TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Concha Acústica

Trabalho Escolar: Trabalho Concha Acústica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 5

A acústica estuda os fenômenos do som e sua interação com os sentidos afim de minimizar as condições desfavoráveis, como ruídos, buscando eliminar ou reduzir ao máximo os ruídos que podem comprometer a audição; evitar interferências excessivas (ecos, reverberações, etc.), garantindo entendimento perfeito entre ouvinte e locutor. Para que isso seja feito, precisa-se de um tratamento acústico visa atenuar o nível de energia sonora pelo isolamento e do tratamento absorvente.

Acústica dos recintos fechados

O comportamento do som nos recintos fechados depende da forma interna, como o comportamento do som controlado pela reflexão das paredes e teto, a capacidade de absorção e o volume do compartimento. Devendo também ter condições mínimas de conforto térmico e visual e funcional.

O Auditório Ibirapuera foi criado por Oscar Niemeyer, sendo caracterizado por uma volumétrica simples, constituída de um bloco único que em planta é um trapézio e, em corte, um triângulo.

Titulo: A simplicidade do volume marca o auditório

Título: Implantação

Foi projetado com a finalidade de ser uma casa para espetáculos musicais, sendo inteiramente branco de concreto armado com pintura impermeabilizante. Nas laterais, por exemplo, é possível observar a paginação das fôrmas da estrutura. Os únicos elementos que se destacam - são a marquise de acesso e a porta do fundo, ambas pintadas de vermelho. A marquise marca o acesso principal e, executada em metal, dá identidade ao prédio, caracterizando um volume puro.

Título: O auditório, em meio às tipuanas do Ibirapuera

Título: O vermelho da marquise contrasta com o volume branco

Título: A escala da cobertura da entrada dá o tom monumental ao edifício

A simplicidade volumétrica exterior é acompanhada pela organização interna. Junto à entrada, na parte mais baixa, está o foyer. O conjunto palco/platéia, por sua vez, ocupa a porção oposta, mais alta. No subsolo estão bar, administração, escola de música e camarins.

Título: Planta Baixa Auditório –

Título: Planta Baixa com especificações dos ambientes

A platéia possui dimensões incomuns pois é larga e tem pequena profundidade, pois entre a primeira e a última fileira existe uma distância de 16 metros e a boca do palco possui 28 metros. A configuração espacial é ovalada, fazendo com que as paredes recebessem acabamento de ripas desencontradas.

O subsolo é dividido em duas partes, sem ligação entre si, uma delas, sob a área da entrada, que abriga um bar e um espaço de reuniões. A área sob o foyer não possui subsolo. A outra área fica embaixo da platéia e do palco, sendo ali localizados a administração, uma escola de música, os camarins e a sede do Instituto Música para Todos (IMT).

Título: Planta do Subsolo

Titulo: Especificação de ambientes no subsolo

Titulo: Corte do Auditório

Desses espaços, os dois principais possuem a marca registrada de Niemeyer: o foyer (principalmente) e a platéia . No primeiro, a monumentalidade ganha um aliado importante: a gigantesca escultura de Tomie Ohtake , que ocupa parte das paredes e do forro. A obra seria realizada em aço, mas por questão de custo e prazo é de gesso. Em contraposição a ela, a rampa de acesso à platéia ocupa a lateral esquerda do foyer , no sentido de quem entra.

Título: A rampa e a escultura de Tomie Ohtake marcam o foyer

Embora utilize poucos materiais de acabamento, alguns detalhes foram importantes como a saída do ar-condicionado no foyer através de uma grande fresta entre o forro e as paredes laterais. Estas são duplas, com vão de um metro, que possibilita esconder os pilares de contraventamento, possuindo função acústica e constituindo shaft para as instalações.

Título: A grelha do ar-condicionado está escondida em fresta

No fundo da construção , uma porta com 20 metros de largura que permite a utilização do palco para platéia externa. Apesar da simplicidade do volume, a estrutura possui grandes vãos, uma vez que a cobertura está apoiada nas laterais triangulares. Os únicos pilares situados no sentido transversal, no miolo do volume, são duas peças que dividem o foyer e a plateia

Título: Porta de 20 metros de largura, que abre o palco para a platéia externa

Título: Porta permite utilizar palco com platéia externa

De acordo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com