TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Adm

Dissertações: Trabalho Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

A administração é um instrumento imprescindível às organizações, sejam elas publicadas ou privadas, sem fins lucrativos ou de economia mista. Toda e qual quer organização precisa da administração para planejar seu desenvolvimento continuo, a administração é exercida em todos os ramos de atividade, na indústria, nos hospitais, escritórios de advocacia, contabilidade, hotéis, repartição publicadas, ong etc. "A administração é uma necessidade comum a todos os negócios"(Chiavenato,2008). Desde a antiguidade a sociedade precisa da administração para desenvolver novos produtos e serviços que possam atender suas necessidades básicas, pois é a parti das necessidades que se pode criar, recria e inovar produtos e serviços. É sabido que as grandes invenções tecnológicas como a máquina a vapor, a eletricidade, lâmpada elétrica, automóveis, rádio e televisão contribuíram para o desenvolvimento da sociedade moderna, mas sem a administração isso não seria possível. Foi através da administração organizada que a sociedade pôde ter acesso a essas grandes invenções.

A administração funciona como um elo entre a sociedade e as empresas, catalisando as necessidades sociais e transformando simples invenções em negócios de sucesso, além dessa compreensão podemos falar do espirito empreendedor que alguns candidatos a empresários de sucesso desenvolve a parti de uma necessidade social. São os chamados nichos de mercado não percebidos pelas grandes organizações industriais, deixando uma lacuna a ser preenchida por empreendedores detentores de muita força de vontade, pro atividade, criatividade, capacidade de inovação e coragem de assumir riscos calculados. Ao que se sabe o mundo dos negócios não é feito só das grandes corporações, as pequenas e medias empresas que geram emprego, renda, imposto e desenvolvimento para os mercados regionais. Nesse aspecto o administrador tem um papel fundamental, pois ele é o principal responsável por organizar recursos e pessoas, essências para o desenvolvimento contínuo das organizações. " preciso saber administra as várias facetas do negócio e não apenas uma ou algumas delas"(chiavenato,2008). É preciso cuidar de todas as áreas da empresa, sejam elas, publicas privadas com ou sem fins lucrativos. Não basta cuidar das finanças e esquecer-se das operações de produção, investimentos, estrutura física, marketing e pessoal. Sem esses instrumentos funcionando em perfeita sintonia as empresas entram em declínio e podem sucumbir diante do mercado competitivo em que as empresas enfrentam nos dias atuais. É preciso cuidar dos negócios em sua totalidade, ter uma visão sistêmica focada nas partes e não noúnico, e sim no todo de maneira integrada orientada para gestão participativa, somar é necessário, multiplicar é oferecer resultados ampliados.

Organizações modernas: conceito de organização

Basicamente tudo que a sociedade atual utiliza é produzido dentro de uma organização, as empresas são criadas com objetivo de atender a algum objetivo comum da sociedade. Por essa razão existe vários tipos de organização, pois é através das empresas que as pessoas conseguem atender suas necessidades, portanto as organizações têm uma função social, a de atender com eficiência e rapidez a essas necessidades que em geral, num mundo globalizado e competitivo, se tornam obsoletas num piscar de olhos.

As organizações são formadas por um grupo de pessoas que interagem entre sim, para atingir um determinado objetivo. As pessoas são dotadas de necessidades e anseios sócias, tais como necessidade de segurança, reconhecimento, status sócias, lazer e etc. É através das organizações que elas conseguem atingir esse patamar social. De forma geral as organizações são construídas com objetivos de específicos. Um dos principais objetivos das organizações é produzir algo necessário à sociedade, sejam eles produtos ou serviços. Se uma organização consegue atende de maneira satisfatória às necessidades sociais para qual ela produz então podemos dizer que essa empresa está cumprindo com sua função social. As organizações não são constituídas ao acaso, pelo contrário elas são criadas para produzir algo. "não existe uma organização que nada produz"(Chiavenato,2005). Mesmo as organizações sem fins lucrativos produzem algum produto/serviço, pois a razão de sua existência é atingir um objetivo, ou necessidade social.

OS DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA

Num cenário competitivo e globalizado cada organização trabalha para alcançar seus objetivos de maneira rápida e eficaz, aumentar lucros, diminuir custos e expandir seus negócios. Com a concorrência acirrada e mercados cada vez mais dinâmicos, a administração precisa ser realizada de maneira contínua e coordenada em cada organização ou empresa. As mudanças e incertezas nos maiores mercados mundiais iram propulsionar mudanças profundas nos velhos modelos de administração, que não se atualizar ficara para traz e perderam espaços dantes consolidados.

Alguns dos grandes desafios da moderna administração estão relacionados com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com