TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 6 Semestre 2013

Artigos Científicos: Trabalho 6 Semestre 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

As organizações estão sendo cada vez mais desafiadas a serem flexíveis, ágeis, criativas, inovadoras, enxutas, de baixos custos e socialmente responsáveis. Essas são as condições para sobreviverem no cenário atual envolto em mudanças contínuas, em rápida e ampla disseminação da informação, com consumidores mais conscientes e exigentes, numa relação política, social, econômica e comercial globalizada. Para o bom funcionamento de uma organização, é preciso que um conjunto de recursos seja eficiente. As pessoas são os recursos mais valiosos de uma organização, geri-las é influenciar seus comportamentos para que o objetivo organizacional seja alcançado.

Nesta produção textual será abordado o estudo de caso que descreve o processo de gestão de recursos humanos da empresa de reparo e revisão de turbinas aeronáuticas GE CELMA. Onde suas principais políticas são apresentadas com destaque para as ações com Gestão de Pessoas e suas políticas de Responsabilidade Social e Ambiental assim como os desafios futuros. A unidade GE Celma é extremamente reconhecida por sua competência em Gestão com Pessoas, prestação de serviços. O presidente Marcelo Soares tem um perfil de RH com uma linguagem bem próxima à dos funcionários. Isso é a cultura da GE. Abordamos também no Estudo de Caso, como essa cultura tem a capacidade de se disseminar com precisão pelas unidades de negócio. Este caso, portanto, mostra que o aspecto comportamental é fundamental. Reter talentos é um valor e não um apêndice para a GE Celma. Isso é importante também para gerar aprendizado.

Na GE CELMA, existe uma grande preocupação com a valorização do capital intelectual e com o comprometimento de todos os funcionários com a missão e visão da organização, assumindo essa postura, conseguiu-se gerar conhecimento capaz de agregar valor aos seus diferenciais competitivos. Ao vislumbrar a sua competência, e trabalhá-la através da criação e aplicação do conhecimento dentro da organização.

.

2 DESENVOLVIMENTO

O planejamento é essencial para a eficácia de uma boa administração. Planejar significa traçar objetivos, escolher qual caminho será seguido para o melhor funcionamento de um projeto.

Quando uma empresa define sua missão e sua visão de futuro, ela está a um passo de definir seus objetivos, conceitos que são inerentes à estratégia que deverão ser implementados. E no caso da GE Celma, a missão é liderar os negócios de revisão e reparo de turbinas aeronáuticas na América Latina, realizando serviços com padrões de conformidade, nos prazos adequados e com atendimento excelente, assegurando aos seus clientes que suas necessidades serão solucionadas de forma eficiente.

E sua visão é ter um time sem fronteiras, podendo operar no suporte ao seu cliente com tecnologia, produtos e serviços de motores excepcionais. Buscando sempre o compromisso, confiança, eficiência e contínuo comprometimento como o empregado.

O desenho de cargos envolve o conteúdo do cargo, as qualificações do ocupante e as recompensas para cada cargo no sentido de atender às necessidades dos empregados e da organização. No caso da Ge Celma, a área de recursos humanos atua em parceria com a direção da companhia, pois para inserir a estratégia de crescimento da companhia em suas atividades, o RH envolve todos os níveis da organização no desenho de cargos de planos de ações que contemple todos os colaboradores. A estrutura de cargo foi desenvolvida para permitir a trajetória de cargos gerenciais e técnicos, assim o que norteia esse crescimento dentro da companhia é a evolução de sua performance nas avaliações de desempenho anuais.

Ao desenhar o planejamento de recrutamento e seleção, é necessário ponderar as estratégias, a cultura organizacional e a relação que ampara com a demanda de pessoal solicitada pela empresa. A GE Celma procura privilegiar o seu time interno. A remuneração abrange todas as parcelas do salário direto, com todas as decorrências do salário indireto. Assim a remuneração constitui tudo quanto o empregado recebe direta ou indiretamente como consequência do trabalho que ele desenvolve em uma organização. A GE Celma trabalha com a política de remuneração fixa e variável. Na remuneração variável existe a Participação nos Resultados e o Bônus. Anualmente a empresa compra pesquisas salariais de consultoria de renome internacional e a cada dois anos compra uma pesquisa de consultoria para os cargos específicos de sua área de atuação. Com base nas nestas pesquisas são feitas revisões anuais nas faixas salariais.

Os benefícios são as facilidades, conveniências ou vantagens que um funcionário recebe da empresa, em complemento ao seu salário direto. Entre os benefícios que Ge Celma oferece podemos citar planos de saúde, plano odontológico, previdência privada, plano de compra de ações da GE, seguro de vida, entre outros.

A Gestão de Pessoas deve formar equipes internas produtivas e comprometidas com a estratégia e as metas da empresa, utilizando adequadamente processos seletivos, atividades de treinamento, aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades individuais, otimizando recursos e investimentos, Com o objetivo de maximizar os lucros. Gestão de Pessoas é um conceito amplo que trata de como os indivíduos se estruturam para orientar e gerenciar o comportamento humano no ambiente organizacional, e pode ser o diferencial de empresas, que sabem selecionar pessoas certas para o trabalho a ser realizado, ou seja: com as competências necessárias, a consciência do valor da sua colaboração para a empresa alcançar seu objetivo, e comprometida com seu trabalho. Contar com talentos exige recrutamento eficaz, programas de treinamento, implementação de programas de capacitação, e acompanhamento contínuo do desempenho obtido.

O treinamento e desenvolvimento são a aquisição sistemática de conhecimentos capazes de provocar, à curto prazo ou longo prazo, uma mudança na maneira de ser e de pensar do indivíduo, através da internalização de novos conceitos, valores ou normas e da aprendizagem de novas habilidades.

O treinamento é um processo composto por quatro etapas, seguem elas:

- Diagnóstico: é o momento em que se levantam as necessidades de treinamento.

- Desenho do programa de treinamento: é a elaboração do programa se treinamento.

- Implementação: é pôr em prática o programa de treinamento.

- Avaliação dos resultados do treinamento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com