TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De APS Respondido

Artigos Científicos: Trabalho De APS Respondido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  16.706 Visualizações

Página 1 de 6

Em nenhum caso utilize como resposta "Sim/Não/Talvez", sua resposta será inserida no relatório.

Salve cada uma das respostas inseridas. Você poderá editá-las posteriormente.

1. Descrevam as características gerais da empresa que foi dirigida pela equipe, incluindo: Nome da empresa e informações relevantes sobre a origem, natureza, ramo de atividade e porte.

A EmpresaRodrigues & Sales S/A, caracteriza-se pela atividade industrial e comercial (produzir e vender) e tem natureza privada, o ramo de atividade específico da empresa é o de bem de consumo durável. Empresa de médio porte.

2. Descrevam o processo produtivo da empresa, detalhando: Nome do produto e principais características, características da tecnologia utilizada na produção e capacidade de produção e a composição e qualificação da força de trabalho (operários e vendedores).

O produto produzido é o RPB -Refrigerador Portátil de Bebidas.

Produto silencioso, econômico, compacto e ecológico.

A tecnologia de processo é inovadora e um único fornecedor de instalações está habilitado a implantar as fábricas das empresas do setor. Ele desenvolveu uma tecnologia em módulo que confere flexibilidade às empresas quando do dimensionamento e construção das plantas produtivas.

Diferentemente de algumas tecnologias que exigem uma capacidade máxima economicamente viável muito elevada, no SDE, respeitados os limites mínimo e máximo da fábrica, os módulos pequenos com 500 unidades de capacidade de produção permitem que as empresas sejam precisas na escolha da capacidade de acordo com sua estratégia.

Outro aspecto que caracteriza a flexibilidade da tecnologia de processo é a capacidade de produzir diferentes níveis de qualidade do RPB, sem impactos nos custos de produção.

A capacidade máxima autorizada é de 30.000 unidades/trimestre, instalada em módulos mínimos capazes de produzir 500 unidades de RPB. A capacidade mínima autorizada é de 2.000 unidades/trimestre. A empresa começou sua produção com 30% da capacidade e expandiu ao longo dos períodos até 100%.

Os operários foram contratados e treinados no período 2 e iniciaram a produção no período 3. O número de operários foi calculado em função do volume desejado de produção por trimestre. Cada operário trabalha 480 horas/trimestre e cada RPB consome 1,5 horas de MOD.

No período 3, a empresa contratou sua equipe de vendas e a manteve em treinamento. A remuneração fixa foi dada pela convenção coletiva, mas a comissão sobre vendas pode ser definida pela empresa, dentro dos limites estabelecidos de 2% a 5%.O número de vendedores era enxuto e suficiente para suprir a demanda.

3. Descrevam a estrutura dos mercados, detalhando: Os mercados disponíveis; os mercados prioritários da empresa; e as principais características e expectativas dos clientes em cada um dos mercados.

Os mercados regionais apresentam características distintas entre si em relação a aspectos demográficos.

A região 1 tem a menor população comparada às demais, o que resulta em menor quantidade comprada, entretanto, é a região que possui a maior renda "per capita".

Por outro lado, a região 3 possui a maior população, porém com renda média mais baixa em relação às demais regiões. A alta densidade demográfica, mesmo com renda mais baixa, acaba por gerar grande demanda quantitativa.

A região 2 é intermediária em questão de tamanho e renda da população.

Esses aspectos resultam em diferentes sensibilidades dos mercados as ações de marketing desenvolvidas pelas empresas. Por exemplo, uma região poderá ser mais sensível a qualidade e outra a força de vendas.

A empresa priorizou sua produção na região 2. Por ser uma região intermediária, nela corremos menos riscos de fracassar.

4.Relacionem e descrevam os principais concorrentes da organização, analisando qual foi o posicionamento competitivo pretendido pela empresa no início das operações e qual o posicionamento competitivo atual da empresa.

Melhor concorrente a Intercool. Foco com peso 8 para a região 3, deixando perfeitamente claro o mercado prioritário da empresa. Entretanto, na definição de foco a empresa não distingue entre seus demais mercados, atribuindo pesos iguais para as regiões 1 e 2. Os pesos atribuídos aos objetivos de mercado e econômico-financeiros poderiam ser mais consistentes entre si. Como está, pode trazer algumas dificuldades para as políticas funcionais da empresa. A empresa está focando um grande mercado, da região 3, porém, privilegia também a lucratividade das vendas.

Política de programação da produção adequada, procurando assegurar níveis de produção compatíveis aos picos de aumento sazonal da demanda.

5. Aponte as principais mudanças que ocorreram no ambiente competitivo e que afetaram o mercado ou a natureza das atividades nos últimos dois anos.

Variações cambiais, índices alarmantes de acidentes nas rodovias em todas as regiões do SDE e alterações no fator poderá afetar os custos logísticos, são fatores que afetaram o mercado e a natureza das atividades nos últimos dois anos.

6. Descreva e justifique como foram os focos em relação aos mercados e em relação aos objetivos econômico/financeiros.

A princípio seguimos o jornal Sdenews para nos auxiliar quanto ao mercado, para uma melhor decisão. Decidimos que investir seria umas das melhores opções, pois renderia um bom lucro no que nos ajudaria e muito com decisões futuras.

7. Faça uma analise se houve boa consistência entre os objetivos estabelecidos na "Visão da Empresa" e as políticas e decisões adotadas nas áreas funcionais.

Buscamos atingir os objetivos que havíamos estabelecidos. Ao decorrer das etapas do jogo fomos ajustando conforme as necessidades. Houve uma consistência nos requisitos estabelecidos, pois estávamos conduzindo a situação para e ou as fases do jogo para o melhor resultado possível.

8. Justifique para os Acionistas/Investidores (representados aqui pelo professor da disciplina-âncora) o desempenho obtido pela empresa, comparativamente aos demais concorrentes (considere a pontuação obtida em cada um dos objetivos e no ranking final).

Analisando o ranking das empresas participantes do jogo, nossa equipe não teve um melhor desempenho, comparado com as demais. Tivemos um pouco de dificuldade nos resultados. Observando cada atividade o acumulo de pontos não foi o necessário para que pudéssemos alcançar as equipes vencedoras.

9. Faça uma analise da compreensão da equipe em relação aos vários subsistemas de decisão da empresa (considere, por exemplo, se a equipe compreendeu bem os processos de programação e compra de insumos frente ao processo de produção; as definições das políticas de marketing frente à demanda das regiões e a sazonalidade das mesmas; a gestão do caixa frente às necessidades de financiamento e/ou investimentos, etc.)

A princípio tivemos algumas dificuldades quanto ao desenvolvimento do processo, como um todo, buscamos seguir o jornal, pois teríamos como base o mercado. Com o decorrer das etapas a compreensão foi ficando mais simples.

As decisões não são fáceis, exige bastante empenho dos membros da equipe, pois afinal o que esta em jogo é o desempenho da organização.

Foco principal é cumprir os objetivos e metas traçadas para a busca de um melhor resultado e ou lucro para a nossa organização.

10. Escreva as conclusões da equipe sobre a empresa, seus resultados e demais aspectos que julgar relevantes.

A partir dos resultados pudemos concluir que no ranking geral não tivemos o melhor desempenho, porém pudemos aprender muito com as tarefas estabelecidas, foi um grande aprendizado para a nossa empresa.

Foi muito interessante poder competir com outras empresas, e ter uma visão de mercado.

11. Com as informações fornecidas pelos relatórios da empresa, indicar que ações podem ser empreendidas pela equipe para que a empresa alcance os objetivos definidos no início da simulação.

O grande passo a ser tomado é rever se os objetivos traçados durante ao longo das etapas do jogo foram alcançadas e rever algumas decisões para um melhor desenvolvimento, acredito que a empresa precisa de alguns ajustes com relação as tarefas estabelecidas, pois não alcançamos o melhor resultado.

12. Façam considerações finais e sobre a experiência vivenciada na simulação SDE.

As dificuldades apareceram logo no inicio já que decisões importantes devem ser tomadas antes de realmente se iniciar todo o trabalho de implantação.

Conciliar tudo é um verdadeiro quebra cabeças, analisar as informações, fazer cálculos, tentar calcular em cima do que você não tem controle se vai acontecer, refazer tudo, procurar mais informações, encontrar o equilíbrio entre as decisões tomadas por cada integrante do grupo, tentar encontrar uma maneira de reduzir mais custos, um quadro perfeito de funcionários, são várias decisões,todas importantes, e todas inter-relacionadas. E muitas vezes o resultado não é o que se esperava, ou não é o suficiente para que você seja o melhor, no caso aqui, o grupo fosse o melhor.

Na parte profissional, nos deu um pouco da realidade vivida pelos administradores, e conseguimos por em prática o que estamos aprendendo, isso foi o mais importante, tirar uma base do que já somos capazes e melhorar no que temos dificuldades

...

Baixar como  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »