TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Apresentado Ao Curso De Administração Da UNOPAR - Universidade Norte Do Paraná, Para As Disciplinas Comportamento Organizacional, Homem Cultura E Sociedade, Comunicação E Linguagem, Fundamentos E Teoria Organizacional.

Artigo: Trabalho Apresentado Ao Curso De Administração Da UNOPAR - Universidade Norte Do Paraná, Para As Disciplinas Comportamento Organizacional, Homem Cultura E Sociedade, Comunicação E Linguagem, Fundamentos E Teoria Organizacional.. Pesquise 791.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  2.092 Palavras (9 Páginas)  •  3.356 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

GINALDO FERREIRA BARBOSA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Barra

2014

GINALDO FERREIRA BARBOSA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Comportamento organizacional, Homem cultura e sociedade, Comunicação e Linguagem, Fundamentos e teoria organizacional.

Profs.: Monica Maria Silva, Wilson Sanches,Sebastião Oliveira, Karen Manganotti e MárciaBastos.

Barra

2014

O ato de comunicar está intrínseco ao ser humano e a suas atividades diárias. Por meio da comunicação expressamos nossas necessidades, conhecimento, desejos e estabelecemos vínculos com as demais pessoas, o que é essencial a nossa sobrevivência. Se pararmos para observar, a existência de uma organização somente se faz baseada no principio estabelecido pela comunicação entre seus colaboradores, criando e envolvendo equipes de trabalho com metas e ambições pré-estabelecidas. Nesse caso, ela é exercida de maneira interna, mantendo o fluxo das informações de interesse pela Companhia. Quando bem estabelecida, a própria equipe refletirá exatamente a mensagem que se pretende transmitir ao mercado. As células criadas para seu sucesso, por meio da formação de equipes, tornam-se fundamental para uma atuação sadia e produtiva no mundo competitivo.

Quando uma organização é extremamente dependente do ambiente que atua e necessita se comunicar com os agentes fora da empresa, dizemos que seu processo de comunicação ocorre externamente. Tal forma de comunicação pode ser considerada de alto risco quando a informação sai de uma empresa por profissionais não treinados e seu resultado reflete diretamente todas as perspectivas de seu negócio. Os responsáveis pela comunicação externa a empresa devem saber filtrar toda e qualquer informação sigilosa e possuir a capacidade de lidar com situações que possam denegrir a imagem institucional, sejam por boatos ou mesmo fatos que ocorreram fora de seu controle. Os responsáveis pela área de Relações com Investidores tem um árduo caminho pela frente.

A tarefa principal apresentada pela área de Relações com Investidores está relacionada à disseminação da cultura da Companhia em que trabalha, estendendo-se entre os diversos níveis de público interno e externos. Ela direciona o comportamento de todos no que diz respeito ao ambiente corporativo, ajudando a fixar os conceitos de empresa ética, responsável e transparente. Consequentemente contribui para aprimorar o relacionamento da empresa com a comunidade de investidores, analistas de investimentos e com a sociedade como um todo, fortalecendo uma reputação saudável entre os públicos estratégicos.

O relatório de sustentabilidade é a mais importante ferramenta de comunicação das empresas para ampliar o diálogo com seus stakeholders (desde investidores até consumidores), por meio da divulgação de suas estratégias, desafios e sucessos em iniciativas sustentáveis. Os investidores têm valorizado, cada vez mais, a importância dos dados não financeiros em suas avaliações, não só por representarem uma espécie de licença social de operação, mas também por mitigarem eventuais riscos socioambientais, futuras contingências ou resperdas de competitividade. Por meio da transparência, as empresas fazem uma reflexão sobre o seu trabalho, procurando medir o grau de envolvimento com questões socioambientais, se suas metas foram cumpridas e qual a visão para o futuro. Mas por que é tão importante, hoje em dia, que uma empresa esteja engajada em questões sustentáveis e mostre isso para clientes e investidores

A boa comunicação é primordial para a eficácia de qualquer organização ou grupo. Pesquisas demonstram que as falhas de comunicação são as principais fontes mencionadas como motivo para conflitos interpessoais. Mas para ter um bom relacionamento com as pessoas é desejável desenvolver algumas competências assim como auto- estima (considerar que você um ser único com idéias próprias e digno de respeito); autoconhecimento (conhecer a si próprio); autocontrole (controlar impulsos e emoções); motivação (determinação para alcançar seus os objetivos); empatia ( saber se colocar no lugar do outro) e habilidades sociais ( agir cordialmente com as pessoas). A partir do desenvolvimento destas competências podemos direcionar nossa atenção para atitudes que poderão tornar as relações pessoais mais positivas. Entre elas estão às atitudes de conhecer a si mesmo, contrabalançar razão e emoção, compreender e respeitar a visão diferente que cada pessoa tem das coisas, instituírem relações de confiança e dar e receber feedback.

No mundo dos negócios, que, por sua vez, precisa de líderes que emitam informações pelos canais aos receptores certos. Os executivos, de maneira geral, precisam de ter a comunicação e a capacidade de raciocínio como elementos diferenciadores de outras qualidades, já que o raciocínio está ligado a soluções de problemas e não, ao contrário do que se pensa, a valores quantitativos. O que faz levantar-se com vontade de ir trabalhar e procurar soluções para os problemas? É a motivação, a percepção de como se é visto pelos superiores.

A efetiva comunicação interpessoal nas empresas é um dos itens fundamentais para o sucesso de líderes, liderados e o alcance dos resultados planejados pela organização. Imagine um “chefe” que não consegue ser entendido, pois não sabe dar ordens ou explicar, de forma clara, a finalidade de uma ação, projeto, compartilhar seus conhecimentos ou dar um feedback. Com certeza, os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com