TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Biologia

Por:   •  28/11/2019  •  Resenha  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA

Curso de Bacharelado em Educação Física

ALINE CASSIANE
CLEUDIANE BARRETO
CRISTIANO LIMA
DIULLE STÉPHANY RODRIGUES GUALBERTO
ELIZABETE SANTOS NASCIMENTO MOREIRA
JAMILY ALVES DE FREITAS
JONATAS GOMES COSTA
LUCAS DA SILVA BORGES
MARCELO
MARCIO BRENNO TORRES DE PAIVA
PAULO HENRIQUE DA SILVA OLIVEIRA

MÚSCULO ESQUELÉTICO

Parauapebas

2017

ALINE CASSIANE
CLEUDIANE DE ANDRADE COSTA
CRISTIANO LIMA
DIULLE STÉPHANY RODRIGUES GUALBERTO
ELIZABETE SANTOS NASCIMENTO MOREIRA
JAMILY ALVES DE FREITAS
JONATAS GOMES COSTA
LUCAS DA SILVA BORGES
MARCELO
MARCIO BRENNO TORRES DE PAIVA
PAULO HENRIQUE DA SILVA OLIVEIRA

 MÚSCULO ESQUELÉTICO[pic 2]

PARAUAPEBAS

2017

        

RESUMO

Todos os sistemas de nosso organismo têm sua importância, mas para a atividade física e o exercício físico o músculo esquelético é essencial.  40% do nosso peso corporal é proveniente destes músculos. Estes músculos são compostos por várias fibras musculares. Cada uma dessas fibras é formada por unidades sucessivamente menores. Em geral esses músculos apresentam uma porção vermelha (contrátil) e uma porção branca (não contrátil), mas que os mantém fixados aos ossos. A fibra muscular é composta por várias unidades menores conhecidas como miofibrilas. Que por sua vez são formadas por quatro proteínas menores conhecidas como miosina, actina tropomiosina e troponina. A contração muscular ocorre de forma Isométrica e Isotônica; na contração isométrica ocorre quando o músculo não encurta durante a contração e a já na isotônica ocorre essa contração (diminuição no tamanho do músculo), mas sua tensão continua constante por toda a contração.

Palavras-chaves: Músculo, Músculo esquelético, Fibra muscular.

ABSTRACT

All the systems of our organism have their importance, but for the physical activity and the physical exercise the skeletal muscle is essential. 40% of our body weight comes from these muscles. These muscles are made up of various muscle fibers. Each of these fibers is formed by successively smaller units. In general, these muscles present a red (contractile) portion and a white (non-contractile) portion, but they hold them fixed to the bones. The muscle fiber is composed of several smaller units known as myofibrils. Which in turn are formed by four smaller proteins known as myosin, tropomyosin actin and troponin. Muscle contraction occurs in an Isometric and Isotonic manner; In isometric contraction occurs when the muscle does not shorten during contraction and the isotonic contraction occurs (decrease in muscle size), but its tension remains constant throughout the contraction.

Key-words: Muscle, Skeletal muscle, Muscle fiber.

1 INTRODUÇÃO

Todos os sistemas de nosso organismo têm sua importância, mas para a atividade física e o exercício físico o músculo esquelético é essencial (REIS, 2015).  40% do nosso peso corporal é proveniente destes músculos (GUYTON;HALL, 2011).

Além dos músculos esqueléticos, em nosso organismo estão presentes os músculos lisos e o músculo cardíaco. As funções dos músculos dependem de sua localização. Em todos os casos, entretanto, a ação muscular é o resultado da ação das células musculares individuais. As células musculares são especiais pelo fato de serem as células do corpo que melhor utilizam a propriedade contratilidade, que lhes permite encurtar-se e desenvolver tensão (REIS, 2015).

Como o nome indica, os músculos esqueléticos são os músculos fixados ao esqueleto, e com a sua capacidade de contração, tracionará os ossos e consequentemente produzirá os movimentos voluntários (REIS, 2015).

A actina, miosina, sarcomero, sarcolema e as miofibrilas, são algumas das partes estruturais que compõem os músculos esqueléticos (GUYTON;HALL, 2011), iremos apresenta-las ao longo deste trabalho juntamente com a capacidade de contração do músculo.

2 MATERIAIS E MÉTODOS

Para a elaboração do presente trabalho, foi realizada uma breve pesquisa em livros de fisiologia, anatomia e histologia.

3 RESULTADOS

3.1 MÚSCULO ESQUELÉTICO

Estes músculos são compostos por várias fibras musculares. Cada uma dessas fibras é formada por unidades sucessivamente menores (GUYTON; HALL, 2011). Em geral esses músculos apresentam uma porção vermelha (contrátil) e uma porção branca (não contrátil), mas que os mantém fixados aos ossos (MOORE, 2014).

As fibras constituintes desses músculos são cilíndricas, muito longas, não ramificadas, com estrias transversais dispostas em feixes paralelos, com múltiplos núcleos periféricos. Sua principal ação é produzir movimento, por meio do encurtamento ou relaxamento controlado, [...] manter a posição contra a gravidade ou outra força de resistência. (MOORE, 2014).

3.2 COMPONENTES DO MÚSCULO ESQUELÉTICO

3.2.2 SARCOLEMA

O sarcolema é a membrana celular da fibra muscular. [...] Em cada extremidade da fibra muscular, a camada superficial do sarcolema funde-se com a fibra do tendão. A fibra do tendão, por sua vez, agrupa-se em feixes para formar os tendões dos músculos que se inserem nos ossos (GUYTON; HALL, 2011).

3.2.2 SARCOPLASMA

As numerosas miofibrilas de cada fibra muscular ficam em suspensão, [...], na fibra muscular. Os espaços entre as miofibrilas são preenchidos pelo liquido intracelular conhecido como sarcoplasma, contendo grande quantidade de potássio, magnésio e fosfato, [...]. [...] número imenso de mitocôndrias, situadas paralelas às miofibrilas. Elas fornecem às miofibrilas que se contraem grande quantidade de energia, na forma de trifosfato e adenosina (ATP), formado pelas mitocôndrias (GUYTON; HALL, 2011).

3.2.3 RETÍCULO SARCOPLASMÁTICO

A contração muscular depende da disponibilidade de íons Ca2+ e o músculo se relaxa quando o teor desse íon se reduz no sarcoplasma. O retículo sarcoplasmático armazena e regula o fluxo de íons Ca2+. [...] Quando a membrana do retículo sarcoplasmático é despolarizada pelo estímulo nervoso, os canais de Ca2+ se abrem, e esses íons, que estavam depositados nas cisternas do retículo, difundem-se passivamente (sem gasto de energia), indo atuar sobre a troponina, possibilitando a formação de pontes entre a actina e a miosina (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (289.6 Kb)   docx (844.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com