TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Censo Suas

Artigo: Trabalho Censo Suas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Este relatório apresenta uma pesquisa bibliográfica com enfoque no tema: Perspectivas de desenvolvimento econômico entre países e entre autores e tem objetivo de discutir os conceitos , índices e dados sobre as formas de mensurar o desenvolvimento econômico tais como: o produto Interno Bruto (PIB), por habitantes, índice de Gini, a curva de Lorenz e o índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Para complementação da pesquisa e enriquecimento da leitura foram expostos teoria de Bresser Pereira (2006), Damasceno (2003), Marini (1992), Cardoso (1970), Amorim (2009) e Smaniotto (1970), entre outras informações coletadas do IBGE (2010), Boletim Focus (2013), ONU (2008) através da comissão econômica para a América Latina e Caribe – CEPAL da Organização Internacional de Trabalho (OIT) e do Programa das nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com dados sobre o PIB, IDH mostrando a realidade de alguns países, regiões e estados.

Para os conceitos da pesquisa os autores acrescentam informações de outras fontes de pesquisa, isto é, sites com informações disponíveis a respeito do desenvolvimento econômico. Onde todas as referências estão descritas no final do artigo produzido.

Com Base na pesquisa foram feitas análises de conceitos confrontando informações obtidas nos diferentes textos em comparação com os indicadores que serão demonstrados

2 COMPARAÇÃO DE PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO ENTRE PAÍSES E ENTRE AUTORES.

Ao longo da história do sistema capitalista, muitos intelectuais se dedicaram ao estudo do desenvolvimento econômico, procurando explicações para a questão de que algumas nações são tão ricas enquanto que outras são tão pobres. Neste início do século XXI muitos países estão prostrados diante da questão econômica e quanto o desenvolvimento está muito longe de se encontrar respostas para a redução das desigualdades entre países ricos e pobres.

Mediante essa realidade apresenta-se formas de mensurar o desenvolvimento econômico dentre elas podem ser citadas: O PIB, índice de Gini, Curva de Lorenz e o IDH, onde esses índices podem ser utilizados para qualificar o tipo de desenvolvimento e a comparação com outros países ou regiões. Através desses indicadores pode-se observar que as estatísticas são contundentes e mostram o caos social e a imensa desigualdade do desenvolvimento entre os países

Segundo Amorim (2009) o PIB é a sigla que defini o Produto Interno Bruto e representa a soma em valores monetários de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região. Trata-se de um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia tendo como objetivo principal mensurar a atividade econômica de uma região, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários.

O PIB pode ser nominal ou real. Onde, o nominal calcula os preços correntes, isto é, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, enquanto o PIB real é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano base para eliminar o efeito da inflação e sendo o mais indicado para análises. Na ótica da oferta o PIB é calculado a partir do valor gerado em cada uma das empresas que operam na economia. Já na ótica do rendimento, o valor do PIB é calculado a partir dos rendimentos dos fatores produtivos.

Conforme o Boletim Focus, em 2013 o PIB do Brasil apresentava um crescimento de 2,35% e em 2014 deverá cair para 2,28%.

A fórmula de cálculo do PIB é a seguinte:

PIB = Consumo Provado + Investimentos totais feitos na região +gastos do governo + exportações e importações

Essa medição é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), subordinado ao ministério do planejamento que atua com rigoroso sigilo.

De acordo com damasceno et al (2013, p 34-35), o índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Conrado Gini para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda., criado uma escala comparável desse grau de desigualdade. È uma medida comumente utilizada na análise de distribuição de renda e pode ser utilizada para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística.

O coeficiente de Gini locacional é um indicador do grau de concentração espacial de uma determinada classe de indústria em certa base geográfica, um estado, uma região ou mesmo todo país. Neste verifica-se qual atividade são regionalmente mais concentradas. O índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz. É um dos instrumentos mais usados para compreender a desigualdade.

A Curva de Lorenz, Damasceno et al (2013, p 35) aponta que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com