesma coisa em tempos e lugares diferentes .

A era pós-industrial também é conhecida como a era da informação e do conhecimento. Mas é preciso saber distinguir informação de conhecimento, exemplo: Um conjunto de coordenadas da posição de um navio ou o mapa do oceano são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com