TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhando como assistente social

Tese: Trabalhando como assistente social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2015  •  Tese  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

objetivo do curso de Serviço Social é a formação de profissionais capacitados para criar e executar programas dos quais a finalidade seja a transformação social. Desta forma encontra-se na grade curricular:

Sociologia

Teoria política

Filosofia e economia

Políticas e movimentos sociais

Trabalho e sociabilidade

Relações de gênero

Étnicas e raciais

Desde o começo do curso, o estudante realiza trabalho de campo tanto em comunidades e quanto em espaços institucionais como escolas, sindicatos, ONGs, creches e cooperativas. O estágio supervisionado é obrigatório.

Exercendo a profissão de Assistente Social

Para exercer a profissão de Serviço Social é indispensável concluir a graduação em Serviço Social em uma Instituição de ensino cujo curso tenha sido oficialmente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e proceder à inscrição no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).

O registro no CRESS é condição estabelecida pela Lei de Regulamentação Profissional como requisito para a certificação e habilitação ao exercício da profissão de Serviço Social. Trabalhar sem registro é ilegal.

Em linhas gerais, o principal aspecto positivo do curso é a oportunidade de contato profundo com o comportamento social das pessoas, a fim de que consiga cumprir os desafios da profissão que está sobre o pretexto do pensar social. Para que esse contato ocorra de maneira satisfatória, a dedicação do profissional deve ser profunda e qualificada. Quem não tiver este perfil, certamente não obterá sucesso na área.

Melhores Faculdades

É interessante que os alunos verifiquem se os cursos escolhidos possuem reconhecimento junto ao Ministério da Educação, pois somente assim o diploma é valido. Confira os dez melhores cursos de Serviço Social segundo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes:

Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Universidade de Caxias do Sul – UCS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC

Universidade Veiga de Almeida – UVA

Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

Universidade de Marília – UNIMAR

Universidade Luterana do Brasil – ULBRA

Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE

Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Curiosidades

Desde o início das civilizações, existiram pessoas preocupadas com o bem-estar social, ainda que o reconhecimento desta área como profissão tenha ocorrido muito tempo depois. Segundo a história do serviço social, a primeira casa de assistencialismo no Brasil foi criada em 1543, por iniciativa de Brás Cubas, a “Casa de Deus para os homens”, a atual Santa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com