TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho AV2

Ensaios: Trabalho AV2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  424 Visualizações

Curso de Direito Noturno

Turma - 1°E

Disciplina: História do Direito Brasileiro

Professor: Guilherme Grillo

Aluna: Valquíria Santos de Andrade

Matrícula: 2013.01849715

TRABALHO PARA COMPLEMENTAÇÃO DE NOTA DA AV2

Com base na leitura e consulta da obra História do Direito no Brasil, de Antonio Carlos Wolkmer, responda com suas palavras, de forma concisa, completa e fundamentada aos seguintes quesitos.

1. Quais são as características do liberalismo global e as especificidades do liberalismo pátrio?

R- São características do liberalismo a liberdade pessoal, o individualismo, a tolerância, dignidade e crença na vida. Outras características suas são: no plano econômico, a propriedade privada, economia de mercado, ausência ou minimização do controle estatal, a livre empresa e a iniciativa privada; no plano político, consentimento individual, representação política, divisão dos poderes, descentralização administrativa, soberania popular, direitos individuais, supremação constitucional estado de direito.

2. Justifique em duas linhas, a seguinte frase: ”Já no Brasil, o liberalismo expressaria a “necessidade de reordenação do poder nacional...”

R- Mudança na camada dos representantes de governo no país.

3. Em dado momento histórico, o liberalismo pátrio promoveu alteração na estrutura política e social. Que momento da história nacional representa essa

mudança ?

R- O marco histórico que traz alteração na estrutura política e social foi logo após a criação da constituição imperial de 1824.

4. Questão extra: Qual o legado jurídico da faculdade de Direito de Olinda, para o Direito nacional?

R-A concretização da independência político-cultural, recompondo ideologicamente a estrutura do poder, preparando uma nova camada burocrático-administrativa, setor que assumiria a responsabilidade de gerenciar o pais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com