TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Calculos

Dissertações: Trabalho Calculos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 6

A análise de investimentos reside no emprego de técnicas especificas oriundas dos princípios financeiros com o objetivo de identificar a melhor opção entre diferentes possibilidades de investimento. Tecnicamente a análise se fundamenta em equações que tenham como objetivo específico identificar e mensurar se existe ou não viabilidade em um determinado investimento, ou seja, se existe ou não rentabilidade e, caso exista, quão rentável o é.

De acordo com Kuhnen e Bauer:

O conceito de análise de investimento pode hoje ser um conjunto de técnicas que permitem a comparação entre resultados de tomada de decisões referentes a alternativas diferentes de uma maneira científica. (Kuhnen e Bauer, 2001, p. 389).

Sendo assim, é correto afirmar que a análise de investimento consiste em uma ferramenta fundamental e indispensável ao investidor com o propósito de demonstrar se pode ou não realizar o investimento em questão. Isso se faz importante uma vez que pode minimizar os riscos da operação.

Evidentemente que não se pode tratar de análise de investimento sem considerar o risco.

De acordo com Gitman (2004, p. 184) “fundamentalmente, risco é a possibilidade de perda financeira. Os ativos considerados mais arriscados são os que oferecem maiores possibilidades de perda financeira.”

Sendo assim, conclui-se que o risco é inerente ao investimento, ou seja, não existe operação de investimento sem risco. Por outro lado, também é correto afirmar que quanto maior a possibilidade de ganho/retorno, maior é o risco associado ao investimento.

Gitman (2004, p. 184) afirma que “retorno é o ganho ou perda total sofrido por um investimento em certo período.”

2.1-CONFECÇÃO DE CALÇAS JEANS

Desde sua invenção, o jeans vestiu trabalhadores, vaqueiros, crianças e jovens rebeldes. Hoje é uma roupa de uso universal, bem chamado de "uniforme do século XX".

Atualmente, os pequenos negócios são responsáveis por uma grande fatia de mercado. Uma pequena confecção de jeans não requer do empreendedor grandes recursos para implantação, por quanto a maior parte da produção é terceirizada. Além disso, não precisa de grandes espaços físicos.

O mercado, em geral, é amplo e oferece possibilidades aos empreendedores dispostos a trabalhar com seriedade e oferecer um diferencial aos clientes. Há uma grande faixa da população à margem do mercado, figurando como um fabuloso público potencial, especialmente para aqueles que produzem peças de custo mais baixo.

De fato, os especialistas da área confirmam que a demanda de jeans é bem maior que a produção e afirmam que bastaria uma ascensão dos salários para que o consumo duplicasse, principalmente para o segmento que consome peças de menor custo.

Resulta oportuno ressaltar que as máquinas necessárias para este negócio são, em geral, caras o que leva as confecções a se especializarem em alguma das etapas do processo produtivo (corte, costura, colocação de botões, etc.). Assim, o mercado trabalha terceirizando etapas e fazendo a montagem das peças, para posterior distribuição e venda. Também as "griffes" renomadas adotam este sistema, encarregando-se do "design" e da modelagem, realizando as etapas de corte e montagem das peças em oficinas especializadas.

Para empreendedores que pretendem ingressar nessa área, as perspectivas são, sem dúvida, bastante promissoras. É preciso observar, contudo, uma série de requisitos essenciais, começando pelo planejamento do negócio, estudo do mercado consumidor e definição da faixa de produtos a serem fabricados.

A experiência no ramo, tendo trabalhado em empresas do mesmo tipo, pode ser o caminho para o empreendedor identificar a oportunidade. É importante que ele seja determinado, possa se dedicar integralmente ao negócio mantenha-se atualizado sobre tendências da moda e conheça técnicas de corte, costura e modelagem.

A oportunidade para a instalação de uma confecção de jeans, geralmente, está ligada à identificação de um nicho a ser explorado, na maioria das vezes, ligado à população de baixa renda que, por não ter acesso aos jeans de marcas renomadas devido a seu alto custo, é receptiva à marcas desconhecidas, desde que o preço seja acessível e ofereça modelos atuais. Embora as grandes empresas controlem o mercado de jeans, este filão acima mencionado é bastante amplo, porém, será fundamental desenvolver canais de distribuição eficazes.

2.2- MERCADO

O mercado deve ser estudado de modo que se conheça o perfil do consumidor, especialmente no que se refere à classe social, faixa etária, preferências e modismos, sem esquecer a necessidade de levantar dados sobre características físicas (altura, peso, medidas em geral), para que as peças tenham bom caimento, fundamental no caso dos jeans.

O mercado consumidor de "jeans" é heterogêneo e abrangente, incluindo desde bebês, até pessoas de idade avançada, pertencentes à todas as camadas sociais. O que irá determinar o tipo de público atingido será principalmente, o preço, a qualidade e o "design". Vale lembrar que, pessoas de nível social mais diferenciado usam somente marcas conhecidas e tradicionais, sendo fiéis à sua escolha.

A estratégia para conquistar mercado será direcionada por dois pontos: criatividade e muito trabalho. Como "criatividade" entenda-se a busca constante de novos consumidores, novas técnicas de produção, novos produtos enfim, mentalidade aberta a todas as saídas inovadoras que sua empresa puder buscar.

2.3- PROCESSO DE TRABALHO

Antes de iniciar sua produção, o empreendedor deverá estar bem informado sobre as variedades de matérias-primas e técnicas empregadas na fabricação.

Existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com