TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 5 Semestre

Exames: Trabalho 5 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

Esse trabalho apresenta o quanto é importante desde a educação infantil a criança descobrir a importancia da reciclagem do lixo em nossa vida, e o quanto o lixo não reciclado nos traz problemas.

As crianças, particularmente as que vivem nos grandes centros urbanos, associam a natureza apenas ao campo, a um sítio, uma fazenda, à praia ou à floresta. Poucas são aquelas que percebem o bairro da escola ou de sua residência como natureza. Mas, é preciso que desde a Educação Infantil, os pequenos compreendam que, ainda que transformadas pela ação humana, as cidades onde moramos fazem parte da natureza, do ambiente, e como é importante dele cuidar.

A maneira como nos relacionamos com o ambiente e com as pessoas que nos cercam, constitui o nosso modus vivendi. Portanto, a nossa vida nunca é isolada ou separada da sociedade na qual estamos inseridos.

Um grande conflito pelo qual a humanidade passa é repensar a relação que mantemos com o meio ambiente. Assim sendo, quanto mais cedo as crianças perceberem que fazem parte da natureza, tanto melhor para sua convivência futura.

A cada dia, mediante ao aumento populacional desordenado e falta de educação coletiva, aumenta a produção de resíduos sólidos. Tão desordenada quanto sua produção, é sua utilização. Na maioria das vezes os resíduos são desperdiçados por conta da falta de conhecimento ou de compromisso de seus fabricantes. Já existem estudos que comprovam que a reciclagem não dá conta da produção hoje existente, por conta da quantidade de lixo produzido ser bem maior que as ações de reciclagem

DESENVOLVIMENTO

Justificativa:

Optei pelo desenvolvimento das atividades baseada em uma educação onde podemos amenizar a situação do lixo naão reciclaado em nossa escola.

Quanto aos resíduos sólidos, como já destacado na apresentação, é um fato e uma realidade. Não pode ser ignorado, tem que ser levado a sério e são necessárias medidas para a minimização deste problema socioecologico.

‘Resíduos sólidos: material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível;

” Desta forma, com a amplitude existente no que se refere ao conceito de resíduos sólidos, para este trabalho, que tem cunho educacional de estimulo a prevenção, optei por trabalhar os resíduos: domésticos recicláveis/reutilizáveis.

Objetivo:

- Conscientizar as crianças de que qualquer ser humano é um produtor de lixo.

- Fazer com que os pequenos de 4 e 5 anos percebam a quantidade de lixo que uma família pode produzir.

- Identificar os tipos de lixo que podem ser reciclados.

- Diferenciar os tipos de lixo produzidos

-reciclar o lixo fazendo com ele brinquedos.

Metodologia:

-Caminhada aos arredores da instituição pra ver o quanto contem de lixo atirado que poderia ser reciclado.

-Visitar uma das salas de atividades no final do dia e outros espaços da escola (biblioteca, secretária, refeitório) para que possam comparar a quantidade de lixo produzida em cada um desses ambientes. Isso cria nas crianças a noção de que, independentemente da área de atuação das pessoas, todos produzimos lixo.

-histórias sobre a reciclágem.

-Ensinar a reciclar o lixo(papel, plástico,vidro, metal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com