TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhar com o universo infantil

Artigo: Trabalhar com o universo infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Artigo  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalhar com o universo infantil exige muita dedicação dos profissionais envolvidos, e isso, não é diferente no caso dos fisioterapeutas. A criança cronicamente doente ou apenas acometida de forma aguda por uma patologia tem dificuldades de compreender o porquê de estar passando por situações que a impedem de fazer coisas simples como brincar.

Na infância ocorrem grandes descobertas e a criança apresenta uma postura inquieta perante o mundo que se apresenta. As atividades lúdicas, elementos naturais do universo infantil, são a porta de entrada para a criança desvendar o mundo. É a partir da interação lúdica com o mundo que a criança alcança o desenvolvimento neuropsicosensoriomotor.

O desenvolvimento inicia-se com a experimentação e ocorre de maneira diversa, de acordo, com as oportunidades oferecidas à criança. A partir desta relação de cumplicidade entre o lúdico e o universo infantil a criança se desenvolve de maneira global. Através do seu corpo e das oportunidades que lhe são oferecidas, à criança, estabelece uma relação com o mundo, adquiri consciência do próprio corpo e das possibilidades de expressar-se por meio deste.

O profissional de saúde precisa entender as particularidades da infância ao tratar e se relacionar com a criança. É de suma importância, que o mesmo, percebendo a criança como um ser integral do processo, proporcione a mesma, situações que favoreçam o seu desenvolvimento psicomotor, através de atividades atrativas e prazerosas, de forma lúdica, com jogos, brinquedos e brincadeiras, contribuindo para que todo o processo de tratamento ocorra da forma mais natural possível para a criança, e minimizando condutas dolorosas.

Não existe uma receita pronta para trata problemas que ocorrem na infância, mas, é importante atentar para as particularidades do paciente, refletir sobre as limitações que o mesmo está sofrendo e entender as repercussões que todo o processo pode causar em seu desenvolvimento. É preciso, sobretudo proporcionar a criança um ambiente que estimule seu crescimento e desenvolvimento adequado e ofereça a mesma, experimentações adequadas para sua idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com