TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Algoritimos 1 Ano

Artigos Científicos: Trabalho De Algoritimos 1 Ano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 7

O que é algoritmos?

(algoritmo) conjunto de regras necessárias para resolução de um problema ou cálculo; processo computacional bem definido, baseado num conjunto de regras, finito, que executa uma determinada tarefa

o que é pseudo de linguagen?

A pseudo-linguagem (ou pseudocódigo)é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo. Ela utiliza um conjunto restrito de

palavras-chave, em geral na língua nativa do programador, que tem equivalentes nas

linguagens de programação. Além disso,a pseudo-linguagem não requer todo a rigidez

sintática necessária numa linguagem de programação, permitindo que o aprendiz se

detenha na lógica do algoritmos e não no formalismo da sua representação. Na medida

que em se obtém mais familiaridade com os algoritmos, então o pseudocódigo

pode ser traduzido para uma linguagem de programação.(INTRODUÇÃO A ALGORITMOS E

PROGRAMAÇÃO

o que é estrutura de um programa?

O andamento de um programa depende do tipo de linguagem utilizada para fazer o programa…

Contudo, mais ou menos todas as linguagens de programação se baseiam no mesmo princípio:

O programa é constituído por uma sequência de instruções que a máquina deve executar. Esta executa as instruções à medida que lê o ficheiro (por conseguinte, de cima para baixo) até encontrar uma instrução (chamada às vezes instrução de ligação) que lhe indica para ir para um lugar preciso do programa. Trata-se de uma espécie de jogo de pista, no qual a máquina deve seguir o fio condutor e executar as instruções que encontra até chega ao fim do programa e este parar.

A noção de variável

Na maior parte das linguagens, trabalha-se geralmente com variáveis, isto é, associa-se um nome a um conteúdo. Podemos ter uma variável “toto” e armazenar aí o número 8.

dados de variaveis?

O que são tipos de dados primitivos para dados de variaveis?

Nos algoritmos criados para realizar tarefas na computação utilizamos variáveis para manipular dados, por exemplo: nome, idade, altura, peso, data de nascimento, sexo, saldo, etc. Para otimizar a utilização da memória, cada variável armazena apenas um tipo de dados. A variável nome, deve armazenar textos, já a variável idade deve armazenar apenas números inteiros (sem casa decimal), na variável sexo podemos armazenar apenas um caractere (“M” ou “F”). Seria correto armazenarmos o valor “M” na variável idade? Não né, por isso devemos especificar em nossos algoritmos o tipo de cada variável.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE DADOS PRIMITIVOS?

Em computação existem apenas 4 tipos de dados primitivos, algumas linguagens subdividem esses tipos de dados em outros de acordo com a capacidade de memória necessária para a variável. Mas de modo geral, os tipos de dados primitivos são:

INTEIRO: Representa valores numéricos negativo ou positivo sem casa decimal, ou seja, valores inteiros.

REAL: Representa valores numéricos negativo ou positivo com casa decimal, ou seja, valores reais. Também são chamados de ponto flutuante.

LÓGICO: Representa valores booleanos, assumindo apenas dois estados, VERDADEIRO ou FALSO. Pode ser representado apenas um bit (que aceita apenas 1 ou 0).

TEXTO: Representa uma sequencia de um ou mais de caracteres, colocamos os valores do tipo TEXTO entre ” ” (aspas duplas).

Algumas linguagens de programação, dividem esses tipos primitivos de acordo com o espaço necessário para os valores daquela variável. Na linguagem Java por exemplo, o tipo de dados inteiro é dividido em 4 tipos primitivos: byte, short, int e long. A capacidade de armazenamento de cada um deles é diferente.

byte: é capaz de armazenar valores entre -128 até 127.

short: é capaz de armazenar valores entre – 32768 até 32767.

int: é capaz de armazenar valores entre –2147483648 até 2147483647.

long: é capaz de armazenar valores entre –9223372036854775808 até 9223372036854775807.

Mas essa divisão é uma particularidade da linguagem de programação que está sendo utilizada. O objetivo é otimizar a utilização da memória. Em algumas linguagens de programação não é necessário especificar o tipo de dados da variável, eles são identificados dinamicamente. Porém, é necessário informar o tipo de dados de cada variável em algoritmos.

Operadores Aritméticos, Lógicos e Relacionais

Os operadores são usados nas condições dos comandos (se entao, para faca, repita ate, enquanto faca) e nas expressões para atribuição.

Operadores Aritméticos

Usados para representar as operações matemáticas. Ordem de prioridade: Exponenciação, Multiplicação ou Divisão e por último a Soma ou a Substração. Esses operadores só são usados com tipos de dados inteiros e reais. No caso o + também é usado para concatenar textos, valores literais.

Operador

Ação

**

Potenciação

*

Multiplicação

/

Divisão

+

Adição ou concatenar literal

-

Subtração ou inversor de sinal

Operadores Especiais

Operador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com