TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 4º Semestre

Ensaios: Trabalho 4º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.338 Palavras (10 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 10

GESSICA TAÍS

LAILA MANOELA ROCHA PIRES

LEANDRO JOSÉ DOS SANTOS

LOURIVAL BARBOSA JUNIOR

RENATA ALVES DOS SANTOS

VANILDE OLIVEIRA SANTOS

Brumado

2013

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E

ORÇAMENTÁRIA

MERCADO DE CAPITAIS

DIREITO TRIBUTÁRIO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................4

3 CONCLUSAO..........................................................................................................10

4 REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo desenvolver o conteúdo aprendido em aula, na prática, pesquisa e desenvolvimento de ferramentas para uma empresa de pequeno porte fundada 2002. VAG transporte. Um trabalho desenvolvido pelo proprietário e o administrador da empresa que se mostraram disponíveis às pesquisas e às mudanças.

Então colocaremos em prática alguns conceitos já vistos, e entenderemos a importância de cada matéria aprendida no quarto semestre, são elas: administração financeira e orçamentária; mercado de capitais e direito tributário. Cabe ressaltar que essas matérias são de muita importância para quem deseja avançar em seus conhecimentos e ser um futuro administrador de empresas de sucesso

2 DESENVOLVIMENTO

Fundamentação Teórica Administração Financeira e Orçamentária

Trataremos agora de alguns dos principais aspectos da Administração financeira e Orçamentária. A administração financeira se preocupa com as tarefas do administrador financeiro de uma empresa. O administrador financeiro gere ativamente a área financeira de qualquer tipo de organização, seja ela pública ou privada, grande ou pequena, com ou sem fins lucrativos.

O porte e a relevância da função de administração financeira dependem do tamanho da empresa. Nas pequenas empresas, a função financeira geralmente é desempenhada pelo departamento de contabilidade. À medida que a empresa cresce, a função financeira se transforma em um departamento separado, diretamente ligado ao presidente da empresa, com a supervisão do diretor financeiro.

Em uma economia cheia de incerteza e grande concorrência, o planejamento financeiro mostra-se como uma ferramenta para a boa gerência e algo necessário a sobrevivência da empresa. Planejar é traçar metas, elaborar planos direcionados ao projeto que se almeja por em prática.

Planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica para que os objetivos sejam atingidos, a curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possível.

Outro ponto importante é o capital de giro o mesmo é a soma dos recursos financeiros aplicados no caixa, bancos, estoques e valores a receber de clientes. Normalmente, o capital de giro é influenciado pelo volume de vendas, compras, custo das vendas e, principalmente, pelos prazos médios de estocagem, recebimento das vendas a prazo e pagamento de compras. Nossas dicas para prevenir a insuficiência do capital de giro são: Mantenha o controle da inadimplência; Adote uma política de redução de custos e despesas; Reduza os prazos de recebimento e estocagem e dilate os prazos de pagamento; Renegocie dívidas de curto prazo para longo prazo; e, principalmente, Mantenha a empresa lucrativa, pois o lucro é a principal fonte de realimentação do capital de giro.

Dentro de uma empresa é preciso que sejam feitos diversos orçamentos alguns deles são o orçamento inicial que é realizado A fim de estimar quanto dinheiro você necessita antes do arranque do negócio, você deve desenvolver um orçamento de estabelecimento. O orçamento de estabelecimento fornece uma visão geral das despesas necessárias a incorrer até iniciar negócios. Apenas depois de começar, você será capaz de ganhar uma renda.

Não menos importante é o orçamento operacional que fornece uma visão geral dos custos de funcionamento do seu negócio. O orçamento operacional lhe dá uma visão geral das despesas do dia-a-dia da empresa. Ele também dá uma chance para calcular a estimativa de volume de negócios. Quando todas as despesas de um ano são acrescentadas juntas e subtraídas da renda, você começará a declaração de ganhos e perdas. O lucro na sua empresa é o seu “salário”. O lucro é o que você pode tomar da empresa para seu uso pessoal.

E por fim vale ressaltar também a importância do orçamento de fluxo de caixa que para fim de satisfazer a sua necessidade de dinheiro, no final de cada mês, você tem que elaborar. Um orçamento de fluxo de caixa é um panorama cronológico de rendimentos esperados e gastos ao longo de um determinado período de tempo - frequentemente um mês.

No que tange ao planejamento orçamentário podemos inferir que "Planejar é estabelecer com antecedência ações a serem executadas, estimar recursos que serão necessários e alocados, assim como atribuir as responsabilidades em relação a um período futuro pré-determinado. Desta forma, é possível identificar a existência de oportunidade e restrições tanto no âmbito interno quanto externo da organização" (SANVICENTE, 2000, p. 16).

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com