TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Agente

Casos: Trabalho Agente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  10.874 Palavras (44 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 44

ESTUDO PARA PROVA DE AGENTE ESTADUAL DE TRÂNSITO DO DETRAN

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto: linguagem verbal é uma comunicação feita através de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal é uma comunicação feita sem o uso de palavras, através de sinais, gestos, expressões, figuras, etc.

Sinônimos são palavras que possuem um mesmo sentido: casa e moradia, bonito e belo, oposto e contrario.

Antônimos são palavras que possuem um sentido contrário entre si: frio e quente, alto e baixo, feio e bonito.

Parônimos são palavras parecidas na escrita e na pronúncia mas com sentidos diferentes: cesta e sexta, sede e cede, coro e couro.

Sentido próprio ou literal de uma palavra é o sentido original, comum da palavra, como aparece no dicionário. Ex.: aquele rapaz é alto ( elevada estatura física).

Sentido figurado de uma palavra é um sentido simbólico, que depende do contesto em qual ela está inserida. Ex.: aquele rapaz está alto ( bêbado).

Substantivos são palavras que dão nome a tudo ( homem, arvore, mesa).

Adjetivos são palavras que expressão qualidade ou característica do substantivo (homem bondoso, arvore alta, mesa redonda).

Numeral são palavras que dão aos substantivos a ideia de números ( um, primeiro, duplo, meio, terço).

Pronomes são palavras que substituem, indicam ou acompanham os substantivos ( a moça era bonita. ELA me alegrava. Roubaram MINHA carteira. O carro é DELE. FIZERAM-NO falar).

Verbos são palavras que podem ser conjugadas e indicam ação (correr), estado (ficar), fenômeno natural (chover), ocorrência (nascer) e desejo (querer).

Advérbio é a classe gramatical de palavras que modificam os verbos ou os adjetivos ou outros advérbios e atribuem ao texto circunstancias de tempo: ela chegou tarde; lugar: ele mora aqui; modo: eles agiram mal; negação: ela não saiu de casa; e duvida: talvez ela volte.

Preposições são palavras invariáveis que ligam termos ou orações numa frase, geralmente subordinando o segundo termo ao primeiro (A, ante, perante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, por, sem, sob, sobre, trás, atrás de, dentro de, para,com, Como, durante, exceto, fora, mediante, salvo, segundo, senão, visto, num, numa, disto, daquilo, daquela).

Conjunções são palavras invariáveis que ligam dois termos ou orações que têm a mesma função sintática (e, nem, mas, porém, todavia, contudo, entretanto, ou, pois, porque, portanto, se, ora, apesar, como, à medida que, apesar de, a fim de que).

Voz verbal ativa é quando o sujeito da oração pratica a ação expressa pelo verbo( o repórter leu a notícia, o gato mordeu o rato).

Voz verbal passiva é quando o sujeito da oração sofre a ação expressa pelo verbo (a notícia foi lida pelo repórter, o trabalho foi feito por ele, o rato foi mordido pelo rato).

Colocação pronominal refere-se a posição que os pronomes oblíquos átonos ocupam em relação ao verbo. Próclise: quando o pronome vem antes do verbo (não se esqueça de mim, agora se negam a depor). Mesóclise: quando o pronome é usado no meio do verbo ( realizar-se-á na próxima semana, acompanhar-te-ia nessa viagem, tê-lo-ia perguntado). Ênclise: quando o pronome vem depois do verbo (silenciem-se todos, peguem-nos, tirem-nos daqui).

Concordância verbal é quando o verbo concorda com o sujeito em numero e pessoa ( o menino fez o trabalho, os meninos fizeram o trabalho.). o verbo se modifica para entrar em concordância com o sujeito.

Concordância nominal é quando o artigo, numeral, adjetivo e pronome concordam com o substantivo em gênero e número (dois pequenos goles de vinho e um calçado certo deixam qualquer mulher irresistivelmente alta).

Regência é a relação entre as palavras de uma oração, ou seja, a interdependência entre as palavras para que elas possam dar sentido as frases, fazendo com que o ouvinte ou leitor entenda-as. Regência verbal é quando o verbo é o regente da oração (os filhos obedecem aos pais) os pais neste caso, está complementando o verbo, dando sentido a frase. Regência nominal é a relação entre substantivos, adjetivos ou advérbios com seus complementos (alheio a tudo, compatível com você, preferência por amarelo).

Crase: como saber se devo empregar a crase? Uma dica é substituir a crase por “ao” e o substantivo feminino por um masculino, caso essa preposição seja aceita sem prejuízo de sentido, então com certeza há crase.

Veja alguns exemplos: Fui à farmácia, substituindo o “à” por “ao” ficaria Fui ao supermercado. Logo, o uso da crase está correto.

Outro exemplo: Assisti à peça que está em cartaz, substituindo o “à” por “ao” ficaria Assisti ao jogo de vôlei da seleção brasileira.

É importante lembrar dos casos em que a crase é empregada, obrigatoriamente: nas expressões que indicam horas ou nas locuções à medida que, às vezes, à noite, dentre outras, e ainda na expressão “à moda”. Veja:

Exemplos: Sairei às duas horas da tarde.

À medida que o tempo passa, fico mais feliz por você estar no Brasil.

Quero uma pizza à moda italiana.

Importante: A crase não ocorre: antes de palavras masculinas; antes de verbos, de pronomes pessoais, de nomes de cidade que não utilizam o artigo feminino, da palavra casa quando tem significado do próprio lar, da palavra terra quando tem sentido de solo e de expressões com palavras repetidas (dia a dia).

MATEMÁTICA

Mínimo múltiplo comum é o menor resultado comum entre dois ou mais números multiplicados (exceto o zero). Ex.: achar o mmc de 2 e 3.

2 x 0 = 0 ; 2 x 1=2 ; 2 x 2 = 4 ; 2 x 3 = 6 ; 2 x 4 = 8 ; 2 x 5 = 10

3 x 0 = 0 ; 3 x 1=3 ; 3 x 2 = 6 ; 3 x 3= 9 ; 3 x 4= 12 ; 3 x 5 = 15

Logo, o mínimo mmc é 6.

Outra maneira de achar o mmc é fazendo a fatoração, onde escolhemos os fatores comuns de maior expoente e os termos não comuns. Ex.:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com