TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhando na sala de aula: teorias para o quê?

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

O trabalho em sala de aula: Teorias para quê?

Ao observarmos um professor em sala de aula principalmente nas séries iniciais, não podemos, hoje em dia, identificar seus princípios teóricos em suas ações, mesmo que existam claramente, isto é não podemos identificar se este professor poderá ser rotulado como “Freinetiano, Piagetiano, Vygotskiano ou etc” porque cada ação tem seu objetivo próprio e o seu desenvolvimento se faz com o decorrer da aula, os alunos é que acabam determinando qual e como o professor irá conduzir a aula para que todos tenham um melhor aproveitamento do que esta sendo sugerido.

E claro que quando o professor entra na sala de aula ele já vem ciente de como agir e como obter o seu objetivo, pois sempre há um trabalho pedagógico por trás de qualquer ação efetuada pelo mesmo, por isto é de suma importância a organização do trabalho pedagógico.

O professor ao elaborar uma aula deve primeiro se perguntar para que? O que? Como? Para quem? Quando? E onde ensinar?

E para ter estas respontas o professor tem que se inteirar sobre o assunto, ler atentamento sobre este assunto e principalmente estar aberta para novos questionamentos pois sabe-se que o aluno trás consigo a sua própria carga de conhecimento e cabe ao professor tornar este conhecimento estimulante para o aluno.

O papel do professor nesse processo é descobrir, buscar a lógica e incentivar o aluno a pensar sobre o assunto abordado, fazendo com que este aluno argumente sobre o assunto em questão, só assim o professor irá conseguir a atenção do aluno tornando o conhecimento algo prazeroso tanto para o aluno como para o professor.

Sabermos que para podermos organizar um bom trabalho pedagógico temos que termos uma boa carga de teoria pois só assim saberemos como melhor trabalhar com nossos alunos em sala de aula, por outro lado também sabemos que não é só de teoria que vamos trabalhar em sala de aula.

Nós professores temos que estar com a mente aberta para novos conhecimentos e também temos que estar abertas para entender e saber usar a bagagem de cada aluno porque só assim teremos alunos participativos em sala de aula.

A combinação perfeita para temos um bom resultado em sala de aula é o planejamento “ teoria” como base e a experiencia de cada um tanto professor X aluno como aluno X professor como parte parte integrante em sala de aula.

 

“ Um professor que se propõe em conhecer seus alunos, transformará bons críticos, ótimos profissionais e excelentes pais”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com