TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhador Ganha Com Horario Flexivel

Artigo: Trabalhador Ganha Com Horario Flexivel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  3.661 Palavras (15 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo esclarecer a prática do horário flexível, o mesmo oferece ao colaborador autonomia para administrar seu próprio tempo, consequentemente traz grandes benefícios para os seus subordinados. As organizações escolhem seus colaboradores, tendo em vista mais opções de horários e benefícios a oferecê-lo. Os negócios ganham maior participação dos trabalhadores, pois com a maleabilidade de horário tem-se a possibilidade de atender a diferentes públicos e fusos horários, em contrapartida os empregados focam nos resultados, com liberdade de administrar seu horário.

Dentro desse quadro de grandes inovações no meio organizacional, surgi um conceito que é a “Tecnologia da Informação”, a mesma nada mais é do que, um exemplo importantíssimo de recursos usados no ambiente empresarial atual, ela vem sendo utilizada amplamente e intensamente, tanto no nível estratégico, quanto no nível operacional.

Em meio ao contexto organizacional podemos observar que existem grupos, os quais são formados por pessoas, com objetivos definidos (ou não). O grupo tende a trabalhar voltado para um mesmo objetivo, com papéis e funções definidas. Atendendo-se todos os requisitos um grupo pode se tornar eficaz, e por meio dele podem surgir equipes, a qual trabalha unida em prol de um único objetivo, ajudando uns aos outros em busca de cada conquista.

2 Objetivos

2.1 Objetivo Geral

Auxiliar os alunos na compreensão e contextualização dos conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do semestre por meio do artigo “TRABALHADOR GANHA COM HORÁRIO FLEXÍVEL”.

2.1.1 Objetivos Específicos

Questões da disciplina: Economia e Modelos de Gestão

No texto, 3º parágrafo, Cláudio Dedecca, economista da Unicamp, afirma:

“a flexibilização é mais vantajosa para aqueles que ocupam cargos de alta qualificação.” “Esses profissionais têm mais autonomia na realização das tarefas e por isso se adéquam melhor ao horário flexível”.

Pensando em aturem como profissionais do alto escalão de determinada empresa, mais especificadamente como Consultores de RH, e como as empresas estão lindando economicamente com estes profissionais, respondam:

1) Quais as vantagens que a empresa teria se o contratassem com autonomia de horário (horário flexível)?

2) Quais as vantagens que você teria se fosse contratado com autonomia de horário (horário flexível)?

3) Faça um breve relato sobre a nova era em que vivemos (era pós-industrial, era da informação ou sociedade do conhecimento), abordando sobre o ambiente das organizações e o estereótipo ideal do homem atual ambiente das organizações frente esta nova realidade retratada pelo texto a acima.

4) Leia o artigo do jornal “O estado de São Paulo” (28/02/2013) – Caderno “Economia & Negócios”, sobre a decisão da Yahoo em acabar com o trabalho em casa. Faça uma reflexão sobre os dois textos que relatam contextos distintos: a previsões futuras em 2007 e a realidade atual em 2013. Compare os dois momentos e relate sobre a tendência atual das organizações sobre este aspecto.

Questões da disciplina: Relações Interpessoais

Flávio Balestrin, diretor de relações humanas da TOTVS S.A, afirma no texto que: “Temos hoje lideranças e equipes mais maduras que sabem seus imites e se auto gerenciam, Notou-se o aumento da responsabilidade”.

De acordo com o estudado na disciplina, responda as questões:

1) Cite e explique os elementos do processo de grupo.

2) Qual a diferença entre grupos formais e informais?

3) Explique como as equipes se desenvolvem.

4) Qual a diferença entre grupo e equipe?

Questões da disciplina: Tecnologia e Desenvolvimento Humano

Responda / analise os tópicos abaixo:

• Podemos dizer que atualmente vivemos na “Sociedade da Informação”. De uma forma geral, quais as principais características da “Sociedade da Informação”?

• No texto pudemos observar que através do “FlexiPlace o funcionário trabalha três dias na IBM e dois em casa”. Na sua opinião você acredita que a Sociedade da Informação incentiva e facilita a questão das empresas permitirem o funcionário trabalhar em casa? Por quê?

• Cite e comente a definição de “Tecnologia da Informação”.

• Você acredita que a Tecnologia da Informação incentiva e facilita a questão das empresas permitirem o funcionário trabalhar em casa.

3 Horário Flexível

De acordo com Pedro Proscurcin, horário flexível é "uma modalidade de jornada flexível, segundo o qual o empregado, respeitando um determinado horário nuclear de presença obrigatória, pode configurar sua jornada de trabalho com entradas e saídas móveis; isto é, entrando e saindo do trabalho antes ou depois, conforme o que for negociado pelas partes" (Modalidades de compensação de jornada. LTr. Legislação do Trabalho. Suplemento Trabalhista. São Paulo. N. 121, p. 554, l998).

Gradey (1991) define flexibilidade como sendo uma solução aos problemas que as empresas devem resolver para se adaptarem às novas condições de produção e de mercado – ajustar os empregos às flutuações da rigidez da produção, que se tornam também flexíveis, e inverter as tendências anteriores, como o tempo integral, progressão indexada dos salários, proteção social generalizada, etc.

Boyer (1986) conceitua a flexibilidade como sendo a aptidão de um sistema ou subsistema de reagir às diversas perturbações do meio ambiente, definindo cinco princípios que dão suporte a diferentes formas de flexibilidade: a organização da produção, a hierarquia das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com