TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Adm

Exames: Trabalho De Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

As organizações fazem parte de um complexo sistema, a vida humana. Organizações interagem constantemente com o homem, meio ambiente e outas organizações, sendo todas dependentes uma das outras, fazendo parte de um grande sistema onde as organizações dependem do homem e o homem depende das organizações.

Em vista disto o presente trabalho apresenta um breve histórico das teorias administrativas, com objetividade e clareza em uma linguagem atual, tendo um proposito de alicerçar futuros administradores de como é importante à compreensão das teorias administrativas e como varias delas podem e são aplicáveis nos dias atuais.

O trabalho faz referencia as perspectivas futuras para a teoria da administração, tratando de temas como liderança, pensamento sistêmico meio ambiente, e ética. Trazendo ainda uma nova proposta de pensamento quanto às teorias administrativas, mas dando ao leitor oportunidade de tirar suas próprias conclusões, pois o objetivo é fazer com que as pessoas posam tirar suas próprias conclusões, e que não sejam escravos de modelos pré-estabelecidos.

DESENVOLVIMENTO

A teoria da Administração como ciência a ser estudada surgiu com Frederick W. Taylor, mas bem antes, na idade média, no período do Feudalismo já existia a administração, não como ciência, mas como parte da evolução humana, pois se analisarmos os senhores “donos” dos feudos, eles eram os administradores de sua época, pois os mesmos controlavam seus vassalos, terras e produção, administração em um contexto bem primitivo é claro, mas já se tentava organizar o que podemos dizer administrar, o que se faz mais evidente que a administração é muito mais antiga do que se pensa é o surgimento das cidades e com ela o comércio, embora que esse comércio, fosse de trocas, já podemos observar que havia administração em todo o contexto de cidade como organização planejamento e controle, e no próprio comércio, onde o objetivo era gerar lucros com a atividade, comércio o qual foi impulsionado pela a invenção do dinheiro por volta do século XI, tornando então a administração ato constante e sendo trabalhada e organizada conforme as necessidades de cada época, o que é feito e considerado até hoje como administração sendo uma ciência para solucionar todos os tipos de problemas organizacionais, pois um astronauta não tem como ir ao espaço sozinho, precisa de uma organização com outros profissionais para conseguir o seu objetivo, e o que seria do astronauta sem a NASA, do jogador de futebol sem seu clube, ou ainda do homem sem suas organizações.

1. HISTÓRICO DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS

Taylor 1856-1915 ênfase nas tarefas, Administração cientifica, dentro uma abordagem de sistema fechado, proposta defendida por Frederick Taylor onde procurava solucionar os problemas administrativos com métodos científicos, colocando a fragmentação do trabalho para torna-lo mais rápido e fácil fazendo com que as indústrias tornassem mais eficientes, diminuindo o desperdício de materiais. Tendo então uma linha de montagem. Processo o qual Henry Ford soube utilizar na produção de automóveis, diminuindo, muito o custo de produção, tornando possível a diminuição também do preço final de seu produto, que passou de um bem exclusivo de poucos para uma popularização do automóvel. Planos para atingir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com